Dicas

Transferência universitária: entenda como funciona

transferência universitária

Transferência universitária: entenda como funciona

Existem diversos motivos que podem levar um universitário a solicitar a transferência de faculdade, como mudança de cidade, troca de turno no trabalho, falta de identificação com a instituição ou até mesmo desinteresse pelo curso atual. 

Contudo, essa é uma escolha que deve ser muito bem planejada, para que o estudante possa aproveitar as disciplinas já cursadas e manter seu progresso acadêmico. Pensando nisso, preparamos este post com dicas valiosas para quem deseja solicitar a transferência universitária. Continue a leitura!  

O que é transferência universitária?

Transferência universitária é o procedimento realizado pelas instituições de ensino para autorizar a mudança de curso, faculdade ou turma de graduação. Esse é um processo que costuma ser solicitado pelo estudante. Veja as principais modalidades.

Transferência interna

A transferência interna acontece quando o universitário deseja trocar de curso ou de período, mas continuar na instituição de ensino em que está matriculado. Nesses casos, a própria faculdade realiza o processo de análise dos documentos, de acordo com suas regras e procedimentos. 

Para solicitar a transferência interna, o aluno deve procurar a coordenação do seu curso e acompanhar o calendário da instituição. 

Transferência externa

A transferência externa acontece quando o universitário deseja mudar de instituição de ensino. Dessa forma, é possível se matricular em uma nova faculdade, sem a necessidade de prestar o vestibular novamente. Porém, alguns documentos são solicitados, como o histórico escolar da graduação, para comprovar que o estudante já frequentava o ensino superior. 

Para solicitar a transferência, o universitário deve procurar a coordenação do seu curso atual, com o intuito de solicitar os documentos de transferência. Além disso, é preciso buscar informações na instituição de ensino de destino, verificando se há vagas disponíveis e quais são os documentos necessários para a matrícula. 

Vale lembrar que, se a transferência externa for para um curso igual ou semelhante ao anterior, é possível fazer o aproveitamento das disciplinas já cursadas. 

O que considerar antes de solicitar a transferência?

Alguns pontos importantes devem ser avaliados antes de solicitar a transferência universitária. Primeiro, verifique se o curso para o qual você pretende ser transferido possui avaliação positiva do MEC

Também é importante se atentar aos diferenciais da instituição de ensino. Faça pesquisas sobre a infraestrutura, corpo docente, atividades extracurriculares e ações de empregabilidade, além de verificar a possibilidade de participar de um intercâmbio e ingressar na iniciação científica. 

Todas essas informações podem fazer a diferença no seu currículo acadêmico, abrindo portas para melhores oportunidades profissionais.

Você também deve avaliar aspectos como a distância entre sua casa e a faculdade, para planejar a melhor logística para sua rotina. 

Transferência para a ESEG – Faculdade do Grupo Etapa

Se você deseja transferir a sua matrícula para um dos cursos da ESEG, saiba que o processo pode ser iniciado de forma on-line, por meio do cadastro de transferência. 

Além de contar com a qualidade de ensino do Grupo Etapa, o ingressante via transferência externa pode ser beneficiado com bolsa de até 50%, sem necessidade de prestar o vestibular novamente ou apresentar a nota do ENEM. 

Veja o passo a passo para solicitar transferência para a ESEG – Faculdade do Grupo Etapa. Aproveite também para saber mais sobre os nossos cursos de graduação.

Ações: