Ensino Superior

Como uma rotina de estudos pode te ajudar a se destacar na faculdade

novembro 19, 2018
Como uma rotina de estudos pode te ajudar a se destacar na faculdade
Tempo de leitura 6 min

Ter uma rotina de estudos é um dos segredos dos melhores universitários. Ela tanto ajuda você a manter o conteúdo sempre em dia como permite compreender a interligação entre os assuntos. Estudando sempre, de forma disciplinada, você não esquece o que viu e consegue conectar cada etapa do aprendizado.

Quando um estudante entra na faculdade, está cheio de entusiasmo: ele quer ir do começo ao fim do curso sem reprovar em nenhuma disciplina, tirar as melhores notas e faltar o mínimo possível. Isso não é impossível, mas sem uma rotina bem definida de estudos, existe o risco de perder o ritmo e acabar se atrapalhando.

Para ajudá-lo a organizar seu dia a dia e montar uma rotina eficiente para seus estudos, preparamos este post especial sobre o assunto. Colocando em prática as dicas a seguir, vai abrir caminho para conquistar o melhor resultado possível na sua vida acadêmica. Boa leitura!

Por que montar uma rotina de estudos?

O acúmulo de matéria é um problema comum quando se ingressa na faculdade. Cada professor tem um cronograma a cumprir, e quando junta bastante conteúdo, pode ficar difícil manter tudo em dia.

Nas primeiras semanas pode até parecer fácil, e é tentador deixar a rotina de estudos mais para frente. Mas, agindo assim, ao final do primeiro mês você já pode ficar completamente perdido com a quantidade de exercícios e trabalhos que precisam ser entregues. Fica impossível conciliar tantas demandas sem horários de estudo bem definidos.

O pior é que o baixo desempenho se torna um ciclo vicioso de desmotivação: quanto mais perdido fica, mais dificuldade tem em absorver os novos conteúdos. Isso torna ainda mais difícil retomar o fio da meada. O segredo, então, é se precaver para não deixar que essas situações se repitam, e o melhor caminho é montar uma rotina bem equilibrada de estudos.

O que é mais importante na faculdade?

Além do que já falamos, precisamos abordar um aspecto importante: quando entra na faculdade, você ingressa em um mundo totalmente novo. Os calouros querem aproveitar ao máximo, os veteranos já se conhecem e interagem bem e há muita coisa acontecendo fora da sala de aula para chamar sua atenção — desde festas até eventos acadêmicos.

Mas o ponto mais importante da vida acadêmica está dentro da sala de aula. É nela que você vai se moldar como profissional. Além disso, lá começa seu networking, afinal de contas, professores e colegas serão suas primeiras referências na vida profissional. E, provavelmente, vai rever alguns deles na pós-graduação e no mercado de trabalho.

Ter uma rotina de estudos ajuda a manter o compromisso com o que realmente importa nesse momento, que é se dar bem dentro da sala de aula. Por mais que pareça tentador aproveitar tudo que o campus tem a oferecer, priorize sempre os estudos, pois eles são a chave para se manter na faculdade e obter os melhores resultados.

Como montar um cronograma de estudos?

Então, vamos às questões práticas! Siga as dicas abaixo para montar um roteiro de estudos eficiente e que evita a perda do foco. Confira!

Faça uma coisa de cada vez

Essa é uma dica básica, mas fundamental. No começo, é empolgante rever todo o conteúdo abordado na sala de aula de uma única vez. Mas isso pode fazer com que você trabalhe de forma rasa o material disponível. O melhor é estabelecer uma ordem estratégica e se dedicar por completo a cada atividade:

  • revise ou passe a limpo o conteúdo teórico visto na aula;
  • leia o material complementar, caso haja;
  • faça os exercícios propostos.

Se sobrar tempo dentro da sua programação, busque mais fontes de informação e absorva ainda mais o tema estudado. Mas é importante fazer essas atividades com calma, para fixar bem o que foi visto.

Uma dica adicional: caso tenha que fazer algum trabalho para entregar na semana seguinte ou em algum prazo mais longo, comece o quanto antes. Se deixar para o último dia, põe em risco a entrega e a qualidade do material.

Planeje as tarefas por horário

Não deixe o tempo como um fator em aberto: ter horários definidos ajuda a manter a disciplina. Se você definir o que fará primeiro e quanto tempo vai dedicar a cada tarefa, pode melhorar sua programação nos dias seguintes, caso perceba que a divisão não ficou boa.

Além disso, escolhe o que precisa de mais tempo: revisar, pesquisar ou fazer exercícios. E não se esqueça de separar um tempo extra para atividades fora de rotina.

Tenha uma agenda mensal

Um problema frequente de muitos estudantes é esquecer de trabalhos e atividades solicitados pelos professores, especialmente quando o prazo é maior. Também não é incomum “apagar completamente da memória” as datas de prova, até uns dias antes de elas acontecerem.

A dica aqui é manter uma agenda mensal dedicada aos compromissos acadêmicos. Anote tudo o que tiver prazo e deixe isso sempre ao alcance da mão. Não precisa ser uma agenda de papel, pode ser uma virtual, uma planilha ou um app no seu smartphone. O importante é consultar com frequência para não correr o risco de esquecer nenhuma data importante.

Mantenha o foco

Você não precisa abdicar de tudo na sua vida pessoal para se sair bem e ter destaque na faculdade. É perfeitamente possível conciliar a vida social, o descanso e os estudos, sem que um deles prejudique os outros. Aliás, o mais inteligente é não sacrificar nenhum deles.

Pode ser extremamente exaustivo se dedicar de forma incansável aos estudos. Não sair, não ver amigos ou não se exercitar são sacrifícios pouco inteligentes. Às vezes, precisa relaxar e dar um tempinho para o cérebro descansar. Assim, quando retomar os estudos, vai conseguir pensar com mais clareza.

Além disso, siga o conselho que demos uns tópicos acima: lembre-se do que importa. É muito atrativo se envolver em todos os eventos promovidos na faculdade ou ir a um happy hour toda semana com os colegas de sala, mas o exagero pode prejudicar muito seu desempenho. Portanto, priorize sempre os estudos e se organize para descansar, relaxar e estudar de forma equilibrada.

Tenha uma rotina organizada e variada

Outra dica para que sua rotina de estudos seja produtiva é variá-la. Você não precisa seguir exatamente os mesmos horários e fazer as mesmas coisas todos os dias. Uma rotina repetitiva pode ser extenuante e desmotivadora. Portanto, troque horários, divida bem seus compromissos e organize os dias das atividades direitinho.

Se você, por exemplo, passar a tarde focado nos livros hoje, reserve um período maior para se exercitar amanhã, ou resolver problemas do dia a dia — pagar contas, fazer compras, limpar o quarto etc. O importante é prever essas variações e não abrir mão da organização.

Seguindo essas dicas, pode montar uma rotina de estudos realmente eficiente e garantir destaque na faculdade. Quer acompanhar nossos próximos posts? Assine nossa Newsletter e receba informações importantes, diretamente em seu e-mail!

Receba conteúdo em primeira mão!


Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário