Qual o perfil ideal de um bom administrador?
É inegável que os colaboradores são importantes para a empresa, pois é com a soma de esforços de todos que é possível obter os melhores resultados. Porém, alguns cargos, de uma forma ou de outra, desempenham funções mais críticas. Uma vez que as ações desses profissionais são estratégicas e, dependendo dos erros que eles cometem, a companhia pode não sobreviver. Então, afinal, como ser um bom administrador?
Ter sucesso nesse cargo é fundamental para se destacar no mercado de trabalho. E você, pensa em ser um profissional de Administração? Quer saber o que as empresas esperam de quem ocupa essa função e se você tem as características necessárias para crescer nessa carreira? Continue a leitura e descubra a resposta.
Perfil de um administrador de sucesso: quais são as características essenciais?
O mercado costuma ser exigente com os administradores. Afinal, o sucesso da empresa depende da capacidade desse profissional para analisar o cenário no qual ela está inserida. Além de buscar soluções e conduzir toda a equipe na mesma direção. A lista de qualidades costuma ser extensa, mas nós selecionamos algumas das principais para você. Acompanhe.
Timing
Esse é o termo utilizado para quem sabe agir na hora certa. O tempo de uma decisão faz toda a diferença, sendo um dos fatores cruciais para o sucesso de um gestor ou administrador. O que acontece é que, no dia a dia das empresas, sempre surgem imprevistos e mudanças repentinas. Então, o profissional deve estar apto a olhar a situação de forma analítica e definir as ações a serem tomadas com agilidade.
Boa comunicação
Para o administrador, a boa comunicação é essencial. Ela tem duas funções muito importantes: a questão técnica e a motivacional. Como muitas das atividades do negócio não são executadas por esse profissional — que delega tarefas para suas equipes —, ele precisa ser extremamente claro ao explicar:
- o que deseja;
- o porquê;
- qual é o prazo;
- quais são as etapas;
- os objetivos de determinadas ações etc.
Assim, cada colaborador saberá o que fazer sem comprometer a produtividade e os resultados devido à falta de entendimento. Existem também os aspectos emocionais e motivacionais. Para conseguir o engajamento das pessoas, o administrador precisa garantir que elas vistam a camisa da equipe.
Ele deve usar a persuasão e, principalmente, a autenticidade para fazê-las compartilhar do sonho da empresa e colocar todos os seus esforços na concretização do objetivo em comum. Os feedbacks construtivos são mais do que uma necessidade para esse profissional se desenvolver de forma individual e em equipe — para isso, a leitura sobre a importância dessa prática é fundamental.
Redução de custos
Toda empresa tem recursos financeiros limitados, por maior que ela seja. Nesse sentido, o que permite o crescimento de um negócio é a eficiência do trabalho feito — algo que passa diretamente pelo administrador. Ele deve agir no sentido de reduzir a burocracia, implementar novas tecnologias e investir em inovação, por exemplo.
O objetivo é reduzir os custos operacionais — ou seja, os gastos necessários para a empresa funcionar — e, com isso, abrir espaço no caixa para novos investimentos.
Gestão de projetos
Para que a empresa dê certo, as boas ideias precisam sair do papel. Sendo assim, o administrador deve melhorar suas habilidades e tornar-se um excelente gestor de projetos. Isso significa que ele vai decompor um objetivo estratégico em metas, analisar dados e reunir sua equipe a fim de planejar ações que levem ao cumprimento delas, delegando tarefas para que tudo aconteça conforme o planejado.
A gestão de projetos exige, então, que o administrador saiba como mobilizar os recursos físicos, humanos e financeiros da empresa para atingir os objetivos. Ele precisa colocar todos os colaboradores para trabalhar em sinergia, fazendo com que as ações de uns complementem as dos outros e levem ao resultado esperado.
Ao longo do processo, ele orienta, corrige o rumo, identifica novas necessidades e ajuda seu time, contribuindo para que as metas sejam alcançadas.
Busca de conhecimento
Uma das coisas que você deve ter em mente quando se perguntar como ser um bom administrador é que esse profissional precisa ter sede de conhecimento. Estamos falando de uma área de atuação que envolve muito estudo, atualização constante e um olhar analítico para o mercado. Na era da transformação digital em que estamos vivendo, por exemplo, as novas tecnologias desempenham um papel fundamental nas companhias.
Já imaginou o que acontece com uma organização que vê a concorrência investindo em tecnologias de ponta e não se movimenta para acompanhar as tendências por falta de conhecimento do administrador? Esse papel de liderança traz consigo a necessidade de estar por dentro das novidades para transformá-las em oportunidade — isso significa que ele deve se dar bem com os livros.
Além da tecnologia, outro bom exemplo de conhecimento que o administrador deve buscar é o relacionado a métodos de trabalho, como os frameworks ágeis para desenvolvimento de softwares e projetos em geral.
Habilidade para desenvolver pessoas
O administrador deve ter a habilidade de ajudar os colaboradores a desenvolverem o próprio potencial. Assim, eles têm a possibilidade de melhoria a cada dia. Isso faz com que a organização se prepare para enfrentar os desafios de um mercado altamente competitivo e que muda a todo momento.
A gestão de pessoas deve ser tratada como uma prioridade. Então, o administrador precisa criar estratégias para identificar os pontos fortes e fracos de seus colaboradores com base no desempenho. A partir desse diagnóstico, ele planeja ações com a finalidade de preencher esses gargalos de conhecimento ou de competências, bem como fortalecer a qualidade do seu time.
Isso é feito por meio de treinamentos, programas de mentoria, estímulo à educação continuada e assim por diante.
Capacidade de aprender com os próprios erros
O ambiente empresarial exige um cuidado especial do administrador: ele deve manter, tanto quanto for possível, um olhar neutro sobre diversas situações. Isso significa, entre outras coisas, assumir os próprios erros em vez de ficar tentando justificá-los.
Entender a causa do problema não é o mesmo que criar barreiras para o próprio crescimento. É preciso ter em mente que o mais interessante para a empresa é tomar a decisão certa para ser produtiva e corrigir gargalos — e não ficar caçando culpados para eventuais falhas.
Autoconfiança
Da mesma forma, é importante que o administra
dor confie no próprio potencial. A chamada síndrome do impostor, que faz a pessoa acreditar ser uma fraude ou ter chegado ali por pura sorte, pode comprometer uma carreira de sucesso. É preciso lidar com a insegurança e assumir que suas decisões são tomadas com base em um conhecimento sólido.
Somado a isso, é preciso lembrar que falhas acontecem. Não há administrador que não erre, mas os melhores são os que sabem aprender com esses erros.
Capacidade de gerenciar conflitos
Onde há pessoas, inevitavelmente surgem conflitos. Um problema pequeno, mas não resolvido, pode se tornar uma bola de neve que prejudica o clima organizacional, levando à perda de talentos e derrubando a produtividade da equipe. O gestor precisa ter a habilidade para solucionar esses desentendimentos com justiça e transparência, promovendo um convívio saudável e um ambiente de trabalho seguro.
Resiliência
Algumas pessoas atribuem a Winston Churchill uma frase interessante. Segundo elas, o ex-primeiro-ministro britânico costumava dizer que “o sucesso é ir de fracasso em fracasso sem perder o entusiasmo”. Parece exagerado? Não para quem conhece o mercado.
Em uma empresa, nem tudo dá certo o tempo todo. É natural que algumas ações não tenham o resultado esperado e mostrem que foram tomadas decisões erradas. O perfil do profissional de Administração envolve também a resiliência, que é a capacidade de não se abater diante de derrotas, aprender com elas, adaptar-se e voltar com força total para tentar de novo e de uma forma melhor.
Flexibilidade
Inevitavelmente, algumas ações precisam de certo jogo de cintura, e o primeiro a lidar com isso é o administrador. Flexibilidade envolve ter uma rotina de trabalho sem horários tão engessados, por exemplo.
Além disso, é preciso negociar com funcionários, clientes e outros gestores o tempo todo. Nesse sentido, ele deve saber abrir mão quando for necessário, buscando sempre a satisfação mútua.
O que fazer se você não tem essas competências?
Talvez você tenha visto essa lista e esteja pensando: “eu não tenho o perfil de um administrador de sucesso“ ou “não identifiquei em mim a maioria dessas qualidades”. Isso pode até ser verdade hoje, mas não precisa ser uma sentença que vai definir todo o seu futuro profissional.
A boa notícia sobre conhecimentos, habilidades e competências é que eles podem ser adquiridos ou desenvolvidos. O que importa é começar a tomar atitudes que vão levá-lo ao patamar de performance que o mercado espera.
Uma das principais características de um administrador de sucesso é justamente essa: reconhecer seus pontos fracos e trabalhar a fim de obter a qualificação necessária para se destacar. Buscar capacitação técnica e aperfeiçoamento pessoal contínuo é uma necessidade não só para quem está entrando no mercado, mas mesmo para os profissionais mais experientes.
Atualmente, o mercado muda em pouco tempo. O surgimento de novas tecnologias faz com que produtos apareçam e caiam em desuso em uma velocidade impressionante. O próprio acesso à informação, potencializado pela internet, transforma o comportamento do consumidor.
Assim, quem quer fazer a diferença e ter sucesso na carreira precisa entender uma verdade: o que uma pessoa sabe hoje não será suficiente amanhã. Ela deve evoluir por meio da educação continuada para permanecer atualizada e relevante no negócio. Agora que você já sabe como ser um bom administrador, vá em busca de capacitação e construa uma carreira de sucesso.
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