Ensino Superior

Bolsas de graduação: você conhece todos os tipos?

novembro 9, 2018
Tempo de leitura 6 min

Muita gente escolhe a faculdade depois de avaliar as bolsas de graduação que ela oferece. E com toda razão, já que o pagamento das mensalidades pode pesar no orçamento.

O lado bom é que existem faculdades que disponibilizam diferentes opções de bolsas, principalmente para atrair aqueles estudantes que só esperam por uma oportunidade de ingressar em uma boa instituição.

Na hora de escolher onde fazer um curso superior, avalie as bolsas disponíveis e veja quais são os critérios para ter acesso a uma delas. Assim, você já pode planejar suas finanças levando em conta o valor que realmente deve pagar. E mesmo se forem os seus pais que vão arcar com as mensalidades, não tenha dúvidas de que ficarão felizes com um desconto.

Quer saber mais sobre o assunto? Preparamos este post para falar exatamente dele. Confira os detalhes sobre os diferentes tipos de bolsa de graduação e comece a planejar seus próximos passos.

A importância das bolsas de graduação

Para muitos estudantes, a bolsa pode fazer a diferença entre cursar ou não uma faculdade. Ajustar as finanças para pagar as mensalidades sem deixar de lado as contas do dia a dia pode ser um desafio. Mas, a bem da verdade, há excelentes profissionais e estudantes que poderiam ter uma incrível formação, desde que tivessem a chance de conseguir uma bolsa, não é mesmo?

Além disso, mesmo quem pode pagar com o valor integral precisa ficar de olho nas bolsas e descontos. Afinal de contas, depois de formado, vai ser necessário ter dinheiro guardado. Seja para iniciar na carreira – especialmente quando a ideia é abrir um negócio próprio na área – ou para continuar investindo no aperfeiçoamento profissional contínuo.

As principais bolsas oferecidas

Há diferentes opções de bolsas: umas por desempenho do estudante no processo seletivo, outras por boas notas. É possível contar, também, com os financiamentos públicos e particulares.

Conheça, a seguir, alguns dos principais tipos de bolsas de graduação oferecidas.

Bolsa por Notas

Algumas instituições de ensino superior buscam alternativas para incentivar os alunos a terem um desempenho excelente em seus cursos. Isso é bom para os dois lados, pois:

  • a faculdade ganha referência de mercado por formar bons profissionais;
  • o aluno alcança uma formação de excelência e exerce muito bem sua profissão.

Para incentivar esse bom resultado dos estudantes, são ofertadas as bolsas por mérito, valorizando o desempenho deles. Assim, as faculdades dão descontos na mensalidade e bolsas para os alunos com melhor resultado em cada curso, como forma de motivar a melhoria contínua.

Bolsa Por Desempenho em Processos Seletivos

Receber benefícios por bom desempenho é uma excelente ideia, concorda? Mas, para facilitar a entrada na faculdade, o melhor é conseguir uma bolsa já de início — e isso também é possível.

As faculdades costumam oferecer bolsas e descontos para quem ingressa em seus cursos usando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Algumas alteram o percentual de acordo com as faixas de notas no exame. Ou seja, quanto maior for sua pontuação, mais alto será o desconto.

O mesmo acontece para quem entra pelo vestibular: os primeiros colocados também conseguem bolsas por bom desempenho nas provas. Então, antes de escolher sua graduação e onde vai cursá-la, veja qual o desconto oferecido em cada forma de ingresso.

Bolsa de Início de Curso

Outras faculdades estabelecem percentuais fixos bem atrativos para quem deseja iniciar um curso de nível superior. Esse tipo de bolsa pode ofertar um desconto de até 50% nas mensalidades. A partir daí, o benefício é renovado de acordo com desempenho do aluno na vida acadêmica. Em algumas faculdades, ele não tem limite de semestres, ou seja, você pode mantê-lo até o fim do curso.

Bolsa por Premiação em Eventos

Participar de competições entre alunos e outros eventos do tipo é uma experiência incrível na vida escolar. Você sai da rotina de sala de aula, tem contato com profissionais do ramo que deseja atuar e dá os primeiros passos em atividades empreendedoras.

Algumas faculdades se vinculam a instituições ligadas ao poder público para premiar iniciativas inovadoras. É o caso, por exemplo, da ESEG – Escola Superior de Engenharia e Gestão que, em parceria com o Centro Paula Souza, promove evento anual que premia alunos do Ensino Técnico por projetos em diversas categorias.

Por ser algo tão enriquecedor e importante, algumas faculdades oferecem bolsas por desempenho aos alunos que participam dessas competições e saem vencedores. Já imaginou? Ganhar experiência, fazer networking e ainda conseguir desconto nas mensalidades? É um trio de benefícios perfeito.

Parcelamento pela faculdade

Há algum tempo, surgiram no mercado instituições que oferecem créditos estudantis privados, para ampliar o tempo de pagamento das mensalidades, diminuindo o seu valor. É uma boa alternativa para quem precisa ajustar o compromisso ao próprio orçamento.

Mas fica ainda melhor quando é a própria faculdade que oferece essa opção, estendendo o prazo para pagamento e reduzindo o valor mensal. Assim, o aluno não tem que levar documentação para terceiros, nem esperar aprovação e formalizar o financiamento fora do ambiente estudantil.

As bolsas e financiamentos públicos

As opções mais conhecidas de bolsas e financiamentos são as públicas, como é o caso:

  • do Programa Universidade para Todos (PROUNI);
  • do Financiamento Estudantil (FIES).

Ambos são iniciativas do Governo Federal para facilitar o acesso dos estudantes ao ensino superior público e privado. Entretanto, essas opções podem ter alguns contratempos.

Por terem maior alcance, geram uma concorrência extremamente alta e que costuma envolver estudantes de todo país. Ou seja, você precisa obrigatoriamente prestar o ENEM e tirar notas altas para ter uma chance de conseguir uma bolsa total ou parcial, ou mesmo um financiamento.

Além disso, o processo é mais burocrático: é necessário fazer inscrição, esperar sair a lista de pré-aprovados (depois, a segunda chamada) e apresentar uma extensa lista de documentos que são eliminatórios e podem tirar o estudante da disputa.

No fim das contas, você tem opções para usufruir praticamente das mesmas alternativas de uma forma muito mais fácil e acessível. Portanto, antes de escolher onde vai cursar sua faculdade, avalie as bolsas de graduação que ela oferece e tome uma decisão acertada, pensando na situação financeira da sua família e no seu futuro!

Quer saber mais sobre o assunto? Conheça as bolsas de estudo que a ESEG oferece para você!

Receba conteúdo em primeira mão!


Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário