5 dicas para conseguir um estágio
É comum que os estudantes tenham dúvidas sobre como conseguir um estágio e até mesmo se sintam um pouco inseguros em relação a isso. Afinal, o estágio é uma importante etapa da jornada profissional dos universitários e pode abrir muitas portas para a carreira. Se você está em busca de um estágio, continue a leitura e confira nossas dicas!
O que é estágio?
No Brasil, existe uma lei que regulamenta o estágio, a Lei Nº 11.778, de 25 de setembro de 2008. Essa lei define o estágio como “ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular”.
Ou seja, o estágio é o período no qual o estudante pode vivenciar e aplicar o cotidiano da profissão que escolheu em uma empresa de verdade.
Além de desenvolver suas habilidades e aptidões, o estagiário encontra nessa oportunidade uma excelente forma de inserção no mercado de trabalho. Afinal, muitos universitários acabam sendo contratados após o período de estágio.
Como conseguir um bom estágio?
Abaixo, listamos 5 pontos que podem lhe ajudar a conseguir o estágio dos seus sonhos. Confira!
1. Fazer uma boa faculdade
Sem dúvidas, esse é um importante passo para conseguir o estágio. Afinal, para se candidatar a esse tipo de vaga, é preciso estar matriculado em uma instituição de ensino.
Porém, a importância da faculdade para o estágio vai muito além da obrigatoriedade prevista na lei. O aprendizado adquirido durante o curso superior é fundamental para o desenvolvimento profissional do estagiário.
Antes de escolher a faculdade, pesquise sobre sua qualidade acadêmica, sobre seu conceito do MEC e sobre suas ações de empregabilidade.
2. Identificar e desenvolver habilidades
As empresas que buscam estagiários não priorizam a experiência, mas, sim, o perfil do candidato. Por isso, é muito importante que você identifique, desenvolva e demonstre as suas soft skills, aquelas habilidades comportamentais que também são aprendidas na faculdade, mas de uma forma nem sempre clara, como liderança, facilidade de comunicação e criatividade.
Uma boa maneira de identificar quais são suas habilidades mais evidentes é pedir feedbacks para pessoas do seu círculo social. Pergunte aos seus amigos, familiares, professores e colegas quais são os seus pontos fortes. Faça uma lista com as respostas, reflita e pesquise sobre cada item, buscando maneiras de desenvolver suas habilidades.
3. Participar de atividades extracurriculares
Durante a faculdade, não perca a oportunidade de participar de palestras, workshops e demais atividades extracurriculares. O conteúdo adquirido nesse tipo de prática é muito útil em seleções de estágio.
Você também pode participar do Núcleo de Pesquisa da faculdade, fazendo iniciação científica. Se dedicar à pesquisa acadêmica é uma experiência muito enriquecedora e torna o currículo do universitário mais atrativo.
Além disso, participar de atividades extracurriculares fomenta o networking, nossa próxima dica para conseguir um bom estágio.
4. Fazer networking
Networking é o ato de cultivar uma rede de contatos com pessoas que têm interesses em comum. O objetivo dessa rede de relacionamento é compartilhar informações e conhecimentos que possam gerar oportunidades de negócios.
Mas como fazer networking na faculdade? É simples: seja ativo nas aulas, mantenha o bom relacionamento com seus professores, participe de grupos de estudos, compartilhe informações relevantes com os seus colegas e crie um perfil no LinkedIn. Aos poucos, você perceberá que a sua rede de contatos está crescendo e se tornando sólida.
5. Criar um LinkedIn
O LinkedIn é a principal rede social profissional da atualidade. Por isso, é muito importante marcar presença na plataforma, mesmo que você ainda não tenha experiência. Além de pesquisar vagas de estágio em empresas de diversos portes e setores no mundo inteiro, você terá acesso a conteúdos relevantes sobre carreira e mercado.
Na hora de preencher seus dados, não invente informações. Afinal, os recrutadores costumam perceber quando há mentiras no currículo. Isso pode lhe prejudicar, inclusive em oportunidades futuras.
Inclua informações sobre sua formação, sobre as atividades extracurriculares que você realizou e sobre seus trabalhos acadêmicos. O LinkedIn também conta com uma área dedicada aos trabalhos voluntários, que são muito bem-vistos pelos recrutadores.
Você também pode se cadastrar em plataformas focadas em estágios, como o site do CIEE e Nube.
Agora que você já sabe como conseguir um estágio, aproveite para ler nossas 7 dicas para criar um perfil de sucesso no LinkedIn.