Mercado de Trabalho

Conheça 9 áreas em que um administrador pode atuar

dezembro 26, 2018
Conheça 9 áreas que um administrador pode atuar
Tempo de leitura 5 min

Quem decide fazer o curso superior de Administração já tem muitas vantagens. Afinal, é um profissional requisitado em quase todo tipo de empresa, do pequeno empreendimento a uma multinacional. O que muitos estudantes não têm ideia é que vai muito além disso: há diversas áreas que um administrador pode atuar.

Tem opções para todos os gostos e talentos. Isso porque você pode trabalhar em diferentes departamentos, já que a faculdade prepara o aluno para definir estratégias, metas, avaliar resultados, lidar com materiais, finanças, compras, vendas, recursos humanos etc. — tudo para garantir a gestão eficiente de uma empresa. O conteúdo também é interessante para quem busca abrir o próprio negócio.

Muitas possibilidades, não é mesmo? Se você está interessado em fazer a graduação, confira nosso post e veja 9 áreas em que um administrador pode atuar. Apostamos que alguma delas deve se encaixar direitinho no seu perfil e expectativas profissionais.

1. Auditoria

Na auditoria, o administrador faz uma verificação minuciosa de todos os processos de uma empresa. O objetivo é realizar uma análise sistemática para avaliar se todas as etapas estão sendo cumpridas. Tudo isso de acordo com as metas estabelecidas, legislação do setor, regras e padrões da organização.

O auditor garante a qualidade dos procedimentos na instituição, o que vai impactar positivamente na produtividade e bons resultados do negócio.

2. Gestão financeira

O administrador pode atuar também na gestão financeira. É o profissional que vai cuidar do dinheiro, administrando todos recursos de uma organização — como o controle de receitas e despesas, capital de giro, patrimônio, investimentos etc.

Além disso, define o orçamento para diferentes departamentos, efetiva o pagamento de colaboradores, de impostos, contas fixas, serviços terceirizados. Também faz a negociação com fornecedores e bancos, entre outras atribuições. É um gerenciamento que vai acompanhar de perto o desempenho de todos os setores da empresa.

3. Gestão estratégica

O profissional vai realizar o planejamento estratégico de uma empresa, estabelecendo metas de curto, médio e longo prazo. Assim, é possível fazer previsões financeiras, de investimentos e agir de forma tática, visando ao crescimento do negócio.

É um cargo com alta demanda, já que as empresas precisam saber como se posicionar frente à concorrência e se antecipar diante das oscilações do mercado.

4. Marketing

Uma das áreas em que um administrador pode atuar e que está em crescimento é, sem dúvida, a de marketing. É um segmento do negócio que busca compreender o consumidor — seus anseios, expectativas e comportamento. Pode trabalhar, por exemplo, em ações de divulgação, desenvolvimento de produtos ou ainda com pesquisa de mercado.

O marketing é indispensável para empresas que querem entender o mercado, antecipar tendências e sair na frente da concorrência. Assim, o profissional vai trabalhar com estratégias de aproximação e atração dos clientes, além do fortalecimento da marca.

5. Logística

Na área de logística, o administrador trabalha principalmente nos setores voltados para distribuição, armazenamento e transporte de mercadorias. Planeja o estoque, negocia valor de frete e compra de materiais, além de fazer gerenciamento de movimentações internas — como o transporte para outras filiais, centros de distribuição e pontos de varejo.

Pode atuar ainda nos departamentos ligados à exportação e importação de produtos, fazendo a gestão de toda a documentação dessas transações.

6. Comércio exterior

Você sonha em trabalhar em uma multinacional ou em uma empresa de renome internacional? Então, pode ter o perfil para a área de comércio exterior. É o profissional que lida com questões direcionadas ao mercado externo, como negociações com empresas estrangeiras.

Desse modo, é uma área que está envolvida com diferentes práticas administrativas — como importação, exportação, análise das tendências de mercado, negociação com fornecedores, definição de logística para as operações, entre outras.

É um segmento com alta demanda por conta da globalização e maior presença das empresas em outros países. Porém, é imprescindível que o profissional tenha o domínio de um segundo idioma, principalmente inglês e espanhol.

7. Recursos Humanos

Para que uma empresa possa realizar suas atividades, é fundamental o trabalho dos funcionários, certo? Por isso, ela precisa de um profissional que cuide da área de recursos humanos (RH). Se você cursar Administração, terá todos os atributos para assumir esse cargo.

O profissional vai fazer a gestão estratégicas da equipe, de acordo com os objetivos da organização. Dessa forma, pode trabalhar com:

  • processos de recrutamento;
  • procedimentos para admissão e demissão de funcionários;
  • elaboração de políticas internas para as equipes;
  • retenção de talentos;
  • elaboração de planos de carreira;
  • promoção da cultura organizacional;
  • análise de desempenho de funcionários e equipes.

8. Consultoria

A grande verdade é que abrir ou gerir uma empresa com eficiência é muito complicado. A burocracia, procedimentos, legislação e outros fatores que precisam ser seguidos para não colocar em risco o negócio são muito grandes.

Diante desse cenário, muitas organizações recorrem a um consultor administrativo, profissional especializado que vai realizar um planejamento e indicar os passos para uma boa gestão. É uma espécie de assessoria externa, com objetivo de apontar como utilizar os recursos da melhor forma para que a empresa consiga bons resultados.

9. Gestão de produção e operações

Por fim, uma das áreas em que o administrador pode atuar é gerindo produção e operações, em que ele faz um controle de qualidade de todos os processos da cadeia produtiva ou de serviços e avalia cada etapa. A ideia é evitar falhas na produção, o que pode gerar prejuízos e ainda comprometer a qualidade dos produtos.

É o profissional que faz todo o planejamento, controle e monitoramento dos processos produtivos, indicando o que pode ser melhorado para aumentar a lucratividade e eficiência do negócio.

Você imaginava que essa faculdade abriria tantas oportunidades? Como vimos, são inúmeras áreas que um administrador pode atuar. Por isso, esse curso superior é tão versátil e torna-se a opção ideal para quem busca uma carreira com boa empregabilidade, seja em grandes centros ou cidades do interior.

Gostou das nossas dicas para ajudar você a ter mais clareza sobre seu futuro profissional? Fique por dentro de outros posts como este. É só assinar a nossa newsletter e acompanhar nossas publicações.

Receba conteúdo em primeira mão!


Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário