DicasEnsino Superior
   
educação financeira para estudantes

6 dicas de educação financeira para estudantes

Chegar à faculdade é uma meta de muitos estudantes, não é mesmo? Embora seja um passo importante, ele consiste somente no começo de uma longa jornada rumo ao sucesso profissional. Para os que pretendem buscar a qualificação constante, vale a pena apostar na educação financeira, pois é uma maneira de economizar recursos e ter condições de investir em bons cursos no futuro.

Um universitário precisa priorizar o gerenciamento adequado das finanças desde os primeiros dias de calouro. Independentemente da carreira escolhida, é essencial planejar os gastos para evitar dívidas e problemas que possam afetar a vida pessoal e a profissional.

Neste post, daremos 6 dicas imperdíveis para administrar os recursos financeiros de forma exemplar. Vamos conferir?

1. Avalie o momento atual

A primeira medida para colocar em prática a educação financeira é analisar como estão as receitas e as despesas. Você pode fazer isso listando as fontes de renda (apoio da família, bolsa em participação de projeto, estágio etc.) e os gastos (aluguel, alimentação, transporte, aquisição de livros etc.) que terá durante o período da faculdade.

Assim, você já tem um parâmetro de como deve economizar para não ficar no vermelho. Antes de assumir uma responsabilidade como um curso superior, é comum que muitos jovens não se preocupem com suas finanças. Porém, é imprescindível ter controle financeiro o quanto antes para que isso não vire um problema no futuro.

Se está começando a faculdade, por exemplo, e ela fica próxima à sua residência, que tal ir a pé alguns dias da semana? Pense pelo lado positivo: você vai economizar nas passagens de ônibus e investir em atividades físicas.

2. Priorize o planejamento

Planejar como usar o dinheiro é uma iniciativa ideal para fortalecer a educação financeira, cuidar da situação atual e, quem sabe, até fazer investimentos futuramente. Nesse cenário, vale a pena pensar nas metas que estão relacionadas às suas finanças no futuro.

Por exemplo, você é um visionário e está pensando em fazer uma especialização logo depois que terminar a faculdade. Então, fixou como objetivo economizar R$ 150 por mês para aplicar na poupança. Ao adotar esse procedimento, passará a ter algo muito positivo para gerenciar o seu orçamento: disciplina.

E ainda terá mais motivação para fazer sacrifícios voltados à economia de dinheiro, como deixar de comprar produtos supérfluos enquanto não atingir seus objetivos. Se mantiver também esse foco nos estudos então, você será um aluno bastante dedicado e com boas notas. Sabia que algumas empresas contratam estagiários avaliando o rendimento deles no Ensino Superior?

Procure fixar um limite de gastos com o cartão de crédito — se possível, fugindo ao máximo dele. Pense sempre no consumo consciente, fator indispensável para gerenciar o orçamento com sabedoria.

3. Tenha responsabilidade com as finanças

Vamos usar novamente o mesmo exemplo sobre transporte até a faculdade. Provavelmente, passar muito tempo no ônibus não é a situação mais adequada para sua rotina — ainda mais quando chegarem aqueles períodos turbulentos de matérias acumuladas e provas. Nesse momento, vem a ideia genial: comprar um veículo (um carro ou uma moto) em pequenas prestações.

Nessa hipótese, é preciso pensar: você terá como pagar essas parcelas sem que isso cause um grande impacto em seu orçamento? Lembre-se de que contar com um dinheiro que ainda não tem (a exemplo de uma atividade freelancer que pretende realizar, mas ainda não recebeu por ela) pode ser um risco.

A responsabilidade com as finanças vai contribuir para não ficar inadimplente nem com o nome sujo na praça. Além disso, ajudará a não pagar os famosos juros, que normalmente são bem elevados, por causa do atraso no pagamento das parcelas.

4. Faça da educação financeira algo importante na sua vida

Sem dúvida, é muito bom ficar longe de problemas com dinheiro. Para fazer isso, nada melhor do que usar as finanças com sabedoria. Procure sempre ler e ouvir dicas de pessoas que atingiram metas impactantes na vida, pois souberam controlar os gastos e investir corretamente.

O ideal é ser um administrador dos recursos financeiros, como uma atividade presente na sua rotina. Se você está precisando de um livro para otimizar os estudos ou compreender melhor um assunto técnico, por exemplo, pode pegá-lo na biblioteca ou baixá-lo na internet, em vez de comprá-lo.

Economizar deve ser uma prioridade na sua vida. Com essa postura, você terá mais condições de atingir outros objetivos, porque não terá preocupações com problemas financeiros.

5. Pesquise antes de comprar

Os imprevistos fazem parte da vida, mas é possível evitar que eles afetem o seu orçamento de maneira significativa. Por exemplo, você está com sinusite devido à rotina agitada e às mudanças de temperatura. Por precaução, procurou o médico, que receitou alguns medicamentos.

Para não ter problemas com as contas, a melhor saída é pesquisar preços dos remédios em algumas farmácias, navegando pela internet ou ligando para os estabelecimentos. Vale a pena perguntar se há a possibilidade de desconto no pagamento à vista, pois isso interfere nos gastos.

Da mesma forma, é possível sempre investir em pesquisas antes de realizar qualquer compra. Às vezes, é mais cômodo optar pelo lugar mais próximo, mesmo sabendo que os valores praticados são mais altos. Mas não se esqueça de que esses esforços podem se tornar uma grande recompensa no futuro. Afinal, o que custa andar um pouco a mais para aproveitar as ofertas?

6. Aposte na tecnologia

Se você não gosta de ligar o computador para atualizar planilhas do Excel ou não quer anotar as receitas e as despesas em uma agenda, deve ficar de olho nos aplicativos que ajudam a gerenciar o orçamento. Há várias opções para você, na palma da mão, verificar como andam as suas contas. Alguns bancos já contam com espaços dedicados à organização financeira, fornecendo relatórios completos de gastos ao fim do mês.

Quanto mais recursos utilizar para acompanhar as finanças, maiores são as chances de ter sucesso no controle dos gastos. É fácil perceber que a educação financeira é o melhor caminho para ter tranquilidade e condições de usar o dinheiro com inteligência para alcançar seus objetivos.

Se está procurando formas de economizar na faculdade, é bom ler este post sobre os tipos de bolsa de graduação agora mesmo. Também siga nossas redes sociais e receba conteúdo em primeira mão!

Ações: