Ensino Superior

Qual a importância das atividades extracurriculares na faculdade?

Atividades extracurriculares são muito importantes para o estudantes adquirir mais conhecimentos e novas experiências. Confira alguns exemplos no post!
atividades extracurriculares

Qual a importância das atividades extracurriculares na faculdade?

Em um mercado de trabalho competitivo, é fundamental que os estudantes universitários, recém-formados e profissionais consigam participar de novas experiências para se diferenciar. Por isso, uma das principais oportunidades é fazer atividades extracurriculares, ainda mais as que acontecem dentro das próprias universidades.

Participar dessas atividades é muito importante para a vida acadêmica e profissional de um estudante. Além de agregar valor ao currículo, elas proporcionam um aumento de conhecimento em áreas diferentes — e, quem sabe, você pode se identificar com algo que jamais se imaginou fazendo.

Neste post, vamos falar sobre a importância das atividades extracurriculares na faculdade e você vai conhecer algumas delas. Vamos lá?

O que são atividades extracurriculares?

Como o próprio nome já indica, atividades extracurriculares são experiências práticas que não fazem parte da grade do curso superior. Apesar de muitos estudantes pensarem que elas são cansativas e não são relevantes para colocar no currículo, se você souber escolher bem, elas podem ser bastante divertidas.

Por que essas atividades são importantes?

O principal motivo para fazer atividades extracurriculares é o aumento de conhecimento. Para estudantes que ainda não estão inseridos no mercado de trabalho e precisam de novas experiências, elas são fundamentais para conhecer áreas profissionais que podem ser completamente diferentes. Ainda que alguns jovens façam estágio junto à faculdade, elas são válidas para se aprofundar nessas descobertas.

Vale ressaltar que atividades extracurriculares são essenciais para melhorar o diploma acadêmico — além de contribuírem para a formação pessoal e profissional dos estudantes. Diversos profissionais de RH levam em consideração se um candidato se dedicou a estudos extras ao longo de sua vida universitária, o que pode ajudar bastante em futuras entrevistas de empregos.

Quais são exemplos dessas atividades?

As atividades extracurriculares podem ser divididas em diversos segmentos. Alguns universitários preferem fazer trabalhos sociais, enquanto outros gostam mais dos esportivos ou culturais. O importante é você identificar o que mais se encaixa e investir seu tempo nele para que realmente faça a diferença em sua formação.

Acompanhe a leitura para ver alguns desses exemplos a seguir.

Trabalho voluntário

O voluntariado é um dos trabalhos mais enriquecedores que um jovem pode fazer. Além de ajudar outras pessoas, esse tipo de experiência traz uma sensação muito positiva para quem a realiza. Diversas instituições são responsáveis por projetos que ajudam na construção de casas para pessoas com poucas condições financeiras e moradores de rua, por exemplo.

Essa atividade extracurricular é muito bem-vista pelas empresas que estão contratando novos funcionários. Isso acontece porque mostra que a pessoa consegue reunir várias características, como a capacidade de realizar diversas tarefas ao mesmo tempo e a proatividade. Em uma entrevista, é fundamental que o candidato saiba explicar o seu papel desempenhado.

Com os avanços da internet, tornou-se possível, inclusive, ser voluntário on-line. Para quem tem uma rotina corrida, que envolve estudo e trabalho, é uma prática ideal, pois não é preciso nem sair de casa. Alguns exemplos nessa modalidade são a produção de textos para ONGs e a gestão das redes sociais.

Práticas esportivas

O esporte é uma das práticas que mais promovem a interação social, o espírito de liderança e o trabalho em grupo. Participar de competições universitárias pode ser uma opção para os jovens que gostam de atividades físicas e querem melhorar o seu currículo na faculdade. Em diversas instituições, elas contam até como horas complementares, que são necessárias para o aluno se formar.

No Ensino Superior, o esporte favorece também o networking entre estudantes. Para formar times, muitas vezes, eles têm que ir além de seu círculo de amizades e se conectar com jovens de outras áreas. Durante um treino e outro, é possível acontecer diversas trocas de experiências e conhecimentos valiosos para sua formação.

Além de melhorar a parte física, o esporte também proporciona uma melhora na capacidade psicológica e de raciocínio. O futebol, por exemplo, é uma atividade que faz com que os jovens possam desenvolver o senso de coletividade e respeito ao próximo. Além de deixar o profissional mais equilibrado para trabalhar, ainda o ajuda a lidar melhor com as adversidades.

Iniciação científica

Uma atividade extracurricular muito interessante para jovens universitários é a iniciação científica. Diversas faculdades proporcionam a chance de um estudante pesquisar a fundo sobre algum tema de seu interesse. Caso deseje, ele pode apresentar esse projeto para a instituição — se aprovado, pode ganhar uma bolsa de estudos e o apoio de seus professores para continuar o desenvolvimento.

Essa atividade é uma ótima opção para quem tem interesse em ingressar na carreira acadêmica ou deseja se aprofundar em algum conteúdo teórico. Por ser um trabalho em que o ponto inicial é o estudo e a pesquisa, a iniciação científica traz grande enriquecimento para o diploma e para o currículo do universitário.

Empresa Júnior

Apesar de não estar presente em todas as universidades, as empresas júnior são excelentes instituições para aumentar o conhecimento dos jovens que estão iniciando no mercado de trabalho. Geralmente, elas conseguem transmitir um pouco da experiência profissional que o universitário vai passar quando estiver exercendo a profissão.

Grande parte das empresas júnior dão a chance de liderar grandes projetos, vivenciar uma rotina profissional e melhorar o networking com grandes empresários que estão inseridos no mercado. Essa atividade extracurricular oferece a oportunidade de aprender na prática o que funciona e o que precisa ser melhorado na área em que o estudante deseja atuar na carreira.

Grêmios estudantis

Participar de grêmios estudantis é uma maneira de mostrar a sua capacidade de liderar movimentos universitários com temas sociais. Além de aumentar o seu conhecimento em relação ao tratamento com as pessoas de uma maneira geral, essa atividade ainda amplia a sua rede de contatos — afinal, é necessário estar sempre se comunicando com outros estudantes e centros acadêmicos.

Para estudantes que querem adquirir novos conhecimentos e desejam ingressar em uma carreira política, por exemplo, fazer parte de um grêmio estudantil é uma ótima maneira de começar. Além disso, coloca-o na frente de situações em que é necessário tomar decisões importantes para os estudantes da sua faculdade.

Intercâmbio

O intercâmbio pode ser considerado a atividade extracurricular que mais vai demandar responsabilidade da sua parte. Isso porque uma viagem para outro país vai fazer com que precise se virar sozinho, seja para pagar uma conta, para definir sua logística no local ou simplesmente fazer uma lista de compras.

Isso sem contar que você estará em contato com uma cultura e um idioma di
ferentes, que apresentam grandes desafios para os intercambistas. É preciso ter coragem e, sobretudo, saber se adaptar rapidamente a uma nova realidade.

Nesse cenário, um curso de idiomas é outra atividade extracurricular em que você pode investir. O inglês, por exemplo, é considerado uma língua universal, facilitando a comunicação com pessoas de outras nacionalidades. Vai ajudar também na graduação, naquelas pesquisas em que não existe uma tradução para o português.

Cursos extras

Aprender além dos muros da faculdade é sempre uma boa ideia, pois torna você um profissional com amplo conhecimento de mundo. Nesse sentido, fazer cursos extras é uma boa pedida — mesmo que opte por um que não seja diretamente relacionado à profissão que pretende exercer após a formatura.

Muitas vezes, você pode encontrar cursos livres até mesmo na faculdade em que estuda. Basta fazer uma breve pesquisa pelo site institucional para encontrá-los. Com curta duração, eles podem ser feitos nos intervalos entre estudos e trabalho, por exemplo, ou mesmo nas férias.

Os assuntos também são os mais variados: desde a cosmologia até o Design Thinking na prática. De uma forma ou de outra, podem ocupar a sua mente e trazer novos insights para sua atuação profissional.

Experiências com artes

Assim como o esporte, as artes também fazem bem para a mente e o restante do corpo. Afinal, elas oferecem a oportunidade de entrega e despertam competências como a criatividade, a sensibilidade, a empatia, o foco e a determinação. Isso sem falar que podem até complementar a sua renda, se o controle financeiro desandar.

Entre as artes, duas boas possibilidades de atuação são o teatro e a música. É possível encontrar materiais muito interessantes sobre elas na internet e até mesmo formar grupos de estudo na faculdade, com outros estudantes que também se interessam.

Onde e como inserir as atividades extracurriculares no currículo?

Que é possível aprender bastante com as atividades extracurriculares, disso já sabemos. Mas vale lembrar que elas podem favorecer também o currículo dos profissionais que estão se formando — em especial daqueles que não contam com experiências de estágio, por exemplo.

Para isso, basta inserir as atividades desempenhadas em um campo logo após a sua formação. Faça uma breve descrição de como você atuou e dos ganhos conquistados com essa prática: aprendizado de novos idiomas ao fazer um intercâmbio ou consciência social com o voluntariado.

Tente não se prolongar e seja o mais objetivo possível, comunicando apenas o necessário. Se tiver participado de várias atividades extracurriculares ao longo da graduação, escolha aquelas que mais contribuíram para seu crescimento pessoal e profissional.

Ao selecionar essas práticas, não deixe de ser criterioso e se colocar no lugar do recrutador. A atividade que está listando realmente é um diferencial para um bom desempenho na profissão? Bicos em outras áreas, participação na associação do bairro e sindicalismo podem até agregar bastante às suas vivências. Porém, em questão de carreira, não são aceitas como experiências profissionais.

Como vimos, as atividades extracurriculares são ótimas opções para você conseguir melhorar a sua qualificação profissional. Por isso, é fundamental estar aberto às possibilidades e participar de novas experiências. Apesar da dificuldade de conciliar os estudos com outras atividades, vale muito a pena tentar arrumar um tempo para elas.

E aí, gostou do nosso post? Conseguiu entender mais sobre a importância das atividades extracurriculares na faculdade? Então não deixe de compartilhar este texto e nos seguir nas redes sociais. Estamos presentes no Facebook, no LinkedIn, no Instagram e no YouTube.

Ações: