Afinal, é possível trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
Trabalhar e estudar. Só de ler, já parece uma prática cansativa e quase impossível de ser executada com qualidade. Realmente, a rotina exige dedicação, coragem e disciplina. Entretanto, desistir não é uma opção para quem deseja alcançar o topo de uma carreira, ainda que tenha que fazer muito malabarismo.
A boa notícia é que dá para manter uma rotina produtiva no atual emprego e aproveitar o que de melhor a faculdade tem para oferecer, sabia? Continue a leitura e confira as nossas dicas para superar esse desafio e mandar bem em tudo que fizer.
Mantenha a motivação
A motivação é fundamental para diversas atividades da nossa vida — até mesmo para terminar um livro ou acompanhar todos os episódios da nossa série preferida. Ao conciliar trabalho e estudo não seria diferente. Para não ceder à pressão de escolher apenas uma, é necessário pensar racionalmente.
Uma graduação pode durar de 2 a 5 anos. Aulas não são ininterruptas: existem férias, finais de semanas e feriados para que você respire e recupere as energias. Quando combinadas a um emprego, mesmo que não seja na mesma área, você pode aplicar alguns desses conhecimentos no dia a dia e, assim, expandir suas experiências.
Pense também no retorno financeiro proporcionado pela sua ocupação profissional, valorizando cada centavo do seu salário. Se a faculdade tiver tudo a ver com a sua atual ocupação, você já está em vantagem — terá um currículo mais completo que o de muitos profissionais no mercado. Isso sem mencionar as possibilidades de crescer dentro da organização.
Colocar prós e contras em uma balança certamente vai convencer de que esse sacrifício vale a pena. Afinal, se você está empregado, significa que vivencia a realidade do mundo corporativo na prática. Provavelmente, já percebeu a força do diploma.
Estabeleça uma rotina organizada
Dedicação e organização são aptidões que andam de mãos dadas. As suas intenções podem ser as melhores, mas se a sua rotina não for orquestrada, é possível que você não consiga realizá-la. Isso causa frustração e pode minar toda a sua motivação — logo, fazendo-o decidir por um ou por outro.
Em outras palavras, para que sua experiência no trabalho e na faculdade seja realmente proveitosa, é preciso dar o melhor de si mesmo nos dois espaços.
A programação semanal e os materiais para estudos e trabalhos devem ser devidamente organizados. Para isso, você pode utilizar a boa e velha agenda, ou modernos aplicativos para smartphones. O dia precisa ser dividido para cada atividade. Se não seguir esse cronograma, dificilmente vai se sair bem nessa jornada.
Não adianta muita coisa estar no trabalho com a cabeça na faculdade, ou vice-versa. Dedique-se inteiramente a cada atividade a que você se propôs a realizar naqueles horários.
Resumos e apostilas devem estar sempre à mão para serem revisados nos intervalos. Mantenha esse material organizado para que horário de almoço possa ser aproveitado para adiantar algumas atividades — assim, sobra mais tempo para o lazer. Veremos mais um pouco no próximo tópico.
Tenha momentos de descanso e lazer
Quando falamos em dedicação, não significa que ela deva ser exclusiva. Você não pode deixar o lazer somente para as férias. Guardar o fim de semana para descansar é fundamental para não perder o ritmo.
É verdade que alguns momentos terão que ser sacrificados. Alguns trabalhos mais extensos ou uma prova em que você tenha mais dificuldade podem exigir um fim de semana de estudos e produção de textos. Mas isso não deve se transformar em uma rotina integral e obrigatória.
A prática de atividades físicas é recomendada, já que oxigena o cérebro e influencia diretamente na capacidade de concentração. Como resultado, você assimila melhor o conteúdo visto durante as aulas e tem mais disposição para cumprir com as obrigações no trabalho.
Séries e filmes não devem ser esquecidos. Dependendo o assunto abordado, podem ter tudo a ver com a sua futura profissão. As possibilidades de ter um insight para o futuro são grandes, além de ajudar na fixação das informações obtidas em sala de aula.
Respeite os seus limites
Ouvir casos de colegas que perderam noites de sono para estudar e fazer trabalhos pode ser comum, não se assuste com isso. Entretanto, além de não ser uma prática saudável, pode prejudicar o seu desempenho nas provas.
O cansaço mental é um dos grandes vilões quando o assunto é trabalhar e estudar. Além de comprometer a capacidade de raciocínio lógico, pode resultar em uma postura irritadiça no ambiente de trabalho. Ninguém merece conviver com pessoas explosivas, não é mesmo?
Tente cumprir as 8 horas diárias de sono recomendadas e respeite seus limites. Quando estiver cansado demais e sentir que sua produtividade baixou, faça uma pausa para descansar. Não se sinta obrigado a estar disposto o tempo todo, é impossível prever quando o cansaço vai chegar.
Saber a hora de parar e recarregar as energias é fundamental para não jogar tudo para o alto. Se tiver abertura em seu trabalho, não se sinta acanhado em pedir uma pequena folga para estudar algumas matérias mais complicadas — claro, sem deixar de lado o bom senso.
Valorize as oportunidades
Oportunidades de estudo, trabalho, descanso e aperfeiçoamento devem ser igualmente valorizadas. Você não deve sentir medo ou culpa por faltar à faculdade para participar de um evento importante promovido pela empresa. E também não deve se martirizar caso não consiga atingir a produtividade máxima em um dia de expediente.
Cuide para manter o registro do relógio ponto sempre dentro das normas estabelecidas pelo empregador. Tenha o mesmo cuidado com a quantidade de faltas na graduação. Procure se abster da aula apenas em situações altamente relevantes. Afinal, uma aula perdida significa um conteúdo perdido. A atitude pode prejudicar e muito a sua formação.
Dê o melhor de si nos dois ambientes e tenha sabedoria para ponderar e participar das atividades propostas — elas são de grande auxílio para a sua formação acadêmica e profissional.
Trabalhar e estudar pode ser cansativo. Porém, com organização, respeito e disciplina, você consegue aproveitar todas as etapas. Afinal, conquistar o tão sonhado diploma e o topo de carreira, sem transformar a rotina em um bicho de sete cabeças impossível de vencer, só depende de você.
Gostou das nossas dicas e quer continuar por dentro de tudo o que rola no mundo acadêmico? Não perca mais tempo: siga nossas redes sociais e receba mais informações valiosas para mandar bem na faculdade.