Ensino Superior

Afinal, qual é a diferença entre Gestão e Administração?

Gestão ou Administração? Qual área se encaixa melhor no seu perfil? Veja em nosso post a diferença entre elas e como é o mercado de ADM!
diferença entre gestão e administração

Quando chega o momento de decidir qual área cursar na graduação, é fundamental entender exatamente o que é feito naquele campo de estudos. O desafio é justamente superar o senso comum e olhar para o que realmente significa cada conceito. Nesse sentido, algo que costuma trazer dúvidas para quem pretende ingressar no Ensino Superior é a diferença entre Gestão e Administração.

Em um momento em que o empreendedorismo tem sido uma opção tentadora para os profissionais, o interesse nessas carreiras cresce consideravelmente. Mas, afinal, estamos falando da mesma coisa? Na verdade, não. Ainda que muita gente confunda essas áreas, elas lidam com atividades diferentes.

Quer tirar suas dúvidas? Criamos este post especialmente para ajudar você a compreender a fundo os significados desses dois conceitos. Além disso, explicaremos como é a graduação e o que faz o profissional do mercado de Administração. Confira.

Qual é a diferença entre Gestão e Administração?

A origem do termo Gestão pode ser rastreada até o latim, em que sua raiz é compartilhada com a palavra gestação. Nesse caso, ambos os conceitos indicavam sentidos relacionados ao desenvolvimento de algo — um projeto — muito valioso. Entretanto, no contexto específico do campo empresarial, refere-se aos princípios de incentivar participação, estimular autonomia e responsabilidade das pessoas.

Administração, por sua vez, é um conceito que significa planejar algo, além de controlar e direcionar os recursos à disposição — que podem ser humanos, materiais, virtuais ou financeiros. Tendo isso em mente, fica um pouco mais fácil entender as diferenças entre ambas as ideias.

Resumidamente, a Gestão é uma prática voltada ao aspecto político-administrativo de uma equipe ou empresa, em que as relações pessoais e de rotina estão envolvidas no processo como um todo.

A Administração, por sua vez, é usada para guiar um projeto ou uma empresa a objetivos específicos. Para isso, seus conceitos são aplicados para que alcancem os resultados esperados. Consequentemente, o administrador tem um papel fundamental em toda organização.

O que faz um profissional formado em Administração?

Conforme aponta Jules Henri Fayol, o famoso fundador da Teoria Clássica da Administração, o papel desse profissional é, de forma prática, conduzir o negócio. Em outras palavras, ele deve assumir a responsabilidade de alcançar as metas estabelecidas, aplicando os conceitos que permitem organizar, planejar e monitorar a execução das atividades corporativas.

Tenha em mente, por exemplo, que não se trata de um cargo no qual a pessoa é necessariamente responsável por ficar dizendo “faça isso” ou “faça aquilo”.

Em alguns casos, as atividades podem incluir até mesmo a construção, o controle e a melhoria de um sistema. É o que fazem, por exemplo, os administradores de projetos de TI — que é uma profissão diferente, mais voltada à tecnologia.

Veja, a seguir, quais são as funções básicas de um administrador.

Planejamento

O primeiro passo é estabelecer aonde a empresa quer chegar. Isso exige a projeção de cenários para avaliar qual é a possibilidade de sucesso de uma iniciativa. Imagine que estamos falando de uma loja que atua no varejo. Um exemplo seria uma análise do impacto (positivo ou negativo) que a empresa teria ao criar um comércio virtual para ampliar suas vendas.

A análise envolve levantar os custos para fazer isso e o possível retorno sobre o investimento (ROI). Após chegar à conclusão, o administrador deve incluir no planejamento questões como os objetivos a serem alcançados, as estratégias para fazer isso e as ações (quem deve fazer o quê).

Desenho de processos

Se o administrador é responsável por garantir a eficiência da estratégia, cabe a ele elaborar o desenho de cada atividade realizada. Na prática, isso costuma ser chamado de mapeamento de processos e envolve uma descrição detalhada do trabalho que cada funcionário ou equipe deve executar.

Direção e controle

No dia a dia, cabe ao administrador monitorar as atividades para garantir que tudo esteja sendo feito conforme o planejamento. Por isso, ele deve aplicar técnicas e ferramentas de controle. Vale destacar a importância de documentar o desempenho e os resultados para, posteriormente, analisar os dados.

Tomada de decisões

Em situações que envolvem ganhos e perdas, o administrador é o responsável por tomar as decisões cruciais. Em geral, estamos falando de cenários que nem sempre estão no escopo do mapeamento de processos.

Logo, mesmo que seja algo relacionado ao trabalho de um funcionário, ele pode encaminhar a situação para o administrador, que tem mais autonomia para resolver a questão.

Como é a graduação em Administração?

Iniciar uma carreira em Administração exige uma formação de qualidade, já que a rotina desse profissional envolve uma série de decisões de grande impacto para a empresa. Em média, o bacharelado tem duração de 4 anos e tem como objetivo preparar o aluno para organizar, planejar e dirigir instituições — tanto públicas como privadas.

Veja algumas das áreas nas quais o administrador pode atuar:

  • Recursos Humanos;
  • Administração Financeira;
  • Logística;
  • Marketing;
  • Consultoria;
  • Planejamento Estratégico;
  • Comércio Exterior;
  • Auditoria;
  • Controle de Produção;
  • Gestão Ambiental;
  • Gestão de Informações.

O curso abrange uma ampla variedade de conteúdos, de Finanças até Comunicação e Marketing. Vale destacar a importância de a instituição de ensino ser capaz de aliar teoria e prática, direcionando a formação do aluno às principais demandas do mercado de trabalho.

Um bom exemplo é o curso da ESEG, que coloca os alunos em contato com grandes empresas nacionais e multinacionais, em São Paulo, por meio de visitas técnicas. Além disso, é importante ter certeza de que a graduação tenha sido estruturada de acordo com as diretrizes curriculares do Conselho Nacional de Educação.

Por fim, duas dicas fundamentais que deixamos são: confira a grade curricular do curso — incluindo as informações dos livros usados na graduação — e verifique se a instituição de ensino conta com atividades de extensão, espaço para pesquisa e eventos extracurriculares. São diferenciais que colocarão você um passo à frente da concorrência na hora de buscar seu espaço no mercado.

Como vimos, há uma diferença conceitual entre Gestão e Administração que deve ser levada em conta. Agora que foi possível entender mais a fundo
o que significa atuar nesse mercado, invista na sua formação e construa uma carreira de sucesso.

Se deseja aprofundar seus conhecimentos a respeito do tema, baixe gratuitamente nosso e-book completo sobre Administração.

Quer saber mais sobre a ESEG e acompanhar as novidades da Faculdade? Acesse o nosso site.Se preferir, cadastre o seu e-mail e receba nossas publicações em primeira mão.  

Siga a ESEG – Faculdade do Grupo Etapa nas redes sociais:

Ações: