Vale a pena ingressar na faculdade no meio do ano? Confira as vantagens
A preparação para entrar em um curso superior gera muitos desafios emocionais. Afinal, haja paciência para lidar com a ansiedade envolvida no desejo de passar da fase de pré-vestibular e começar a graduação com o pé direito, não é mesmo?
A situação pode se tornar ainda mais difícil para quem não conseguiu ingressar na faculdade no início do ano. O que fazer para passar por outros 12 meses de estudos? Sem dúvida, não é nada agradável de pensar. Mas, na verdade, nós temos uma boa notícia: você não precisa esperar tanto.
Para quem já acabou o Ensino Médio, há a possibilidade de fazer seleções e se matricular no Ensino Superior no segundo semestre. Quer saber mais sobre isso? Confira este post para saber as vantagens dessa escolha e quais as opções de ingresso. Boa leitura!
Quais são os benefícios de ingressar na faculdade no meio do ano?
Começar uma faculdade já é um benefício e tanto. É provável que você esteja sonhando que esse novo momento da sua vida aconteça quanto antes, certo? Então, nada melhor do que aproveitar a chance de iniciar o curso no segundo semestre.
Muitos se esquecem que existe essa possibilidade e acabam perdendo essa oportunidade de entrar mais cedo no mercado de trabalho. Veja a seguir o que essa opção traz de bom.
Ganhar mais tempo na carreira
Participar de processos seletivos no meio do ano permite ao aluno ingressar na faculdade pelo menos seis meses antes dos que fazem apenas o vestibular tradicional para iniciar o curso no primeiro semestre. Ou seja, você ganha todo esse tempo e consegue encaminhar sua vida acadêmica e profissional com antecedência.
Começar seis meses antes quer dizer que você estará sempre um semestre à frente. Assim, não só os estudos serão antecipados, mas também as oportunidades de estágio e, claro, a formatura e o primeiro emprego.
Então, se você estava pensando que a sua única chance de começar seu curso seria no início do ano seguinte, acabou de ganhar um período a mais.
Enfrentar menor concorrência na seleção
Nem todos os pré-vestibulandos podem fazer as provas do segundo semestre. Isso porque muitos deles ainda estão cursando o Ensino Médio e, por essa razão, fazem sua preparação visando às seleções tradicionais. Dessa forma, os que forem aprovados iniciarão o curso na primeira metade do ano seguinte.
O que isso representa para você? Centenas de pessoas que deixam de fazer os vestibulares (ou que fazem apenas como um teste, ou simulado), muitas das vezes pensando muito mais nos processos do final do ano.
Portanto, a concorrência no meio do ano costuma ser bem menor do que a do final. Também contribui para esse cenário o fato de que algumas pessoas nem conhecem a possibilidade de ingressar na faculdade no segundo semestre ou deixam para lá, pensando não valer a pena.
Então, já que você está se informando sobre o assunto, não deixe de aproveitar a oportunidade. Quer mais um incentivo? Em algumas faculdades, nem é preciso fazer uma prova para se matricular na segunda metade do ano — porque elas usam a nota do Enem ou do vestibular do primeiro semestre para convocar os estudantes que não entraram naquela ocasião, evitando o desgaste da prova.
Economizar dinheiro
Outra vantagem de iniciar a faculdade nesse período é a economia. Quem opta por mais um ano de cursinho, antes de tentar o vestibular novamente, está adquirindo parcelas durante todo esse tempo. Já quem se organiza para fazer as provas do meio do ano consegue economizar as mensalidades do cursinho e se transformar em um universitário logo.
Não é apenas o valor do curso preparatório que entra nessa conta. Também é preciso calcular os gastos com material escolar e transporte para as aulas — sem falar nas inscrições dos vestibulares que você vai fazer. Todo esse dinheiro pode ser economizado quando se entra na faculdade no segundo semestre. Sua vida financeira agradece.
Conseguir descontos
Quer mais economia? É possível. Além de gastar menos com a preparação para o Ensino Superior, você consegue aproveitar bons descontos ao ingressar na faculdade no meio do ano. Isso tem tudo a ver com a menor concorrência, que já comentamos.
Existem chances de o aluno conseguir negociar o preço da graduação. Além de descontos, saiba que nessa fase é fácil também conseguir bolsas de estudo ou financiamento estudantil privado.
Além disso, algumas instituições de ensino superior oferecem desconto baseada na nota obtida no ENEM anterior. Ou seja, caso a nota não tenha sido o suficiente para ingressar no ensino superior no primeiro semestre, ela talvez renda um bom desconto.
Facilitar o pagamento das mensalidades
Continuando nesse assunto muito atrativo: a economia. Afinal, toda a ajuda para organizar sua vida financeira e facilitar o custeio da faculdade é bem-vinda, não é mesmo? Então, vale a pena reforçar que ao entrar no curso no segundo semestre você tem as mesmas oportunidades de aproveitar os programas internos que a instituição oferece.
Ou seja, além de negociar descontos, saiba que nessa fase é fácil também conseguir bolsas de estudo ou financiamento estudantil privado. Algumas faculdades trabalham com seus próprios programas de bolsa, oferecendo o benefício para alunos com boas notas no vestibular ou nas disciplinas da graduação. Portanto, uma boa pesquisada pode render um alívio no bolso.
E não são apenas as bolsas que fazem a diferença na vida financeira de um estudante. Também é possível contar com o parcelamento do valor do curso, funcionando como um financiamento privado dos seus estudos, facilitando o pagamento das mensalidades. É mais uma das vantagens que estão disponíveis para alunos que fazem a seleção para o segundo semestre.
Usufruir das mesmas condições do curso
Depois de conhecer essas grandes vantagens de ingressar na faculdade no meio do ano, você ainda tem alguma insegurança sobre isso? Para sanar todas as dúvidas, saiba que, independentemente do momento em que você começa sua graduação, as condições do curso e do diploma são as mesmas.
Ou seja, não há diferenças na formação de quem entra no primeiro ou no segundo semestre. A faculdade é exatamente igual, os professores são os mesmos, você receberá o mesmo diploma e terá as mesmas oportunidades acadêmicas. Aliás, com uma diferença: como já citamos aqui, estará seis meses adiantado, podendo chegar mais cedo no mercado de trabalho.
Quais as opções para ingressar na faculdade?
Após pensar bastante e decidir por iniciar o ensino superior no meio do ano, é preciso conhecer quais são as possibilidades para alcançar esse sonho. É possível tanto realizar novos processos seletivos quanto reaproveitar alguns já feitos.
No entanto, o mais importante é sempre ficar atento aos prazos para inscrições para evitar dor de cabeça no que deveria ser uma solução e uma ajuda ao seu desenvolvimento acadêmico.
Vestibular Agendado
Boa parte dos estudantes desconhece essa opção, mas algumas instituições oferecem um processo seletivo em uma data e horário previamente combinado. Normalmente essas avaliações seguem um modelo s
emelhante ao ENEM, com questões de múltipla escolha e uma redação, ou somente a parte escrita. Portanto, certifique-se de como será feito o teste.
Uma vantagem dessa modalidade é que, além de ter a autonomia de escolha da data, há menos transtornos, se comparado ao vestibular tradicional. Normalmente terá menos pessoas realizando o processo junto com você.
Além disso, o número reduzido de pessoas inibe o aparecimento do nervosismo e daquele frio na barriga, o que, muita das vezes, compromete o rendimento do vestibulando. Ou seja, é possível escolher uma data mais adequada, em que se realize o processo quando se sentir mais preparado.
ENEM
Essa maneira para ingressar na faculdade já é bem conhecido de todos os jovens e adolescentes. As 180 questões divididas em Ciências Humanas e da Natureza, Matemática, Linguagens e a tão temível redação fazem parte do cotidiano de quem almeja entrar em uma instituição de ensino superior.
Com a nota dessa prova, é possível utilizar o Sisu para faculdades públicas, o Prouni para bolsas em instituições particulares ou realizar o financiamento estudantil, o Fies. Dessas modalidades, somente o Prouni permite o ingresso no segundo semestre, dependendo da disponibilidade de vagas ofertadas de acordo com a instituição.
ESEG Pro
Além de ganhar até 40% no primeiro semestre, caso ingresse pelo ENEM, a partir do segundo é possível entrar para o programa ESEG Pro. Esse programa oferece um maior tempo para o pagamento das parcelas do seu curso e, com um tempo maior para quitação das mensalidades, é possível aliviar o bolso.
Ou seja, o aluno terá à disposição cursos com qualidade, além de projetos de pesquisa e extensão, e tudo isso com facilidades para o pagamento das mensalidades, tendo um tempo maior para quitá-las.
Então, vale ou não a pena aproveitar todos esses benefícios? Lembre-se de que ingressar na faculdade é uma exigência do mercado de trabalho atual (que está cada vez mais criterioso na seleção dos profissionais). Por isso, é muito interessante começar sua graduação e planejar a sua carreira quanto antes.
Gostou deste post? Viu como que exitem várias maneiras de ingressar no ensino superior, inclusive no meio do ano? Para receber mais conteúdos como este, assine nossa newsletter.