Administração
   
Quer conhecer as áreas da administração para saber qual atuar? Então clique aqui agora mesmo e confira as que listamos para você!
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Carreira em Administração: conheça as áreas de atuação e o mercado!

Escolher fazer faculdade não é uma tarefa nada simples — afinal, as possibilidades são muitas. Para você ter uma ideia, atualmente, o Brasil oferta 37.962 cursos de graduação, de acordo com o Censo da Educação Superior de 2018, divulgado pelo Inep. Mas se você já definiu que vai seguir carreira em Administração, o primeiro passo já foi concluído. As áreas de administração têm boa empregabilidade e remuneração, e você certamente fez uma boa escolha.

O passo seguinte é conhecer as peculiaridades dessa graduação. O curso é completo, e os conceitos estudados — como Economia, Negociação, Matemática Financeira e Marketing — podem ser úteis em diversas funções. Você pode usá-los tanto para trabalhar nas empresas como para montar o próprio negócio. Já pensou quais são as suas preferências?

Em geral, o administrador gosta de entender como as empresas e as áreas organizacionais funcionam e como pode ajudar a melhorar o setor. Estar envolvido em algum projeto, atuar em empreendimentos de qualquer campo, organizar grupos de estudo, entre outras funções são bons indícios de que você se encaixa nessa profissão.

A fim de ajudar nessa decisão, preparamos este artigo para você conhecer como é o mercado de trabalho para quem quer seguir a carreira em Administração e o que o profissional da área pode esperar. Boa leitura.

Como construir uma carreira em Administração?

O Censo da Educação Superior de que falamos no início do texto também mostra que Administração está entre os 10 cursos com mais matrículas — na verdade, ele ocupa o segundo lugar da lista. Entender os motivos pelos quais isso ocorre é simples.

Administração é uma formação ampla, que oferece uma visão sistêmica das empresas, sejam elas públicas, privadas ou do terceiro setor. Os profissionais da área conseguem perceber problemas por mais de uma perspectiva e, por essa razão, pensam em soluções variadas para uma mesma questão.

Outro ponto pertinente para quem escolhe esse curso é a gama de opções em relação à especialização. O administrador pode se capacitar em diversas áreas — sejam elas funcionais ou de setores como educação, saúde, legal etc. Por isso, o mais comum é que os interessados nessa formação queiram ter uma visão holística sobre o mercado.

Como se destacar em um mercado cada vez mais competitivo?

Além de compreender a relevância do curso para sua carreira em Administração, é necessário buscar complementos. Hoje, ter apenas o curso superior não é mais um diferencial competitivo para ninguém. Ele apenas mostra para o recrutador que você está apto a exercer as funções básicas do cargo.

Ao conhecer as exigências atuais do mercado, fica claro que o jovem administrador precisa traçar, ainda na faculdade, seu networking profissional e seu próprio plano de carreira, sem depender de nenhuma empresa. Para isso, comece a se perguntar em qual setor ou área você gostaria de atuar.

Depois, entenda aonde quer chegar em 2, 5 ou 10 anos: como você pode contribuir com a sociedade e o que ainda quer aprender? Também é importante conhecer os campos de atuação que você não se identifica ou não gostaria de trabalhar.

Com essas definições em mente, é possível começar a se envolver em atividades que contribuam para o seu aprendizado e complementem os conceitos aprendidos em sala de aula. Para isso, vale a pena participar de palestras, eventos, cursos extracurriculares, trabalhos voluntários, entre outros.

Procure qualquer ocupação que possa colaborar para o desenvolvimento de novas competências e habilidades necessárias para materializar seu plano de carreira. Mas lembre-se de que esse planejamento não é feito em apenas uma semana — ele requer tempo e dedicação.

Assim como qualquer outro plano que temos em nossa vida, ele pode ser revisto e reformulado periodicamente. Afinal, as prioridades mudam ao longo da vida, assim como o mercado e nossas preferências também se transformam.

Quais são as principais áreas de atuação?

Existem diversas áreas da Administração nas quais você pode escolher atuar. Por isso, esse é um dos segmentos mais importantes, tanto para o funcionamento do mercado quanto para a estruturação da sociedade contemporânea.

Conheça, a seguir, algumas das possibilidades dessa carreira.

Recursos Humanos

Além de qualificado, um profissional deve estar alinhados aos planos da empresa para que as tarefas sejam bem executadas. Assim, é fundamental que a seleção de novos colaboradores identifique aqueles que melhor entendam esses valores e formas de trabalho.

Quem escolhe essa área lida com a política de salários, além de definir planos de carreira para os cargos existentes na empresa. Também é necessário treinar e oferecer capacitações para os funcionários contratados.

Administração financeira

Cuidar das finanças das instituições é outra opção para o graduado no curso de Administração. Essa pessoa deve gerenciar os recursos disponíveis, de acordo com o planejamento realizado. Isso envolve lidar com o orçamento, coordenar diagnósticos financeiros, analisar o mercado de capital e de câmbio, fazer análises de crédito, entre outras.

Vale ressaltar também que o mercado financeiro é um dos principais contratantes dos administradores. Os bancos e lojas de crédito investem em capilaridade— fazer-se presente em diversas localidades—, e isso demanda a constante formação de gerentes e líderes para atuar nos estabelecimentos.

Logística

A Logística é uma área que tem foco na aquisição e na estocagem de matéria-prima, além da distribuição do produto final. Às vezes, é feita junto com a Administração de Produção — no entanto, seu cuidado está no desenvolvimento que ocorre fora dos limites da empresa.

O administrador que vai atuar nessa área deve considerar fatores como transporte e condições de clima e tempo, além de conhecer os melhores canais de distribuição. Assim, é possível estabelecer os canais de coordenação logística mais adequados.

Marketing

O Marketing é muito associado à comunicação, especialmente por sua face mais famosa: as grandes campanhas que encontramos na mídia e nos comerciais. O que pouca gente sabe é que uma parte importante desse trabalho pode ser feito por um administrador.

Ao atuar nessa área, você definirá objetivos a serem alcançados e fará a avaliação dos projetos durante sua vigência. É função do administrador definir o público-alvo e colaborar com formas de gerar uma imagem favorável da empresa no mercado.

Compreender o consumidor, suas necessidades e como solucionar seus problemas é parte importante da estratégia. Essa tarefa pode ser facilmente delegada para um profissional tão completo quanto o administrador. Outra responsabilidade que também merece ser citada é a identificação de oportunidades que o setor possa aproveitar para o crescimento da marca.

Consultoria

De forma geral, esse tipo de serviço implica na avaliação dos processos em execução na empresa e a sugestão de modos para melhorar e expandir o negócio.

O consultor interno fica inserido no dia a dia da organização. Já aquele que presta serviços de forma autônoma é classificado como consultor externo. Cada função tem a suas vantagens e desvantagens — e, muitas vezes, são usadas em combinação.

Para a empresa, o benefício principal do consultor é ser a peça de apoio que pode olhar o todo sem precisar estar diretamente ligado a algum setor específico. Com isso, espera-se que ele consiga encontrar mecanismos para elevar os resultados e tornar o negócio mais rentável.

Planejamento estratégico

Como os softwares reduziram a burocracia nas empresas, a carreira em administração se voltou bastante para questões relacionadas ao planejamento estratégico. Isto é, o administrador é quem define os meios e a alocação de recursos para perseguir os planos organizacionais.

Essa atividade pode ter diferentes níveis de abrangência. Você pode, no início da sua jornada, assumir uma equipe e atuar para cumprir as metas fixadas pela gerência. Depois, comandar uma unidade operacional, seguindo para departamentos, regiões e até, quem sabe, a organização como um todo. Em todos os níveis, há um grau de planejamento estratégico.

Em geral, nos mais operacionais, a função é promover o alinhamento entre o que será feito no dia a dia e as diretrizes gerais, vindo de cima. Posteriormente, à medida que você sobe na hierarquia, a tendência é pensar cada vez mais o destino do negócio em curto, médio e longo prazo.

Comércio exterior

As funções relacionadas ao comércio exterior dizem respeito ao desenho, gestão e controle de negociações entre empresas, em países distintos. É um trabalho multidisciplinar, em que há um pouco de planejamento estratégico, logística, gestão de pessoas, negociação e diversas outras habilidades.

Para entender o tamanho deste mercado, de janeiro a outubro de 2019, houve uma movimentação de US$167,739 bilhões em exportações e US$133,589 bilhões em importações, segundo Ministério da Economia. Ademais, com os acordos e abertura de negociações recentes, a expectativa é de crescimento das oportunidades no setor.

Auditoria

A função consiste em examinar processos, documentos e atividades de uma empresa, buscando verificar a conformidade com padrões previamente estabelecidos. Nesse sentido, é um trabalho dividido em quatro fases:

  • definir os padrões esperados;
  • levantar informações junto à empresa;
  • comparar padrões esperados e encontrados;
  • elaborar um relatório sobre o que foi encontrado.

Diferentes tipos de auditoria consideram padrões de conformidade distintos. Por exemplo, todos os anos as empresas publicam um documento— o balanço patrimonial— sobre a situação de seus bens, direitos e obrigações. O auditor verificará a conformidade com métodos contábeis e a comprovação das informações.

No casos das áreas de administração, os padrões podem estar relacionadas à organização de processos, finanças, gestão de documentos, recursos humanos e, até mesmo, ao atendimento à legislação. Além disso, o trabalho quase sempre mistura-se com uma consultoria, no sentido de que, além de elaborar o relatório, é necessário propor soluções e melhorias.

Controle de produção

As empresas consomem valor em seus processos para que, ao final, um produto ou serviço possa ser entregue ao cliente. Uma confecção, por exemplo, recebe tecidos, linhas, pigmentos e, junto com a mão de obra e a tecnologia, transforma em roupas.

A gestão para que esse ciclo seja concluído com o mínimo de gastos e o máximo de benefícios é exercida por um profissional formado em Administração, na maioria dos casos. Trata-se do responsável por coordenar os fatores de produção e por garantir a qualidade do produto.

Gestão ambiental

Uma área que ganhou espaço na atualidade é a gestão ambiental. O profissional da área é o responsável por perseguir o desenvolvimento sustentável das atividades econômicas, bem como por equilibrar as demandas ecológicas e empresariais.

Em geral, a contratação pelas empresas ocorre com o objetivo de conciliar meio ambiente e empreendimento. Dar a correta destinação aos resíduos, instalar fábricas em zonas não urbanas, compensar impactos da atividade econômica, criar publicidade educativa para o consumidor e atender a normas técnicas são algumas das atividades do gestor ambiental.

Gestão de informações

O desenvolvimento do capital intelectual — que corresponde aos conhecimentos e informações da empresa— ganhou espaço nas organizações. Usando o exemplo anterior, imagine duas confecções sediadas lado a lado: o que diferencia a qualidade de um ciclo produtivo de outro é a informação e o conhecimento sobre métodos de trabalho, tecnologia, fornecedores e assim por diante.

Não por acaso, os profissionais que realizam a gestão de informações exercem funções relevantes. É preciso documentar, organizar e tratar os dados para que eles possam fundamentar decisões e mudanças.

A função, vale ressaltar, exige um uso adequado da tecnologia e constante atualização dos métodos empregados. Hoje, o mundo é caracterizado por volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade. Não dá para ter uma empresa burocrática e, ainda assim, esperar adaptações rápidas às mudanças de contexto.

Quais são os desafios do mercado de trabalho?

O estudo diário, o olhar abrangente, a mudança do perfil profissional, as transformações constantes nos cenários político e econômico, as novas tecnologias e a globalização são as necessidades básicas e os maiores desafios que passam pela rotina do administrador.

Nesse cenário, é preciso entender o que podemos esperar da profissão. Qual será o espaço do administrador dentro das organizações e para quais dificuldades o profissional deve estar apto?

Todos os conceitos citados têm grande importância na rotina de um profissional de excelência. Por isso, a atualização constante é essencial na carreira. Outros pontos de atenção estão listados abaixo. Vamos a eles?

Dinâmica do mercado

Os desafios da carreira em Administração estão relacionados especialmente ao dinamismo do meio de negócios, às mudanças econômicas, sociais, políticas e culturais, ao crescimento exponencial do conhecimento, ao uso das novas tecnologias e à série de informações diárias fornecidas pela internet e pelas redes sociais.

A ação da globalização fez com que o ambiente empresarial sofresse muitas transformações. Com isso, as organizações precisam fazer investimentos frequentes em inovação e modernização para se tornarem competitivas diante do mercado nacional e internacional.

O contexto político e econômico influencia sempre, de forma direta ou indireta, as empresas. Em momentos de instabilidade, é preciso estar em constante adaptação para reconhecer e avaliar as melhores decisões para os negócios.

Além disso, o profissional deve saber traçar cenários sobre o comportamento mais razoável das principais variáveis externas que podem afetar a companhia. O objetivo deve ser sempre se antecipar às novas expectativas do mercado e minimizar os impactos das mudanças.

Avanços tecnológicos

Os avanços da tecnologia nos últimos anos, assim como o crescimento e domínio da internet, mudaram a maneira como as pessoas trabalham e como as empresas se comportam. Por isso, adaptações são fundamentais para a sobrevivência das organizações e dos profissionais da Administração.

Essa inovação trouxe ao mercado novos modelos empresariais, formas de compartilhar informações e métodos de negócio. Com isso, viabiliza processos e contribui para conhecer melhor o âmbito em que a companhia está inserida.

Assim, a inclusão de competências e habilidades na área administrativa é essencial para que os profissionais se mantenham ativos no mercado de trabalho. Adquirir conhecimentos em Marketing Digital e em análise de dados, por exemplo, é muito importante para as companhias e para os especialistas.

Mudanças comportamentais

Mudanças também ocorrem na esfera social e cultural, de sustentabilidade e cidadania. Conforme o comportamento humano se transforma, as organizações e os profissionais devem se preparar para acompanhar essa evolução.

Práticas de responsabilidade social e de sustentabilidade são grandes tendências no mercado. Elas deixaram de ser um diferencial e se tornaram obrigatórias. O compromisso com o desenvolvimento sustentável envolve princípios morais, éticos e sociais, estando diretamente focados no consumidor, que busca cada vez mais ter escolhas conscientes.

Com isso, cresce a procura por pessoas com visão sistêmica, que saibam se relacionar com o público, tenham conhecimentos em Marketing, pratiquem um empreendedorismo sustentável e consigam prever as transformações necessárias para o próprio desenvolvimento.

A busca por profissionais muito bem qualificados, com princípios éticos e morais, habilidades técnicas e tecnológicas tem aumentado nos últimos anos. Tudo isso é reflexo das mudanças e adversidades encontradas nos atuais cenários econômicos e políticos.

Quais são as funções que um administrador pode exercer?

Administrar é uma tarefa que permite alcançar objetivos e metas previamente definidos, com mais rapidez, menor dificuldade e consequente maior eficiência. Veremos a partir de agora as principais funções do administrador.

Planejar

Planejar é uma característica básica de qualquer negócio. Essa é uma função administrativa permanente, que abrange definir diretrizes, planos, objetivos, além de determinar métodos e processos de trabalho, programar tarefas, entre outras.

Dessa forma, o planejamento tem como objetivo determinar, antes de outras coisas, os resultados que serão obtidos e os meios pelos quais a empresa deverá trabalhar para alcançá-los. Existem dois tipos básicos de planos:

  • os que apresentam um resultado a atingir, a exemplo de metas e objetivos;
  • os que estabelecem os meios para chegar aos resultados (diretrizes ou políticas que determinam rotinas, procedimentos ou métodos).

Assim, o administrador deve saber trabalhar com organização, de forma a exercer a função com precisão. O foco dessa conduta é expandir a empresa, atender bem os clientes, obter lucros e diversificar as atividades.

Organizar

No sentido da função administrativa, a organização reflete na construção da estrutura — de operações e de recursos — da empresa. Essa é uma atribuição muito comum no setor de Recursos Humanos.

Nesse sentido, a função do administrador é identificar e atrair para a empresa as pessoas que são capazes de preencher os requisitos necessários para a correta execução das atividades. Da mesma forma que existem rotinas diferentes, as pessoas também podem estar mais ou menos adaptadas a elas.

Depois, é possível agrupar as atividades e distribuir o trabalho a ser realizado. Tudo isso é feito de acordo com alguns critérios definidos pelo profissional. Com organização, criatividade, trabalho e um bom serviço, todos têm oportunidade no mercado.

Dirigir

A direção é uma função na qual o profissional de Administração precisa se destacar. Ele deve saber transmitir seus planos aos colegas e estimulá-los de forma que fiquem mais motivados para atingir os objetivos e as metas.

Por isso, é importante saber delegar tarefas e coordenar a ação dos colaboradores. Quando necessário, o profissional deve intervir e redirecionar as responsabilidades. Nesses casos, os pontos de melhoria devem ser explicados.

Controlar

Por fim, controlar significa verificar a execução das tarefas. Também quer dizer que é necessário avaliar os resultados, compará-los aos padrões estabelecidos e corrigir os problemas que tenham surgido.

O controle tem como base o próprio planejamento e serve para verificar até que ponto ele foi cumprido. Também avalia o desempenho e compara resultados com previsões. Assim, é possível observar as falhas e fazer as correções adequadas.

Com isso, o administrador tem a oportunidade de aprender com os erros, propor novas ações, fazer o controle de qualidade dos produtos e atuar de forma mais incisiva dentro da empresa — o que é ótimo para a sua carreira.

Estruturar processos gerenciais

As áreas de Administração exigem um profissional que seja capaz de modelar um sistema de trabalho, em que tudo aconteça sem que haja necessidade de dizer a cada instante o que precisa ser feito. Os colaboradores devem conhecer o passo a passo, do momento em que chega uma demanda até a sua satisfação.

Dentro dessa missão, é comum a necessidade de tornar os processos mais flexíveis. Isto é, à medida que mudanças acontecem, deve ser possível realinhar as atividades e responder mais rapidamente.

Hoje, os profissionais são frequentemente cobrados, ainda, por promover a melhoria contínua desses processos. Trata-se de identificar de forma constante o que está funcionando e o que não está, padronizando acertos e corrigindo erros.

Desenvolver soluções

Outra cobrança direcionada ao administrador é quanto à sua capacidade de empreendedor internamente. A carreira exige o desenvolvimento da compreensão das necessidades da empresas e de seus clientes, buscando sempre soluções viáveis e escaláveis.

Cada vez mais são os softwares que cuidam das tarefas burocráticas, e a preocupação profissional se tornou como entregar valor ao contratante, preferencialmente com o chamado “pensamento fora da caixa”.

Inovação e criatividade são atributos que ganharam peso nesse contexto, além da necessidade de entender o negócio com a cabeça de dono. Não importa qual é a sua hierarquia na empresa, você precisa ser capaz de transformar ideias em soluções, processos, produtos e serviços concretos.

Gerir pessoas

Extrair o máximo de uma equipe também se tornou uma das missões dos administradores da atualidade. É preciso saber como mobilizar e desenvolver as pessoas ao redor para alcançar os objetivos da empresa.

A função, nesse sentido, reúne diferentes atividades. A mais comum é a gestão de competências— mapear os conhecimentos, habilidades e atitudes necessários e tomar providências para que os colaboradores as tenham, como qualificar, contratar e realocar pessoas.

Outro destaque é a liderança. Hoje, muito do que faz um administrador depende da capacidade de engajar a equipe em busca de um resultado. Não à toa, quem gosta da área costuma se preocupar com o aprendizado de competências comportamentais, influência, comunicação, além das técnicas de coaching e de negociação desde a faculdade.

Por fim, existe o trabalho relaciona
do ao clima organizacional. O líder frequentemente precisa resolver conflitos, ouvir demandas, mudar o design do escritório e realizar diversas outras intervenções para que o ambiente de trabalho seja ameno e agradável.

Quais são as vantagens de seguir carreira nessa área?

Existem diversas vantagens para quem quer seguir a carreira em Administração. Confira algumas delas neste tópico.

Formação ampla e diversificada

O caráter completo do curso passa por quase todas as disciplinas, desde Matemática até Ciências Sociais, abordando e aprofundando muitos conceitos aprendidos no Ensino Médio. Também são ensinados assuntos específicos do curso, que diferenciam a Administração das demais áreas.

Por ser tão versátil, o curso também prepara o estudante para outras formações. Quem já tem esse diploma em mãos apresenta conhecimentos básicos para entrar na faculdade pela segunda vez e desenvolver uma nova carreira.

Profissional requisitado em diversos setores

A ampla inserção do administrador no mercado de trabalho é outro bom motivo para investir no curso. Praticamente todos os ambientes profissionais, desde pequenos comércios até grandes indústrias, precisam da presença de um profissional capacitado.

Além disso, quem cursa Administração pode trabalhar em diversos setores dentro da mesma empresa, como vimos. Recursos Humanos, controle de qualidade, Marketing, gestão financeira, distribuição, direção e comercial são alguns exemplos de áreas possíveis do profissional atuar.

Embora o setor seja muito concorrido, bons profissionais sempre têm oportunidades no mercado de trabalho. É preciso se manter atualizado e sempre adicionar algo novo ao seu portfólio, pois, assim, você dificilmente ficará desempregado por muito tempo.

O administrador também pode construir uma carreira de escalada interna. Isso significa que você começará com um cargo de baixa responsabilidade em uma empresa e, ao desenvolver sua reputação dentro do ambiente, poderá conquistar uma função melhor.

Ampliação da própria visão na presença de um novo negócio

A noção de escopo é algo muito trabalhado em quem escolhe esse curso. Muitos jovens administradores e pequenos empresários têm dificuldade em avaliar a amplitude das suas análises, sendo muito focados no aspecto micro e deixando o macro de lado e vice-versa.

Um dos aprendizados básicos do administrador é não esquecer nenhuma etapa do processo quando toma suas decisões. É fundamental conhecer quais colaboradores e setores serão afetados pelas suas ações, de forma que, se inevitável, o prejuízo seja o mínimo.

Possibilidade de montar o próprio negócio

É comum algumas pessoas escolherem uma carreira em Administração para montar pequenas empresas ou aumentar a qualidade dos negócios familiares. De fato, essa decisão é muito sábia.

Mesmo quem já tem uma formação e pretende montar o próprio empreendimento pode buscar uma segunda graduação nessa área para facilitar a consolidação do negócio. Afinal, o início de qualquer empresa é difícil — e se firmar no mercado sem perder todo o investimento não é uma tarefa simples.

No entanto, um profissional qualificado na área de Administração está preparado para fazer os planejamentos iniciais e projetar um plano de desenvolvimento para a empresa, além de lidar com os diversos desafios do dia a dia.

Por que cursar Administração na ESEG?

O maior diferencial do curso de Administração na ESEG é a capacidade de aliar teoria e prática para atingir os melhores resultados na formação dos estudantes. Eles participam de visitas técnicas nas quais têm a oportunidade de conhecer grandes empresas nacionais e multinacionais.

Além disso, a ESEG oferece a disciplina de Laboratório de Gestão, que simula situações organizacionais reais. Isso permite que você saia ainda mais preparado para o mercado de trabalho.

Toda a graduação é orientada por professores mestres e doutores experientes, além de a infraestrutura ser própria para o desenvolvimento de aulas práticas e de pesquisas. Entre os ambientes estão: biblioteca, laboratórios e espaços de convivência.

Diferenciais da ESEG

A ESEG é referência em ensino de qualidade, pois é o ramo de Ensino Superior do Grupo Educacional Etapa. O estímulo à pesquisa acontece desde o início do curso, sendo possível fazer iniciação científica e aprofundar nas técnicas de investigação.

No Lite (Laboratório de Inovação Tecnológica), os estudantes têm acesso a um ambiente composto pelos mais modernos equipamentos que preparam para o desenvolvimento de protótipos e projetos, como: impressoras 3D, torno, máquinas fresadoras e de corte a laser, entre outros.

A localização da faculdade é privilegiada, pois está próxima à Avenida Paulista — um dos principais centros de negócios de São Paulo e do mundo. Assim, é mais fácil conseguir uma oportunidade de estágio e até de emprego no futuro.

Além das visitas práticas, a ESEG oferece apoio total ao estudante, com atendimento individualizado e palestras. A preparação para o mercado de trabalho ocorre por meio de orientações sobre o currículo, trabalho de coaching e simulações de entrevistas e dinâmicas.

Grade curricular

Para oferecer uma ampla formação aos estudantes, a ESEG apresenta eixos norteadores para a matriz curricular. A principal vantagem é que eles permitem ao aluno ter contato com as diversas alternativas de atuação no mercado apresentadas aqui.

Entre as possibilidades de conhecimento, estão:

  • Empreendedorismo;
  • Laboratório de Mercado Financeiro;
  • Laboratório de Gestão;
  • Contabilidade;
  • Economia e Finanças;
  • Marketing;
  • Filosofia e Ética;
  • Gestão de Pessoas;
  • Gestão de Projetos;
  • Estratégia Empresarial.

Depois de conhecer todas essas informações, fica claro que quem quer seguir carreira em Administração e se destacar precisa conhecer como é, de fato, seu curso e como ele pode contribuir para o seu próprio desenvolvimento. Além disso, vale conhecer quais são suas perspectivas para o futuro. A partir desse momento, é possível definir estratégias que permitam alcançar seus objetivos e se desenvolver na profissão.

Quer entender mais a fundo quais são as opções disponíveis? Baixe o nosso e-book Carreira em Administração e veja o passo a passo para ser um profissional de sucesso!

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