Ensino Superior

Curso de Administração: tudo que você precisa saber para ingressar

dezembro 5, 2018
Tempo de leitura 17 min

Está pensando em fazer o curso de Administração? Saiba que esse bacharelado é uma excelente oportunidade para aprender sobre o funcionamento das empresas e se inserir no mercado de trabalho. Com matérias de exatas e humanas, a graduação oferece diversas possibilidades para os profissionais que, depois de formados, podem assumir diferentes papéis dentro de uma organização.

Para ajudar quem está indeciso sobre a escolha no vestibular, separamos o que você precisa saber sobre o curso de Administração. Neste texto, você vai entender como é o curso, por que vale a pena fazê-lo, as matérias estudadas, o perfil do aluno, as áreas de atuação, como conseguir um bom estágio, o que fazer para se destacar na graduação e as possibilidades de especialização na área. Continue a leitura!

Como é o curso de Administração?

Com duração média de 4 anos, o bacharelado em Administração prepara os estudantes para trabalharem com a organização, o planejamento e a direção das empresas — tanto públicas como privadas. O curso traz conteúdos amplos que vão desde comunicação até finanças, qualificando os profissionais para atuarem em diferentes setores.

O ideal é que o curso alie a teoria à prática para preparar melhor os profissionais para entrarem no mercado de trabalho. Em São Paulo, o curso da ESEG, por exemplo, oferece visitas técnicas a empresas nacionais e multinacionais, além das aulas. Possibilita também simulações de entrevistas e disciplinas em laboratórios, para que os alunos compreendam situações comuns em ambientes reais de trabalho.

Os cursos de Administração devem seguir as diretrizes curriculares do Conselho Nacional de Educação para serem reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Na hora de escolher sua instituição de ensino, verifique se o currículo segue esse padrão. Não se esqueça de observar se faculdade fornece também espaço para pesquisa, extensão e prática — atividades importantes para enriquecer a formação dos estudantes.

No final do curso, o profissional deve ser capaz de administrar os recursos de uma empresa, traçar planejamentos estratégicos, gerenciar equipes, fazer o controle financeiro da organização, dentre outras habilidades na área de administração.

Por que esse curso é uma excelente escolha?

Ainda não tem certeza se vale a pena fazer o curso de Administração? Separamos a seguir alguns motivos pelos quais escolher essa área pode ser vantajoso para você.

É um curso multidisciplinar

Muito mais do que conhecimentos sobre negócios, a graduação em Administração oferece para o aluno a oportunidade de estudar diversas áreas, como economia, política, marketing, tecnologia etc. Dessa forma, a pessoa que deseja estudar assuntos multidisciplinares ou que tem habilidades variadas vai encontrar o seu caminho no curso.

Tem ampla possibilidade de atuação

Assim como há uma diversidade de assuntos estudados, existem também várias opções de atuação no mercado de trabalho. Por exemplo, é possível trabalhar em hotéis, hospitais, clubes esportivos, multinacionais, empresas de exportação, organizações não-governamentais, dentre outros.

É valorizado no mercado

O administrador é um profissional muito importante para o desenvolvimento de qualquer organização, por isso é sempre cotado pelas empresas. Apesar da grande concorrência, a área tem boas oportunidades e oferece salários competitivos para quem se destaca.

Desenvolve a liderança

No curso, o estudante aprende a estimular sua capacidade de gestão e liderança. Assim, é uma alternativa extremamente válida para quem deseja chegar ao topo e alcançar os cargos mais altos de uma empresa. São treinadas habilidades como trabalho em equipe, posturas gerenciais e avaliação de risco — características essenciais para um líder.

Traz conhecimentos para abrir o próprio negócio

Cansou de trabalhar para os outros? Sonha em ter o seu negócio? Fazer o curso de Administração ajuda você a aprender as melhores dicas de como gerir uma empresa. Além disso, é um diferencial para aumentar as chances de sucesso do seu empreendimento.

Quais são as matérias estudadas?

No curso de Administração, você tem contato com um amplo leque de disciplinas nas áreas de humanas e exatas. Veja a seguir algumas matérias comuns nas matrizes curriculares.

Formação básica

Nos anos iniciais, os estudantes costumam aprender matérias básicas que vão ajudar a fundamentar a formação do profissional. São algumas delas: sociologia, filosofia e ética, matemática, contabilidade, estatística, economia e direito.

Formação profissional

Além de matérias em áreas correlatas, os alunos também têm contato com conteúdos de Administração desde o início, como exemplo:

  • teoria da administração;
  • teoria e processos de decisão;
  • marketing e mercado;
  • comunicação empresarial;
  • finanças;
  • custos e orçamentos;
  • estratégia e planejamento empresarial;
  • gestão de pessoas;
  • gestão de recursos;
  • gestão da produção e operações;
  • gestão de projetos;
  • gestão de sistemas de informação;
  • recursos humanos;
  • terceiro setor e responsabilidade social.

Formação em pesquisa e tecnologia

Na grade curricular, há também disciplinas que têm a finalidade de colocar em prática os estudos do campo da Administração. No entanto, isso não impede que outras matérias tragam exemplos e situações do cotidiano da profissão. Entre as disciplinas estão: metodologia científica, métodos quantitativos, tecnologia e inovação, tecnologia da informação e jogos empresariais.

Além de exercitar o poder de decisão, o trabalho em equipe e o contato com as tecnologias, essas e outras matérias que envolvam prática — inclusive em laboratórios — ajudam o aluno a compreender melhor os desafios e a rotina no ambiente de trabalho.

Formação complementar

Muitas universidades têm ainda em sua matriz curricular outras disciplinas optativas ou que servem para complementar a formação do estudante. Podem haver matérias como empreendedorismo, mercado financeiro, educação corporativa, gestão pública, gestão de comércio exterior e línguas estrangeiras e/ou brasileira de sinais.

Por fim, também é necessário elaborar um trabalho final para concluir a graduação e cumprir um estágio supervisionado, além de participar de uma carga horária mínima de atividades complementares exigida pelas instituições de ensino superior.

Qual é o perfil ideal do aluno do curso de Administração?

A graduação dá ao estudante conhecimentos técnicos e teóricos para atuar na área. No entanto, também é importante ter algumas características e habilidades específicas para realmente conseguir se destacar como um bom administrador. Veja se você tem o perfil ideal para o curso.

Comunicativo

Você não precisa ser uma pessoa extrovertida, mas ter uma comunicação oral e escrita desenvolvida é essencial. Afinal, o administrador precisa lidar com diversos setores da empresa e, não raro, coordenar e liderar equipes no seu dia a dia. Desse modo, deve conseguir passar suas ideias de maneira direta e compreensível.

Tem habilidade com números

Além de ser capaz de ter boas relações com as pessoas, quem pensa em seguir essa área deve ter uma certa afinidade com números e cálculos. Durante o curso, há diversas matérias que envolvem matemática, estatística e contabilidade. Depois de formado, o profissional pode se deparar com a necessidade de gerir as finanças da empresa.

É decisivo

O cotidiano da profissão de administrador envolve inúmeras escolhas que, muitas vezes, afetam o futuro da empresa. Nesse contexto, é preciso saber interpretar os dados, avaliar as possíveis consequências e tomar decisões de maneira rápida e incisiva, em busca dos melhores resultados para todos.

É organizado

Organização também é outra habilidade crucial para ser um bom administrador. Além de lidar com muitos dados e planejamento, você precisa ter responsabilidade e conseguir se organizar para gerenciar um departamento ou uma empresa com sucesso.

Busca se atualizar

Como o bacharelado em Administração é mais abrangente, muitos profissionais buscam especializações e pós-graduações, depois de formados, para continuar aprendendo e se atualizando sobre a área específica em que escolheram trabalhar.

Existem diferentes áreas de atuação para o formado?

Sim, uma formação em Administração traz muitas possibilidades de atuação para o profissional e pode abrir muitas portas no mercado de trabalho. Listamos abaixo as principais áreas nas quais um administrador pode trabalhar. Confira.

Administração de empresas

A alternativa mais óbvia de atuação é gerenciar uma empresa. O formado pode tanto abrir o seu próprio negócio como entrar em companhia de maior porte — iniciando em um departamento específico até chegar a cargos mais altos de gestão. O profissional da área pode encontrar espaço nos mais diversos setores, como: hotelaria, hospitais, empresas rurais, alimentação, tecnologia e outros.

Finanças

O formado em Administração também pode gerenciar os recursos financeiros de uma instituição. Entre as tarefas sob sua responsabilidade estão, por exemplo, cuidar do orçamento, controlar os gastos, analisar o mercado, realizar relatórios sobre as finanças e avaliar riscos. Tudo isso com o intuito de otimizar a administração financeira e os resultados da empresa para melhorar a sua competitividade no mercado.

Gestão Estratégica

Outra possibilidade é se qualificar como gestor estratégico, preocupando-se com o crescimento da organização. Nesse caso, deve ser capaz de identificar oportunidades e problemas, assim como compreender o contexto da empresa para elaborar planos de ação que possam atingir as metas estabelecidas. As ações propostas podem incluir projetos de melhoria, governança corporativa, ética empresarial e responsabilidade social, por exemplo.

Recursos Humanos

Para quem se interessar, há a possibilidade de trabalhar na área de recursos humanos da empresa. Além de fazer o recrutamento e a seleção de pessoas, o profissional fica responsável por demitir empregados, lidar com políticas de cargos e salários, acompanhar o desenvolvimento dos colaboradores, oferecer treinamentos e capacitações, entre outras tarefas que estejam relacionadas a melhorar a atuação dos funcionários.

Marketing

Profissionais que tenham feito um curso de Administração também são relevantes para a área e podem ajudar a promover uma imagem positiva da empresa no mercado. Cabe ao administrador entender as relações entre a instituição, o mercado e os clientes, estabelecer o público-alvo, identificar oportunidades para o desenvolvimento da marca, determinar objetivos e metas, definir estratégias e avaliar os resultados dos projetos.

Vendas

O profissional de Administração pode ainda gerenciar o processo comercial de uma empresa. Ele fica responsável por coordenar a equipe de vendas, treinar os colaboradores, entender o comportamento, monitorar o fluxo de vendas, identificar falhas, traçar metas, manter o diálogo com outros departamentos como marketing e logística, realizar melhorias para ampliar as vendas etc.

Logística

Em uma empresa, é essencial gerenciar o fluxo de produção — da compra das matérias-primas até a distribuição do produto — e é exatamente esse o papel da logística. O administrador que atua no setor preocupa-se com a compra e estocagem de materiais, o controle dos processos de produção e o transporte para entrega dos produtos.

Produção e Operações

Ainda no campo da logística, também é possível cuidar exclusivamente da linha produtiva de uma fábrica e fazer o controle de desempenho. O seu principal esforço é trazer mais eficiência e qualidade para que a cadeia de produção funcione adequadamente. Assim, pode buscar novos processos, serviços e produtos que ajudem a executar melhor as operações, além de garantir que o resultado final esteja nos parâmetros exigidos.

Comércio exterior

Já pensou em trabalhar em uma multinacional ou uma companhia com impacto global? Se esse é o sonho, fazer Administração pode ser uma maneira de chegar mais perto dele. O profissional que escolher atuar com comércio exterior deve lidar com questões que envolvam planejamento, negociação e relacionamento com empresas internacionais.

Mercado financeiro

Muito além da gestão financeira, quem gosta de trabalhar com capital encontra no curso conhecimentos para atuar na bolsa de valores, em bancos, com fundos de investimentos, análise de empresas, fusões e aquisições, dentre outras atividades que envolvam esse mercado.

Administração esportiva

O administrador esportivo pode ainda organizar competições esportivas e gerenciar clubes, escolinhas de futebol, academias e outras empresas do setor, preocupando-se com o marketing, o financeiro e a gestão de pessoas dos estabelecimentos.

Consultoria

O administrador pode também agir como consultor – seja interno, em que está inserido no cotidiano da instituição, ou externo, quando apenas presta serviços de maneira autônoma. Esse profissional analisa os processos em atividade na organização e busca mecanismos que maximizem resultados e tornem a empresa mais rentável.

Auditoria

Nesse campo de atuação, o profissional faz a análise dos processos da empresa e verifica se os procedimentos estão sendo cumpridos corretamente. Além de buscar adequações às legislações vigentes e às regras traçadas, uma boa auditoria torna o negócio mais rentável e eficiente.

Gestão pública

Para quem deseja trabalhar no setor público, o curso traz conhecimentos relevantes para participar da administração de instituições públicas, como ministérios, secretarias, autarquias e outros órgãos que estejam ligados aos municípios, estados e país. Além disso, o diploma é um pré-requisito para vários cargos em concursos públicos.

Terceiro setor

Ademais, entre as diversas áreas de atuação, o graduado pode focar no trabalho em organizações não governamentais (ONGs). As atividades podem incluir a captação de recursos, coordenação das finanças e gestão da instituição.

Como conseguir um bom estágio na área?

Os estágios são uma boa forma de aprender como funciona a rotina da área na prática e começar a mostrar o seu valor como profissional no mercado de trabalho. Em Administração, a oferta de vagas para estagiários costuma ser numerosa, mas a concorrência também. Assim, o estudante precisa se dedicar desde o início da graduação para conquistar melhores oportunidades.

Para conseguir um bom estágio na área, vale investir não apenas no aprendizado teórico, mas em desenvolver suas habilidades como administrador e outras características desejadas pelo mercado. São exemplos: excelente comunicação, organização, iniciativa, capacidade de trabalhar em grupo e conhecimentos em idiomas estrangeiros.

Na conquista de uma vaga, o primeiro passo é construir o seu currículo. Se você ainda não tiver experiências profissionais, destaque atividades desenvolvidas na sua vida escolar, como participação em projetos, premiações recebidas, organização de eventos e funções exercidas em agremiações acadêmicas. Não esqueça de incluir ainda cursos realizados e suas habilidades e competências mais relevantes para a área.

As redes sociais podem ser uma boa forma para expor o seu currículo e fazer contato com as empresas. Assim, vale fazer um perfil em ambientes profissionais, como o LinkedIn. Aproveite o espaço para procurar mais informações sobre as organizações nas quais você gostaria de trabalhar e compreender as qualidades exigidas para as vagas nesses locais.

Contudo, não fique só na internet. Lembre-se também de cultivar oportunidades pessoalmente. Construa uma boa rede de contatos por meio dos seus colegas, professores e conhecidos da área. Dessa forma, você pode ser indicado quando surgir uma vaga de estágio.

Como receber destaque ao longo do curso?

A faculdade é o momento que o estudante tem para experimentar os diferentes campos de atuação da Administração e conhecer mais sobre a prática da profissão escolhida. No entanto, também pode ser um espaço para começar a construir a sua reputação profissional e estabelecer as bases para ser um administrador desejado pelo mercado de trabalho.

Para se destacar ao longo do curso, é importante ter dedicação e iniciativa. Confira algumas ações que você pode fazer para aproveitar a faculdade e chegar preparado à pós-graduação e ao mercado de trabalho:

  • invista em idiomas estrangeiros, especialmente inglês e espanhol;
  • vá a palestras, congressos, seminários e outros eventos de Administração;
  • faça cursos de gestão, liderança, oratória e empreendedorismo;
  • busque treinamentos profissionalizantes para aprender novas ferramentas ou competências exigidas na sua área de interesse;
  • desenvolva-se em empresas juniores, centros acadêmicos e conselhos estudantis;
  • participe de projetos de iniciação científica, grupos de estudo, monitorias ou atividades de extensão;
  • envolva-se em projetos sociais e atividades voluntárias;
  • faça estágios — não apenas o obrigatório, mas desde o início da graduação;
  • se tiver oportunidade, incremente o seu currículo com um intercâmbio ou experiência fora do país.

Que tipo de especialização o administrador pode fazer?

Um bom profissional deve buscar aperfeiçoamento contínuo para se diferenciar da concorrência e conquistar melhores empregos. Depois de terminar o curso de Administração, é interessante buscar uma pós-graduação para se desenvolver ainda mais. Entenda, neste tópico, os tipos de especialização oferecidos na área.

Mestrado e doutorado

Os cursos de pós-graduação em nível stricto sensu — que significa em sentido estrito, em latim — como mestrado e doutorado são mais indicados para quem deseja seguir carreira como pesquisador ou professor universitário. O estudante escolhe uma linha de pesquisa e deve apresentar uma dissertação — ou tese, no caso do doutorado — para receber o título de mestre em Administração. Apesar de não ser obrigatório, para fazer o doutorado é recomendado passar primeiro pelo mestrado.

Mestrado profissional

Também em nível stricto sensu, o mestrado profissional é uma opção para quem deseja se capacitar na área, mas não necessariamente quer seguir carreira acadêmica. No curso, há mais integração entre os conhecimentos acadêmicos e profissionais do que no mestrado comum. Assim, o estudante aprende técnicas e processos que estão em demanda no mercado de trabalho.

Especialização

As pós-graduações em nível lato sensu — em sentido amplo — são chamadas no Brasil de especializações. Costumam ter carga horária mínima de 360 horas. São indicadas para profissionais que buscam se atualizar e querem aperfeiçoar um conhecimento técnico ou específico da área. No final do curso, a pessoa recebe um certificado de especialista.

Esse tipo é ideal para quem não tem intenção de se dedicar a atividades de pesquisa, mas quer se aprimorar para crescer profissionalmente. Além de cursos ligados à área de Administração, você também pode buscar especializações em campos relacionados como contabilidade, economia, ciências sociais, estatística e direito.

MBA

O Master in Business Administration (MBA) — em português, mestre em Administração de Negócios — também é um tipo de pós-graduação lato sensu, só que voltado especificamente para a formação de executivos. Assim, é recomendado para profissionais que tenham uma certa experiência e presença na área, como gerentes, coordenadores, diretores, empresários e presidentes.

Nesse tipo de curso, o estudante aprimora, sobretudo, os conhecimentos em gestão empresarial e negócios, mas pode abranger ainda conteúdos de finanças, marketing, gestão de pessoas e outras disciplinas de Administração.

No MBA, o profissional aproveita as experiências da sua carreira para desenvolver os conhecimentos de ferramentas com objetivo de otimizar a administração da sua empresa. Desse modo, é muito procurado por empreendedores e outros profissionais que trabalham na área corporativa.

Pela diversidade de opções de atuação, o curso de Administração abre muitas portas para o profissional. Seja em uma multinacional, em uma startup ou no serviço público, o administrador tem uma grande relevância para as organizações.

Desse modo, para quem se identifica com a área ou busca novas oportunidades no mercado, fazer a graduação pode ser uma excelente oportunidade. No entanto, não se esqueça de procurar uma escola qualificada para garantir uma melhor formação.

Descobriu que o curso de Administração combina com você? Então entre em contato conosco e saiba mais sobre o bacharelado na área.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário