Ensino Superior

Por que fazer faculdade? Veja esses 6 motivos

Por que fazer faculdade? Veja esses 6 motivos

Por que fazer faculdade? Veja esses 6 motivos

Vivenciamos uma realidade que muitas vezes nos faz questionar se fazer faculdade é de extrema importância para a vida profissional. Afinal, não dá para negar que existe uma série de relatos de empreendedores bem-sucedidos que não investiram em um curso superior.

Entretanto, para chegar a esse patamar nos dias de hoje, a realidade não é a mesma. Lidamos com crises econômicas e uma onda de desemprego que parece não ter fim. A tendência para o futuro é que os títulos sejam cada vez mais necessários na construção de uma carreira sólida.

Além disso, a importância de escolher uma graduação não pode ser resumida à busca por um emprego. Preparamos este post para que você conheça 6 outros motivos para investir tempo e dinheiro nessa importante etapa da vida profissional. Continue a leitura e saiba mais.

1. Desenvolver uma rede de contatos ativa

Fazer faculdade proporciona muitos momentos de interação. Festas, novos amigos e novos ambientes são encantadores. Por isso, muitos costumam dizer que é a melhor fase da vida de uma pessoa.

Entretanto, quem encara a universidade como um investimento pode sair dela com uma rede de contatos valiosa se souber aproveitar as oportunidades. É o famoso networking, como você já deve ter ouvido falar. Aproximar-se de professores e colegas de classe com os mesmos objetivos que você pode ser fundamental para o seu futuro.

Participar de projetos de pesquisas, realizar um possível mestrado ou ser orientado pelo dono de uma empresa relevante no mercado que faz parte do corpo docente pode ser o pontapé inicial e a garantia de uma carreira de sucesso.

2. Descobrir mais sobre si mesmo

A faculdade também é um local de descoberta. Nenhum curso compreende apenas uma única e exclusiva área de atuação. Quando você escolhe uma graduação, um leque de oportunidades é aberto bem à sua frente, e isso permite que sejam revelados aspectos inimagináveis sobre você mesmo.

Descobrir-se dentro de uma carreira pode despertar o desejo de investir na criação da própria empresa e fazer com que você se torne um empreendedor de sucesso. A autodescoberta é uma das chaves para se fazer algo construtivo, explorando todas as possibilidades que uma determinada profissão oferece.

3. Ter maiores salários

A competitividade do mercado de trabalho é indiscutível e todos os profissionais almejam altos cargos e salários. Nesse cenário, quem tem um diploma sai na frente — afinal, o Brasil é um dos países que mais valoriza o Ensino Superior.

Na pesquisa sobre a Educação realizada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), constatou-se que pessoas com diploma chegam a ganhar até 141% a mais que aqueles que não têm. O número é ainda maior quando colocamos em comparação as especializações, MBA, mestrado, doutorado e pós-doutorado: os salários podem ser 350% maiores.

Em outras palavras, quanto mais especializações e experiências você agregar ao seu currículo, a tendência é que a remuneração seja cada vez mais satisfatória. Sendo assim, fazer faculdade é apenas uma etapa inicial de formação.

4. Ser financeiramente responsável

Para muitas pessoas, a independência não é um desejo, mas uma necessidade. Grande parcela dos jovens inicia o Ensino Médio sabendo que, após a sua conclusão, é hora de procurar por um posto no mercado de trabalho — e encontrá-lo o quanto antes para poder se sustentar.

Essa dura realidade é um dos motivos que faz com que os estudantes desistam de alcançar o Ensino Superior antes mesmo de iniciar o curso. Investir tempo e dinheiro para fazer faculdade é um desafio e tanto para quem precisa arcar com os próprios gastos e custos de vida.

Nesse cenário, a universidade também é um espaço para que se aprendam conteúdos que envolvam finanças. Quando não em disciplinas específicas, as discussões em sala uma hora ou outra vão remeter a esse assunto. Aprender a lidar com as responsabilidades do mundo real sempre é um benefício e auxilia o jovem a tomar as próprias decisões de forma mais realista, segura e cautelosa.

5. Promover o crescimento pessoal

Descobrir mais sobre si mesmo e ser mais independente são práticas que resultam no crescimento e no amadurecimento de cada um dos estudantes. As discussões em sala de aula não trazem benefício apenas relacionados a educação financeira. Elas fazem com que a visão de mundo do jovem seja ampliada por meio dos desafios apresentados em um curso de graduação.

Aprender coisas novas e conviver com outras pessoas são sempre um acréscimo na vida de quem se dispõe a estudar. E se você está disposto a investir em um curso superior, terá acesso a conteúdos e experiências que dificilmente vivenciaria se não fosse a faculdade.

É o famoso conceito de sair da bolha. Já ouviu essa expressão? Enxergar a vida por meio de outra perspectiva nos torna mais humanos e responsáveis. Ou seja, fazer faculdade só tem a acrescentar — seja no aspecto profissional ou pessoal.

6. Desenvolver novas habilidades

Muitos de nós temos habilidades desconhecidas — nem sequer temos noção das nossas aptidões e do que somos capazes de produzir. Quando não temos a oportunidade de aprender coisas novas, passamos a vida sem conhecer os nossos próprios talentos.

A universidade é o espaço ideal para desenvolvê-los, além de aprender como e onde aplicá-los. Uma instituição moderna e bem estruturada geralmente oferece empresas júnior, laboratórios, grupos de estudos e parcerias valiosas para que o estudante coloque em prática o que aprendeu em teoria.

Vale sempre lembrar que o conhecimento adquirido não se resume somente à vida profissional. Como salientamos ao longo deste post, o ambiente universitário abre muitas portas para um novo mundo de descobertas e oportunidades.

Percebeu como fazer faculdade vai muito além do diploma recebido ao término do curso? A universidade não é um gasto. Pelo contrário: é um investimento que valerá a pena por toda a vida e servirá de base para muitas realizações.

Ficou empolgado e quer receber mais informações sobre a jornada de um acadêmico? Então, não deixe de seguir nosso perfil nas redes sociais e fique por dentro das nossas atualizações. Estamos no Facebook, LinkedIn, Instagram e YouTube.

Ações: