Logística verde: entenda o conceito
Você já ouviu falar em logística verde? Se você trabalha ou deseja trabalhar no setor logístico, deve prestar atenção nesse conceito que é cada vez mais discutido e promete trazer boas mudanças, auxiliando na diminuição dos impactos ambientais dos processos logísticos.
Quer saber mais sobre o tema e conhecer melhor essa área de atuação? Continue lendo este artigo!
O que é logística verde?
Logística verde ou eco-logística, conhecido no exterior como green logistics, é um conjunto de medidas e políticas sustentáveis que visam reduzir os impactos ambientais dos processos logísticos tradicionais, por meio de sua revisão e reestruturação.
Para facilitar o entendimento, vamos nos lembrar da responsabilidade principal da área de logística, que é a de cuidar de todos os processos de transporte e armazenamento de suprimentos e mercadorias até que eles cheguem ao estágio final de consumo.
Sendo assim, a logística verde trabalha para que todo esse processo seja feito trazendo o menor impacto possível ao meio ambiente, agindo sustentavelmente sempre que possível.
Confira algumas das possíveis ações implementadas em empresas que adotam a logística verde:
- Medir a pegada de carbono das operações logísticas e, assim, desenvolver ações para controlar e diminuir esse índice;
- Reduzir o consumo de energia elétrica, implementando recursos como painéis de energia solar, telhados ecológicos e entradas de luz natural;
- Reutilizar contêineres e promover a reciclagem de embalagens, por exemplo. Neste ponto, podemos englobar também a famosa logística reversa;
- Otimizar as rotas de transporte e uso de combustíveis e fontes de energia alternativos;
- Investir em embalagens ecológicas, recicladas e evitar/diminuir o uso de plásticos.
Nem sempre a implementação de medidas de logística verde é fácil, pois exige um investimento inicial por parte das empresas. Mas cada vez mais as companhias estão entendendo que precisamos reduzir o impacto no planeta e, mesmo que o investimento seja grande, a longo prazo, os resultados serão maiores.
A logística verde e o mercado de trabalho
Com consumidores cada vez mais atentos e preocupados com a sustentabilidade, a logística verde se torna uma necessidade para as empresas que querem se destacar e agregar valor à marca. Então, os profissionais mais atualizados quanto à implementação de processos de logística verde são bastante requisitados.
Além disso, por se tratar de uma área relativamente nova, ainda há muito o que se aprender e inovar nela, o que é uma excelente oportunidade de desenvolvimento profissional. Sem contar no prazer de trabalhar com algo que nos possibilita contribuir com o meio ambiente.
Como ingressar na área de logística verde
Dentre os cursos de graduação que preparam um profissional para trabalhar na área de logística, está o curso de Engenharia de Produção, que fornece conhecimentos sólidos em processos de produção e processos logísticos, para que o profissional esteja apto a fazer as melhores escolhas e otimizar todas as etapas.
A logística verde é apenas uma das tendências no mercado da logística e se você pretende ingressar nessa área, deve estar atento às novidades. Confira nosso post com outras 5 tendências da logística e saiba como se preparar para esse mercado!