Mercado de Trabalho

Como conseguir o primeiro emprego? Descubra neste post!

dezembro 25, 2018
Como conseguir o primeiro emprego? Descubra neste post!
Tempo de leitura 6 min

O ingresso no mercado de trabalho é um momento aguardado por muitos jovens, especialmente em busca de independência financeira e realização profissional. No entanto, nem sempre é fácil conseguir o primeiro emprego, já que há uma alta competitividade e poucas vagas para quem não tem experiência.

Nesse contexto, é preciso se preparar bem para começar sua carreira com vantagem. Além de qualificações e habilidades, outros aspectos podem influenciar na conquista de um emprego, como boa apresentação na entrevista e a busca por vagas adequadas ao seu perfil.

Pensando nisso, apresentamos neste post algumas dicas que vão ajudar você a conseguir o primeiro emprego. Não vá perder.

Quais são os passos para conseguir o primeiro emprego?

Para muitas pessoas, conseguir o primeiro emprego é uma tarefa difícil, principalmente por falta de direcionamento. Confira algumas dicas que podem ajudá-lo nesse momento.

Invista na sua educação

Você sabe que profissão quer seguir? Com isso em mente, busque formações que vão deixar você mais perto dos seus objetivos. Muitas carreiras exigem uma graduação ou, até mesmo, uma pós-graduação. Assim, vale a pena pesquisar instituições de ensino na sua área de interesse. Para quem gosta de gestão e negócios, por exemplo, o curso de Administração abre muitas portas no mercado de trabalho.

Capacite-se na área

Lembre-se ainda de que é preciso aperfeiçoamento contínuo para se destacar em um mercado competitivo e ter uma carreira de sucesso. Dessa forma, pesquise não só formações técnicas ou de nível superior, mas também cursos de capacitação para se reciclar e desenvolver competências específicas necessárias para a sua área — como conhecimentos em softwares ou boa comunicação oral.

Estude idiomas

Na hora de montar uma rotina de estudos, não deixe de incluir línguas estrangeiras. Ter certificações em idiomas há muito tempo deixou de ser apenas um diferencial em relação aos outros candidatos. Em muitos casos, tornou-se obrigatório saber pelo menos inglês ou espanhol.

Realize trabalho voluntário

Está difícil arranjar um trabalho remunerado? Procure um voluntariado. Além de contribuir para melhorar a sua comunidade, essa pode ser uma excelente maneira de desenvolver habilidades, ganhar experiência, fazer contatos com outros profissionais e ainda ser bem visto pelas organizações.

Crie um currículo adequado

Mesmo quem nunca trabalhou pode fazer um currículo que chame a atenção de recrutadores. Além de informações pessoais obrigatórias (nome, idade, endereço, telefone e e-mail), você pode incluir objetivo profissional, qualidades e características que você tenha que sejam importantes para o ambiente corporativo. Cursos realizados, atividades desenvolvidas e conquistas acadêmicas são ótimas oportunidades.

Por exemplo, se você já participou da coordenação da tesouraria do grêmio da sua escola ou ganhou algum prêmio estudantil, colocar isso no currículo pode ser uma ótima maneira de mostrar o seu potencial para possíveis empregadores. Entretanto, não se estenda demais. Seja objetivo ao criar o seu currículo. Uma página é suficiente para quem busca o primeiro emprego.

Depois de pronto, é só ficar atento a anúncios na internet e em jornais. Você também pode realizar cadastros em sites especializados, distribuir currículos pessoalmente e manter perfil em redes sociais profissionais, como o LinkedIn. Não esqueça de adequar o documento para atender às exigências de cada vaga ou empresa.

Selecione empresas em que gostaria de trabalhar

Não espere apenas as oportunidades aparecerem. Para conquistar o primeiro emprego, vale a pena pesquisar organizações em que gostaria de trabalhar por serem referência na sua área ou compartilharem os seus ideais.

Trabalhar em empresas que realmente lhe interessam é positivo tanto para você como para o empregador, que sabe que pode contar com sua motivação e dedicação. Veja se atende aos requisitos para a vaga desejada e, se for o caso, invista no desenvolvimento das habilidades exigidas.

Cultive bons relacionamentos

Muitas pessoas conseguem primeiros empregos por indicação de colegas, amigos ou parentes. Assim, não deixe de avisar para o seu círculo pessoal que você está em busca de uma oportunidade. Além do mais, cultivar bons relacionamentos pode ser uma maneira de ser lembrado para uma recomendação de uma vaga de trabalho no futuro.

Comece como estagiário ou trainee

Se você já está na faculdade ou é recém-formado, também é interessante buscar estágios e programas de trainee. Apesar de temporárias, essas vagas abrem muitas portas para o mercado de trabalho. Além de ganhar experiência, muitas vezes há a possibilidade de ser efetivado.

Como se preparar para uma entrevista de emprego?

Já falamos de qualificações, currículos e contatos, mas na busca por um espaço no mercado de trabalho, também é importante ir bem na entrevista de emprego. De fato, esse costuma ser um ponto em que muitos jovens se atrapalham. Por isso, listamos algumas dicas de como se preparar para uma entrevista de emprego.

Tenha um objetivo definido

Onde você quer chegar? Qual função pretende desempenhar? Que lugar gostaria de trabalhar? Mesmo antes de mandar o currículo para uma vaga, você precisa ter seus objetivos bem definidos. Na hora da entrevista, demonstre confiança e determinação para que vejam o seu potencial e valor para a empresa.

Desperte o interesse do recrutador

Na conversa com o recrutador, mostre as suas qualificações, competências e qualidades. Muito além do que está no seu currículo, você precisa causar uma boa impressão nos futuros empregadores e demonstrar o seu diferencial para a organização. Destaque conquistas ou algo inovador que já tenha feito.

Procure informações sobre a vaga e a empresa

Antes da entrevista, não esqueça de pesquisar informações sobre a organização e a vaga a qual está concorrendo. Assim, você pode evitar gafes na entrevista e até uma possível desqualificação no processo seletivo. Procure dados sobre o setor de atuação, a reputação da empresa no mercado, serviços e produtos oferecidos etc.

Vista-se de maneira adequada

Sabe o ditado “a primeira impressão é a que fica”? Então, lembre-se de caprichar na sua apresentação na entrevista. Vista-se de forma apropriada, mas sem exageros. Procure se adequar ao vestuário utilizado na empresa, seja uma roupa social ou menos formal, como um jeans e camisa.

Além de se preparar para o mercado e para a entrevista, é preciso ter persistência para conseguir o primeiro emprego. Não desanime se você não for bem nos processos seletivos iniciais. Avalie os pontos em que pode melhorar e continue em busca de uma chance.

Quer conferir mais textos sobre educação e trabalho? Assine nossa newsletter e fique por dentro de conteúdos relevantes para o seu futuro.

Receba conteúdo em primeira mão!


Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário