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Como fazer um plano de carreira

Como fazer um plano de carreira

Quem deseja conquistar o sucesso profissional sabe que tem um longo caminho pela frente. É preciso estabelecer objetivos, traçar metas e investir em educação. Nesse ponto, fazer um plano de carreira pode ajudar a clarear as ideias e descobrir por onde começar. 

Pensando nisso, preparamos este post com 5 dicas para fazer um plano de carreira pessoal. Confira!

O que é plano de carreira?

O plano de carreira é um projeto que visa o desenvolvimento profissional para chegar a um objetivo, como ingressar no mercado de trabalho, conquistar um emprego melhor ou mudar de área. Fazer o plano de carreira permite identificar seus pontos fortes e os pontos que ainda precisam de melhorias para que seus objetivos sejam alcançados.  

5 dicas para fazer um plano de carreira 

A princípio, fazer o plano de carreira pode parecer uma tarefa bastante complexa. Porém, com algumas dicas práticas, é possível traçar um bom plano para o seu futuro profissional, sempre considerando seus objetivos e o que será preciso para chegar lá. Veja o passo a passo.  

1. Faça uma autoavaliação

A primeira etapa de um bom plano de carreira consiste em fazer uma autoavaliação, respondendo perguntas como:

  • O que lhe move?
  • Quais são seus interesses?
  • Quais são seus pontos fortes e fracos?
  • Como você se imagina daqui a dez anos?

2. Faça um mapeamento do Mercado de Trabalho

Depois de fazer a autoavaliação, é hora de olhar para o mercado de trabalho. Pesquise sobre as oportunidades que a sua área de interesse oferece e faça um cruzamento das informações levantadas em sua autoavaliação com os dados referentes ao mercado, identificando como seus pontos fortes podem ser usados a seu favor.   

3. Estabeleça seus objetivos

O terceiro passo para criar o seu plano de carreira é estabelecer quais são os seus objetivos. Essa etapa é fundamental, pois ajuda a criar comprometimento com o plano de carreira. Anote seus objetivos no papel e deixe em um lugar de fácil acesso, para consultá-los sempre que necessário.

Para definir seus objetivos, utilize verbos que indiquem conquista ou crescimento, como: elevar, aumentar, aprimorar, aumentar ou formar.  

4. Estipule suas metas

Enfim, chegou o momento de estipular as metas do seu plano de carreira. Para isso, você poderá utilizar o método SMART, que ajudará a traçar metas mais efetivas. Veja a seguir.

Specific (específica)

Quanto mais específicas e detalhadas forem suas metas, maiores são as chances de alcançá-las. Portanto, reflita bastante e coloque todas as informações no papel. Considere os motivos pelos quais você está criando a meta, como irá alcançá-la, o que precisa para torná-la realidade, o que lhe impede de alcançá-la e quem fará parte dessa realização.  

Measurable (mensurável)

Para garantir que o seu plano de carreira está em andamento, é preciso acompanhar e medir o seu desenvolvimento. Portanto, todas as metas devem ser mensuráveis de forma quantitativa.  

Attainable (alcançável)

Um erro bastante comum em planos de carreira é traçar metas inalcançáveis. Além de atrapalhar seus objetivos, isso pode ser muito frustrante. Nesse ponto, a dica é priorizar as metas que estão ao seu alcance. Ou seja, dar um passo de cada vez.  

Realistic (realista)

Seja realista e tenha bom senso. Antes de estipular uma meta, reflita se você está disposto a se dedicar para alcançá-la e se tem as ferramentas e conhecimentos necessários para isso.  

Timely (temporal)

Toda meta precisa ter um prazo. Isso ajuda a criar senso de urgência, o que é extremamente importante para a execução de metas. Vale lembrar que os prazos também devem ser realistas.

5. Crie um plano de ação

Por fim, chegou o momento de criar um plano de ação. Para isso, você deverá analisar suas metas e se perguntar: o que eu preciso fazer para alcançá-las? Depois, liste as ações que são necessárias para tirar seus planos do papel. 

Por exemplo, se uma das suas metas é conquistar um diploma de curso superior até 2025, você deverá incluir atividades como “estudar para o vestibular” e “ingressar na faculdade” no seu plano de ação. Vale lembrar que, nessa etapa do plano de carreira, é preciso considerar as questões práticas, como gestão de tempo, prazos e orçamentos. 

6. Avalie constantemente

Se seus objetivos, prioridades ou necessidades mudarem, considere fazer ajustes no seu plano de carreira. Afinal, existem vários fatores que podem influenciar a sua carreira e a sua vida pessoal. Muitas vezes, é possível encontrar ótimas oportunidades nessas revisões.

Agora que você já sabe como fazer um plano de carreira, veja também nosso post “Como se destacar no mercado de trabalho”.

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