Ensino Superior

5 métodos de estudo que vão otimizar o seu aprendizado

Quer conhecer 5 metódos de estudo que vão otimizar seu aprendizado? Então clique aqui agora mesmo e confira os que listamos!
métodos de estudo

5 métodos de estudo que vão otimizar o seu aprendizado

Você já pensou em aplicar métodos de estudo para ter melhores resultados em seu aprendizado? Muitas vezes, a rotina é tão corrida que os estudantes se limitam a ler os conteúdos, sem terem uma organização efetiva ou procurarem técnicas que possam otimizar o seu desempenho.

Contudo, sem um bom planejamento, é comum encontrar dificuldades em focar nos estudos e conseguir revisar todos os conteúdos necessários. Nesse sentido, a aplicação de técnicas corretas ajuda a solucionar esses problemas.

Pensando nisso, preparamos este post para apresentar os melhores métodos de estudo e dar algumas dicas para você organizar a sua rotina, tendo ainda mais sucesso nessa jornada. Vamos lá?

Confira 5 métodos de estudo para melhorar seus resultados

Os métodos de estudo ajudam a organizar a rotina e aumentar o foco diante de leituras, o que facilita a memorização de conceitos e, consequentemente, traz vantagens para o seu desempenho. O tempo será melhor aproveitado, já que você absorverá mais informações em menos horas de dedicação.

Além disso, eles podem ser usados em conjunto para potencializar os resultados. Desse modo, você conseguirá absorver os conteúdos e terá mais facilidade para conquistar os seus objetivos, como ser aprovado no vestibular ou se destacar durante a faculdade.

Para conquistar esses benefícios, existem diversos métodos de estudo que podem ser aplicados no seu dia a dia. A seguir, separamos as 5 principais técnicas para você conhecer.

1. Estudo intercalado

Uma prática comum ao estudar é definir um tema e seguir com ele até concluir os tópicos que o abordam — o chamado estudo em bloco. Porém, no intercalado, a lógica é diferente: você passa por diferentes assuntos ao mesmo tempo, desde que eles sejam relacionados.

Usando as matérias do Ensino Médio como exemplo, você pode estudar os climas (geografia) e a fauna e a flora (biologia) em um mesmo dia, já que eles têm pontos em comum.

A vantagem é que a variedade de assuntos tratados em um dia ajuda a manter a concentração por mais tempo, consequentemente, aumentando o seu rendimento. Porém, é sempre importante avaliar quais são os resultados no seu caso. Se tiver dúvidas sobre a eficácia dessa prática, alterne o estudo intervalado com os blocos e, ao revisar o conteúdo em outra oportunidade, observe qual foi mais efetivo.

2. Mapas mentais

Os mapas mentais são uma forma de associar imagens e diagramas aos conceitos estudados. Eles podem ser feitos à mão ou elaborados no computador usando fotografias, desenhos e cores variadas.

Eles começam com um título, normalmente o tema estudado, que estará conectado por linhas a outras informações e imagens relacionando toda a matéria. É importante organizar a hierarquia, para facilitar a compreensão de todos os dados, já que os mapas mentais também podem ser usados no momento de revisar as disciplinas.

Desse modo, esse método de estudo conecta um conjunto de informações e organiza todos os conceitos, facilitando a compreensão e a memorização dos conteúdos.

3. Técnica pomodoro

Esse método de estudo consiste em organizar a rotina em períodos de dedicação seguida de pequenos intervalos. Ele foi criado determinando períodos de 25 minutos de concentração, chamados de pomodoro, seguidos por intervalos de 5 minutos. Após 4 pomodoros, é preciso fazer uma pausa maior, entre 10 e 30 minutos.

A ideia é que, durante o tempo de dedicação, você evite qualquer distração e aproveite os intervalos para ir ao banheiro, alimentar-se ou verificar as mensagens no celular. Isso reduz a ansiedade e aumenta o foco, proporcionando um desempenho melhor nos estudos.

Além disso, o tempo dos pomodoros e das pausas podem ser modificados de acordo com as suas necessidades. Para saber como aplicar o método do modo mais adequado, faça testes até obter os resultados mais satisfatórios.

4. Método GTD

Derivado de Getting Things Done, em inglês, o método GTD tem o objetivo de ajudar na organização da rotina para reduzir o estresse e a ansiedade, o que melhorará a concentração nos momentos de estudo. Ele é baseado em 5 etapas:

  • capturar: anotar tudo o que deve ser feito, como ler materiais, resolver questões, entre outras tarefas;
  • estabelecer: determinar prioridades para conseguir ter foco nas atividades mais relevantes;
  • organizar: definir os horários e a ordem em que as tarefas serão cumpridas;
  • revisar: observar o planejamento para ver se faltou algum item;
  • executar: colocar os planos em prática.

Desse modo, a organização se torna mais eficiente e você aumenta a produtividade. Essa prática pode ser aplicada para montar um cronograma com todas as matérias que devem ser revisadas e, se usada em conjunto com outros métodos de estudos, traz resultados ainda melhores.

5. Autoexplicação

Essa é uma prática que ajuda na compreensão de conteúdos mais complexos e na memorização da matéria. Nesse caso, após ler uma parte dos textos pela primeira vez (um parágrafo ou um tópico), o estudante deve explicá-lo para si mesmo, com suas próprias palavras.

Muitas vezes, a leitura se torna automática e impede a percepção de partes que não foram absorvidas pelo cérebro. Assim, a autoexplicação permite a identificação dessas situações. Se você sentir dificuldades em explicar determinado tema, é importante ler novamente ou, até mesmo, procurar materiais complementares para esclarecer todas as dúvidas.

Saiba como criar uma rotina de estudos eficiente

Para ter um bom resultado ao aplicar os métodos de estudo, também é importante saber como criar uma rotina eficiente. Existem dicas simples que podem ser seguidas. A primeira é organizar os seus horários, observando a agenda para saber em quais períodos é possível se dedicar.

Com base nisso, você pode organizar a rotina usando o método GTD: separe os conteúdos que devem ser estudados, as tarefas que você quer cumprir (resolução de questões, simulados, assistir a vídeos etc.) e crie um cronograma de estudos.

Depois, lembre-se de encontrar um local adequado para estudar. Ele deve ser confortável e ter o mínimo de distrações possível, com uma boa iluminação e pouco barulho. Isso influencia diretamente a sua produtividade e os resultados obtidos em suas horas de dedicação.

Viu só? Aplicando esses métodos de estudos e seguindo as nossas dicas para planejar a sua rotina, você conseguirá se organizar corretamente para aproveitar todos os benefícios que isso proporciona. Desse modo, será bem mais fácil atingir os seus objetivos.

Então, gostou dessas dicas? Se você também tem interesse em garantir um bom desempenho na faculdade, aproveite para baixar gratuitamente o nosso e-book com 10 dicas para otimizar a sua graduação.

Ações: