Ensino Superior, Mercado de Trabalho

Mudança no perfil do profissional: o papel das universidades no mercado de trabalho

outubro 30, 2018

Escolas treinam os universitários para processos seletivos cada vez mais exigentes

Dinâmicas de grupo, apresentações em inglês, maratonas de entrevistas. Os processos seletivos para ingresso em grandes empresas nacionais e multinacionais estão cada vez mais exigentes. Apesar de representar menos de 15% da população total, o número de brasileiros com Ensino Superior cresceu 62,6% entre 2006 e 2016, de acordo com o Inep. A concorrência mais acirrada faz com que as competências necessárias no mercado sejam cada vez mais complexas.

Com um cenário de inovação veloz e de profissionais qualificados, o trabalho de formação das faculdades deve ir além da sala de aula e da base teórica. Muitas instituições já trabalham com estratégias focadas em aperfeiçoar as competências dos alunos para os processos seletivos mais concorridos. A inserção profissional é um dos indicadores que refletem a qualidade do Ensino Superior.

“Além de uma boa formação acadêmica, é importante que a faculdade se preocupe também com o desenvolvimento em seus alunos das chamadas soft skills. São exemplos de habilidades dessa natureza o saber trabalhar em equipe, o pensamento com criatividade, a resiliência e a empatia para se comunicar”, diz o professor Marcelo Dias, coordenador do núcleo preparatório da ESEG.

Núcleo de Preparação para o Mercado

Pensando em preparar os alunos para as seleções das empresas, a ESEG – Escola Superior de Engenharia e Gestão – criou o Simula ESEG. O evento traz profissionais de coaching para testar as habilidades que serão requisitadas dos estudantes nos processos seletivos. A Escola, que oferece os cursos de Administração, Engenharia de Produção e Engenharia da Computação, foca na qualificação como forma de garantir a empregabilidade dos universitários e egressos.

Durante os eventos, são propostos exercícios como dinâmicas de grupo, resolução de cases e orientações para criar apresentações profissionais de destaque. Com essas vivências, os alunos praticam as competências exigidas tanto para vagas de estágio e trainee, quanto para postos efetivos.

Outro evento na mesma vertente é a Maratona de Preparação para o GMAT (Graduate Management Admission Test). O exame é aplicado por diversas multinacionais como forma de selecionar os candidatos mais bem preparados e consiste em testes de língua inglesa, raciocínio lógico e memória. Nascido como uma prova de admissão para escolas de negócios norte-americanas, o GMAT vem sendo adotado por empresas multinacionais para selecionar candidatos.

“São atividades práticas que transcendem a sala de aula e tornam nossos alunos mais preparados para o mercado de trabalho”, garante o professor Dias, autor do livro “Sonhar, Estudar e Conquistar”, que traça estratégias para otimizar os estudos e alcançar o sucesso acadêmico e profissional.

Empregabilidade

A empregabilidade dos alunos e egressos deve ser um dos fatores levados em consideração na hora de escolher uma instituição de Ensino Superior. De maneira geral, dois a cada três alunos que concluem o Ensino Superior estão no mercado de trabalho formal, a maioria em sua área de atuação, segundo pesquisa do Semesp, organização das entidades representativas do Ensino Superior. Na ESEG, esse percentual chega a mais de 90% dos alunos no último semestre da graduação.

“A conquista de uma vaga na empresa dos sonhos não acontece da noite para o dia. Os profissionais de psicopedagogia e coaching auxiliam os alunos na melhoria do aprendizado e na vida profissional e os professores motivam o aluno a aprender mais e melhor. Os processos seletivos são etapas das conquistas”, explica o docente.

Quer saber mais sobre as iniciativas de empregabilidade da ESEG? Acesse nossa página.

Receba conteúdo em primeira mão!

Você também pode gostar