Mercado de Trabalho

Na dúvida entre Economia ou Administração? Nós ajudamos você a decidir

Está em dúvida entre economia ou administração? Então confira agora mesmo o conteúdo que preparamos para te ajudar a decidir!
administração ou economia

Escolher um curso superior é uma missão complexa, especialmente quando as opções se confundem na cabeça do estudante. Decidir se combina com Administração ou Economia, por exemplo, fica ainda mais complicado quando se percebe que os profissionais dessas áreas não só podem trabalhar em parceria, mas até mesmo ocupando cargos similares.

Contudo, ainda que tenham várias semelhanças, esses cursos também apresentam características que os diferenciam um do outro. Por essa razão, é fundamental conhecer mais sobre cada um deles antes de definir qual caminho seguir na graduação.

Pensando nisso, preparamos este artigo com as principais informações sobre essas graduações, para ajudar você a descobrir qual alternativa — entre Economia ou Administração — melhor atende às suas expectativas na faculdade e na carreira.

Como é o curso de Economia?

Com duração de 8 semestres, a graduação em Economia prepara o estudante para realizar análises de mercado com o objetivo de promover a valorização do patrimônio de uma empresa, entre outras atividades. Esse é um curso indicado para quem tem afinidade com números, mas também se interessa por conhecimentos gerais — incluindo política, uma vez que vários fatores influenciam o cenário econômico nacional e mundial.

A grade curricular do curso tem como base, principalmente, as disciplinas de Finanças, Econometria e Estatística. Na sequência, listamos mais algumas das matérias estudadas ao longo dessa graduação:

  • Contabilidade Social e Balanço de Pagamentos;
  • Economia do Setor Público;
  • Economia Internacional;
  • Economia Monetária;
  • Estatística Econômica;
  • Formação Social e Econômica do Brasil;
  • Instituições de Direito para Economistas;
  • Matemática Aplicada à Economia;
  • Mercados de Renda Fixa;
  • Técnicas de Pesquisa em Economia.

Quais são as áreas de atuação da Economia?

O economista conta com vários campos de atuação para seguir carreira. A seguir, conheça alguns deles.

Mercado financeiro

No mercado financeiro, o profissional se dedica a acompanhar o cenário econômico, fazendo análises, monitorando fluxos de caixa e investimentos, trabalhando com valores imobiliários e de títulos, entre outras funções. Além disso, ainda elabora planos de negócios e faz estudos de viabilidade de projetos.

Auditoria e Fiscalização

Nessa área de atuação, o economista trabalha em conjunto com contadores para analisar as finanças de uma empresa, avaliando a execução de projetos, a fim de indicar ações para potencializar o uso do capital. Para tanto, esse profissional avalia o fluxo do caixa e identifica suas inconformidades.

Comércio Exterior

Por meio da visão do cenário internacional que a graduação em Economia proporciona, o profissional consegue analisar a situação econômica de outros países e traçar um comparativo com a brasileira. Com isso, ele aponta as oportunidades mais vantajosas de importação e exportação, além de outras possibilidades de investimento.

Consultoria e Assessoria

Também há espaço no mercado de trabalho para economistas que preferem atuar de forma independente, abrindo o próprio negócio. Nesse caso, o profissional pode prestar serviços de consultoria e assessoria não só para empresas, mas também para pessoas físicas que têm interesse em fazer investimentos e administrar melhor suas finanças.

Desenvolvimento de projetos de infraestrutura

A atuação do profissional nessa área é voltada para atividades que buscam melhorias na infraestrutura econômica e social de uma região. Nesse sentido, o economista analisa, por exemplo, projetos de habitação, saneamento, transportes e energia, que costumam fazer parte de planos de desenvolvimento econômico. Elaboração de orçamentos e de estratégias de investimentos também são algumas das atividades realizadas.

Estudos mercadológicos

Nesse campo de atuação, o foco são os setores de mercado e comércio, nos quais o profissional de Economia analisa a dimensão da oferta e procura de produtos e serviços em uma determinada região. A partir de informações como essas, é possível traçar o perfil dos consumidores e estimar a quantidade de produtos que será disponibilizada para venda.

Qual é a situação do mercado de trabalho para Economia?

No mercado de trabalho, o economista atua em instituições públicas, privadas e no meio acadêmico. Bancos, corretoras e outras empresas financeiras são as mais conhecidas, mas organizações de grande porte que fazem transações comerciais internacionais também merecem destaque.

O setor público, por sua vez, necessita desses profissionais para elaborar orçamentos e analisar os impactos das decisões políticas na Economia. Além disso, questões econômicas influenciam diretamente a proposição de políticas públicas voltadas para problemas sociais, o que também cria oportunidades de trabalho para os economistas.

Há, ainda, a possibilidade da carreira acadêmica, na qual o economista faz mestrado e doutorado para atuar como professor universitário e pesquisador da área. Dessa forma, são diversas as oportunidades no mercado para quem escolhe esse curso, principalmente se, após a graduação, o profissional investir em pós-graduações.

Agora que você já conheceu um pouco mais sobre a formação e carreira de um economista, continue a leitura para descobrir se você combina mais com Administração ou Economia.

Como é o curso de Administração?

Também com duração de 8 semestres, a graduação em Administração faz com que o estudante desenvolva uma visão sistêmica de todos os setores de uma empresa.

Assim, esse curso é bastante indicado para quem tem a habilidade de trabalhar em equipe ou se interessa por empreendedorismo e almeja abrir o próprio negócio. Conheça alguns dos temas estudados nessa graduação:

  • Administração Financeira de Negócios;
  • Análise e Gestão de Riscos Empresariais;
  • Contabilidade Empresarial;
  • Direito Constitucional e Administrativo;
  • Empreendedorismo e Inovação;
  • Gestão Comercial e de Vendas;
  • Gestão de Pessoas nas Organizações;
  • Gestão Estratégica de Negócios;
  • Planejamento Estratégico nas Organizações;
  • Responsabilidade Social e Ética Empresarial.

Quais são as áreas de atuação da Administração?

Por ter uma visão sistêmica da empresa, o profissional pode trabalhar em uma série de setores. Aqui, destacamos alguns das principais áreas da Administração.

Auditoria

Assim como o curso de Economia, o de Administração também permite que o profissional realize auditorias nas empresas. De modo similar à outra área, ele analisa como os procedimentos internos são executados, com o objetivo de identificar falhas e apontar formas de melhorar esses aspectos para atingir as metas da organização.

Finanças

No setor de finanças de uma empresa, o administrador define de que forma seus recursos financeiros são utilizados. Para isso, ele considera toda a situação econômica da corporação, o que contribui para tomadas de decisão como financiamentos bancários, entre outras. Assim, o profissional preserva a saúde financeira da empresa.

Recursos Humanos

Nessa área de atuação, o profissional trabalha com a gestão de pessoas. Processos de recrutamento e seleção, contratação, treinamento de colaboradores, elaboração de planos de carreira e de folhas de pagamento são algumas das atividades rotineiras. Além disso, quem se insere nesse setor também se preocupa com a produtividade e o bem-estar dos funcionários.

Marketing

No setor de Marketing, o objetivo é estabelecer uma imagem positiva da empresa no mercado, de modo a atrair seu público-alvo e torná-lo um consumidor da marca. Para tanto, o administrador pode realizar pesquisas de mercado a fim de traçar o perfil desse público, elaborar estratégias de interação e desenvolver ações para melhorar os produtos e serviços ofertados, entre outras atividades.

Logística

A atuação na área de Logística tem como foco todos os procedimentos que envolvem a produção, a estocagem e o transporte tanto da matéria-prima quanto do produto final a ser comercializado. Nesse ramo, o administrador é responsável por gerenciar todo esse fluxo produtivo, buscando a otimização dos processos, a redução de desperdícios, a garantia da qualidade e o cumprimento das normas de segurança.

Planejamento estratégico

Essa é uma área voltada especificamente para o crescimento da empresa. De modo geral, a função do administrador é definir metas e elaborar estratégias para atingi-las. Para tanto, o profissional analisa a situação do mercado, acompanha os resultados, ajusta as ações planejadas à realidade da organização e identifica a necessidade de revisar as metas. Com isso, é possível evitar prejuízos e garantir um melhor desempenho produtivo.

Qual é a situação do mercado de trabalho para Administração?

Uma vez que pode atuar em vários departamentos das empresas de diversos segmentos, quem se forma no curso de Administração tem muitas oportunidades no mercado. Além dos campos de atuação que já citamos, os setores de Comércio Exterior, Controladoria e Gestão de Informações também empregam muitos profissionais do ramo.

Existe, ainda, a possibilidade de atuar de forma autônoma, administrando a própria empresa ou prestando consultoria para empreendedores que precisam de orientação especializada para fazer o negócio dar certo. Em um cenário no qual o empreendedorismo está cada vez mais em alta, esse tipo de serviço é extremamente necessário.

Assim como mencionamos no tópico sobre o curso de Economia, seguir carreira no meio acadêmico é mais um caminho possível para quem faz Administração. Com pós-graduações nessa área, o profissional pode lecionar em diversos cursos relacionados, além de desenvolver pesquisas acadêmicas.

Economia ou Administração: qual escolher?

Como vimos, embora tenham algumas semelhanças, esses cursos têm focos diferenciados. De modo geral, podemos afirmar que, enquanto os economistas estudam como o mercado é afetado pelas organizações, os administradores focam em como esse cenário influencia as empresas.

Diante disso, fica a seu critério perceber qual dessas graduações está mais alinhada com o seu perfil. Optando por Administração ou Economia, tenha em mente que ambas são relevantes no mercado atual e, dada a sua importância, a tendência é que continuem assim. Portanto, faça sua escolha consciente de que qualquer opção representa o início de uma carreira promissora.

Então, já tem uma ideia de qual graduação vai escolher? Será Economia ou Administração? Entre em contato com a ESEG e saiba mais sobre esses cursos.

Siga a ESEG – Faculdade do Grupo Etapa nas redes sociais:

Ações: