Ir para o conteúdo
  • Cursos
    • Administração
    • Engenharia de Produção
    • Engenharia de Computação
    • Direito
    • Economia
  • Mercado de Trabalho
    • Escolha de Carreiras
    • Ensino Superior
  • Rotina de Estudos
    • Vestibular
    • ENEM
    • Dicas
  • Materiais Gratuitos
  • SITE
  • VESTIBULAR 2023
Blog Conexão Carreira | ESEG
Mercado de Trabalho

5 dicas para desenvolver a liderança

Maio 2, 2022
Como desenvolver a liderança
4 minutos para ler
Tempo de leitura 3 min

Para conquistar as melhores oportunidades de emprego, os candidatos passam por diversos tipos de avaliações. As soft skills estão entre os requisitos que os recrutadores buscam, com o intuito de selecionar profissionais que não tenham apenas qualificações técnicas, mas também habilidades comportamentais que geram produtividade. 

Sem dúvidas, a liderança está entre as skills mais importantes do mercado de trabalho. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, essa competência é importante para todos os profissionais, até mesmo para aqueles que não ocupam cargos de gestão. No  post de hoje, vamos listar 5 dicas para desenvolver a liderança e se destacar profissionalmente. Confira!

O que é liderança? 

Chamamos de liderança a habilidade que um indivíduo tem de motivar, influenciar e engajar positivamente um grupo de pessoas em prol de um mesmo objetivo. A liderança é baseada em um conjunto de fatores comportamentais, como empatia, honestidade e sociabilidade. 

Antigamente, acreditava-se que a liderança era uma característica congênita. Porém, essa ideia de que líderes nascem líderes não é real. Na verdade, a liderança pode ser desenvolvida ao longo do tempo, por meio de práticas relativamente simples, que apresentaremos a seguir.  

Por que a liderança é importante no mercado de trabalho? 

Desenvolver a liderança pode abrir muitas portas no mercado de trabalho. Afinal, essa habilidade é fundamental para otimizar o trabalho em equipe, encontrar as melhores soluções para os problemas, manter os colaboradores motivados e conquistar bons resultados. 

Nesse ponto, a liderança não precisa partir de um gestor. Muitas vezes, colaboradores das áreas operacionais são capazes de influenciar positivamente seus colegas, sem necessariamente haver um nível hierárquico. Assim, podemos afirmar que essa skill é um dos fatores que leva um profissional a ser contratado e até mesmo promovido. 

5 passos para desenvolver a liderança 

Agora que você já sabe qual é a importância de desenvolver a liderança para se destacar no ambiente corporativo, confira 5 dicas para ter a atitude de um líder. 

1. Intere-se sobre todas as áreas

Procure compreender como a empresa na qual você trabalha funciona. Converse com seus colegas mais próximos e também com os profissionais de outras áreas. Afinal, todos os colaboradores devem se dedicar a um objetivo comum, que é garantir os melhores resultados para a organização.  

2. Participe de projetos em equipe 

Trabalhar em equipe ajuda a desenvolver diversas habilidades importantes para a liderança, como colaboratividade, comunicação, visão sistêmica, respeito à diversidade e escuta ativa. Além disso, você terá a oportunidade de dar e receber feedbacks essenciais para sua evolução profissional.  

3. Ajude um colega no trabalho

Se tiver um tempo livre, ofereça ajuda a um colega de trabalho. Ser colaborativo é um importante traço de um bom líder. Assim, além de manter o seu ambiente de trabalho mais cordial, você terá a oportunidade de aprender novas tarefas e desenvolver suas habilidades.

4. Tome iniciativa

Você não precisa esperar alguém delegar uma tarefa para colocá-la em prática. Procure identificar as oportunidades e prever possíveis problemas. Depois, apresente ideias aos seus gestores. A criatividade e a proatividade são muito valorizadas no ambiente corporativo. 

5. Mantenha a disciplina

Um bom líder motiva a sua equipe por meio de ações. Portanto, você deve dar o exemplo, adotando uma postura disciplinada. Isso significa ser pontual, respeitar prazos e manter compromissos. 

Mas como desenvolver a disciplina? Comece pelos pequenos hábitos diários, como acordar um pouco mais cedo para organizar a sua rotina. 

Gostou das nossas dicas para desenvolver a liderança? Então, aproveite para ler também os nossos artigos sobre soft skills e hard skills.  

Siga a ESEG – Faculdade do Grupo Etapa nas redes sociais:


Powered by Rock Convert
método de estudoPowered by Rock Convert
Você também pode gostar
o-que-e-data-science

O que é Data Science e quais suas tendências no mercado de trabalho?

março 24, 2023
engenharia-de-producao-e-seguranca-do-trabalho

Segurança do trabalho e sua relação com a Engenharia de Produção.

janeiro 19, 2023
areas-do-direito-tendencias-para-o-futuro

Quais as áreas do Direito são tendência para o futuro?

janeiro 12, 2023

Deixe um comentário Cancelar resposta

-


Posts mais lidos

  • profissões em alta
    12 profissões em alta para ficar de olho nos próximos anos
  • como-fazer-uma-boa-redacao
    Veja como fazer uma boa redação em 10 passos
  • o que faz um engenheiro da computação
    Afinal, o que faz um engenheiro de computação?

Sobre o blog

Este é o Blog da ESEG, o seu canal de informações sobre carreira e educação. Aqui você encontra conteúdos que te auxiliam no ingresso e no sucesso no ensino superior.

Política de privacidade

Categorias

  • Administração
  • Curso de Extensão
  • Curso Online
  • Cursos de Férias
  • Dicas
  • Direito
  • Economia
  • Empreendedorismo
  • ENEM
  • Engenharia de Computação
  • Engenharia de Produção
  • Ensino Superior
  • Escolha de Carreiras
  • Gestão
  • gestão de negócios
  • Mercado de Trabalho
  • Pós-graduação
  • Profissionalização
  • Python
  • Rotina de Estudos
  • Segurança do trabalho
  • Sem categoria
  • Tecnologia
  • Vestibular

Entre em contato

  • Rua Apeninos, 960 – Paraíso – São Paulo – SP – CEP 04104-020

  • Rua Vergueiro, 1951 – Vila Mariana – São Paulo – SP – CEP 04101-000

  • (11) 2187-1230

  • (11) 2187-1056

  • fale_conosco@eseg.edu.br

Site criado por Rock Content.