Mercado de Trabalho
   
estágio ou trainee

Qual a diferença entre estágio e trainee?

Conquistar a primeira oportunidade profissional é o desejo de muitos jovens que estão na faculdade. Em um mercado cada vez mais competitivo, essa tarefa pode ser bastante desafiadora. A boa notícia é que muitas empresas possuem programas de estágio e trainee, que são voltados a graduandos e recém-graduados, respectivamente. 

Esse tipo de programa tem o intuito de preparar os profissionais para os desafios da carreira e oferece boas chances de efetivação. Se você ainda não sabe a diferença entre estágio e trainee, continue a leitura! 

O que é estágio? 

O estágio é um programa educativo que tem como objetivo preparar estudantes para o mercado de trabalho, permitindo que os mesmos coloquem o aprendizado em prática dentro de organizações reais. 

No Brasil, o estágio possui uma regulamentação própria, que estabelece as normas que devem ser respeitadas por estagiários, contratantes e instituições de ensino. De acordo com a Lei do Estágio (Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008): 

Art. 1º Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam freqüentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos. 

A lei especifica que o contrato de estágio pode ser renovado por, no máximo, dois anos. Além disso, para se candidatar a um estágio, o profissional deve estar matriculado regularmente em uma instituição de ensino. 

O que é trainee?

O trainee é um programa profissionalizante que tem o intuito de preparar jovens profissionais para cargos de gestão dentro da empresa. Geralmente, esse tipo de cargo pode ser ocupado por estudantes do último ano da graduação ou profissionais formados há, no máximo, dois anos. Ao contrário do estágio, o programa de trainee não possui uma legislação específica. Por isso, as regras mudam de acordo com as organizações.  

Durante o período do contrato, o trainee pode passar por diferentes setores, aprendendo sobre os processos e a cultura organizacional da empresa. 

Qual é a diferença entre estágio e trainee?

A principal diferença entre estágio e trainee é o momento profissional dos candidatos. Enquanto o estágio aceita estudantes dos primeiros períodos, o trainee é voltado para estudantes que estão no último ano ou recém-formados. 

Durante o estágio, o estudante tem o primeiro contato com a profissão de forma supervisionada. Por sua vez, o trainee costuma ter experiências anteriores, o que o permite ter mais autonomia para exercer suas funções.  

Também existe uma diferença significativa nos ganhos. O estagiário pode receber uma bolsa auxílio, com valor próximo ao salário mínimo. Em alguns casos, o estágio não remunerado é permitido por lei, quando faz parte da grade curricular do curso. 

Já a remuneração do trainee tende a ser mais atrativa, uma vez que esse tipo de programa visa atrair novos talentos.  

Qual é a melhor opção?

Quando o assunto é estágio ou trainee, não existe uma opção melhor ou pior. Tudo dependerá da sua fase e dos seus objetivos. Sem dúvidas, ambas as oportunidades são excelentes formas de começar a carreira.   

Agora que você já sabe qual é a diferença entre estágio e trainee, que tal buscar uma oportunidade na maior rede social profissional do mundo? Descubra como criar um perfil no LinkedIn.

Shares: