Ensino SuperiorMercado de Trabalho
   

6 dicas de sucesso para se destacar no mercado de administração

Você está procurando uma graduação que o permita atuar em diferentes segmentos de mercado? Então, precisa conhecer melhor o curso de Administração. Ele é considerado um dos mais procurados e oferece diversas oportunidades de emprego.

Ficou curioso para entender melhor? Confira, neste artigo, tudo o que precisa sobre o mercado de Administração e, como bônus, veja as melhores dicas para se destacar nesse segmento.

O mercado de Administração

A Administração é um curso com um dos maiores números de formados no país. De acordo com o Guia de Carreiras do G1, mais de 585 mil pessoas cursavam essa graduação em 2017. A grande procura pela formação na área se deve à amplitude de atuação que ela oferece ao estudante.

[rock-convert-cta id=”792″]

RH, marketing, finanças, logística: a lista de setores em que o administrador pode atuar é bastante vasta. Além disso, ele também tem diante de si a escolha de ingressar tanto na iniciativa privada quanto pública. Afinal, toda empresa precisa desses profissionais em seu quadro de funcionários.

A Federação Nacional dos Administradores (FENAD) determina que o profissional desse setor tenha uma hora técnica de base com valor entre R$103 e R$356. Algumas das maiores médias salariais estão na região Sudeste — Minas Gerais (R$3.440), Rio de Janeiro (R$4.881) e São Paulo (R$4.857) são alguns destaques dessa lista.

6 dicas para se tornar um administrador de sucesso

Tendo em vista o grande número de pessoas que recorrem à graduação em Administração, o profissional precisa se diferenciar para ganhar destaque e se colocar à frente em relação aos concorrentes. Confira as dicas a seguir.

1. Tenha uma postura ética

A postura ética de um profissional é de suma importância para o mercado. Isso independe da sua área de atuação, seja ela a Administração ou não. Afinal, a vida em um ambiente empresarial requer comportamentos que estão diretamente ligados a esse valor.

Solidariedade, consciência, moralidade e altruísmo devem fazer parte do seu dia a dia enquanto administrador. Muito além da experiência na sua área, o profissional que apresenta uma postura ética tende a conquistar não só mais respeito, mas também credibilidade, confiança e reconhecimento de gestores e colegas.

Essa prática impacta todo o ambiente em que o profissional estará inserido. Ademais, o cultivo da ética proporciona crescimento ao negócio e a todas as pessoas que estão ineridas nele — afinal, a conduta é pautada no respeito mútuo e na honestidade de execução do trabalho.

2. Desenvolva uma visão sistêmica

A visão sistêmica é bastante discutida na atualidade. Ela trata de visualizar todas as situações envoltas no ambiente corporativo por partes, bem como a sua interação dinâmica, proporcionando uma análise macro do cenário.

Uma pessoa com visão sistêmica é capaz de pensar suas funções de maneira mais consistente, integrando os diferentes segmentos de uma empresa, por exemplo. Para que isso seja possível, é importante também entender sobre fluxos de processos, buscar melhorias constantes e fazer análises críticas a respeito do negócio.

3. Seja um bom comunicador

Para se destacar no mercado de Administração, uma atitude importante é ser um bom comunicador. A pessoa que sabe como lidar com o outro de maneira clara e concisa, conseguindo se expressar com habilidade, tem mais chances de obter sucesso como profissional.

Quando falamos de comunicação, não nos restringimos apenas à expressão verbal, mas também à não verbal. Desse modo, para desenvolver essa habilidade, é necessário saber escutar, ter atenção à linguagem corporal, entender as diferenças culturais, transmitir confiança, entre outros aspectos.

No entanto, quando se está em um negócio, saber como as pessoas ao redor agem é a melhor maneira de lidar com elas. Essa relação ajuda a perceber qual o momento ideal para se comunicar, o que é de suma importância para o processo.

4. Desenvolva um networking de qualidade

O networking é uma forma de cultivar relações profissionais em diferentes ambientes, utilizando-as para alguma finalidade — a exemplo do estreitamento de contatos de negócio ou mesmo fechamento de parcerias.

De fato, essa prática possibilita as trocas de informações, experiências e conhecimentos. Porém, para criar seu networking, o administrador terá que buscar outros profissionais que tenham ligação com o seu segmento de atuação. Isso ajudará a ampliar a participação em eventos do setor e também a ser mais autêntico ao abordar os potenciais contatos de maneira criativa e sincera.

5. Busque atividades e experiências extracurriculares

As atividades extracurriculares são complementares ao processo de formação e essenciais ao desenvolvimento de habilidades comportamentais. Elas podem ser escolhidas de acordo com os interesses do futuro profissional de Administração, tendo um enorme peso no currículo.

A busca por tais atividades ajuda a trazer uma formação integral para o aluno, impactando no seu desenvolvimento enquanto pessoa e profissional. Portanto, é interessante se aperfeiçoar em habilidades que agreguem valor ao seu dia a dia, especialmente, aquelas que desenvolvem a liderança e boa comunicação, imprescindíveis ao administrador.

6. Não se esqueça dos idiomas

Um segundo, terceiro ou quarto idioma fazem grande diferença na carreira profissional do administrador. Para aqueles que querem se destacar no mercado de Administração tal conhecimento é mais do que necessário.

Como se sabe, o administrador precisa se preparar para atuar em um mercado exigente, amplamente competitivo e globalizado. Logo, quanto mais diferenciais ele obtiver, melhor o seu desenvolvimento de carreira. Além disso, maiores serão as chances de crescer e atender as exigências dos melhores cargos das empresas.

A importância de uma boa faculdade

No mundo corporativo, ter a formação em uma faculdade de ponta faz toda a diferença no currículo e na hora de conquistar aquela tão sonhada vaga. Quanto melhor a instituição de Ensino Superior, maiores as chances de explorar características como liderança, dinamismo, proatividade e responsabilidade, essenciais ao bom administrador.

A boa instituição de ensino ainda oferece suporte, como infraestrutura e professores, impactando na formação e atualização dos conhecimentos do administrador. Em meio a tantos estudantes formados anualmente, contar com uma graduação de qualidade agregará valor ao currículo como um todo.

Como visto, o mercado de Administração continua sendo promissor para aqueles que desenvolvem as habilidades certas, buscam se diferenciar e também têm o aporte de uma boa instituição de ensino.

Falando nesse importante aliado dos profissionais, convidamos a entrar em contato conosco e conhecer os nossos cursos.

Ações: