Mercado de Trabalho

Qual faculdade fazer? Veja como escolher o curso ideal para você

Quer ajuda saber qual faculdade escolher? Então clique aqui agora mesmo e confira algumas dicas que levantamos para te ajudar!
qual faculdade escolher

Qual faculdade fazer? Veja como escolher o curso ideal para você

O futuro profissional começa antes de iniciar o Ensino Superior. Você pode até achar estranho, mas é isso mesmo. Afinal, é necessário pensar na carreira que pretende exercer no futuro. Essa iniciativa já possibilita analisar qual faculdade fazer.

Escolher a graduação que mais se encaixa no seu perfil é, sem dúvida, uma atitude bastante positiva. Contudo, você deve ficar atento ao verificar a instituição de ensino superior que está mais próxima de suas ambições.

Neste post, vamos mostrar algumas atividades válidas para você optar pelo curso mais adequado e iniciar com o pé direito a caminhada rumo ao sucesso no mercado de trabalho. Confira.

Exerça o autoconhecimento

Imagine que você é uma pessoa extrovertida e que adora se comunicar com todos ao seu redor. Isso mostra que tem facilidade de comunicação e de interagir. Nesse caso, o ideal é procurar uma graduação em que o relacionamento com o público e a oratória sejam aspectos marcantes.

Já as pessoas mais introvertidas preferem a discrição e, normalmente, têm uma grande capacidade de ter foco em resultados, sempre muito concentradas no que estão fazendo. Esse comportamento é bastante observador, por exemplo, nos profissionais que atuam no segmento de tecnologia da informação.

É interessante buscar a união ideal de habilidades e características pessoais com o que o mercado de trabalho está exigindo em uma determinada área. Dessa maneira, você tem mais condições de acertar na hora de definir qual faculdade fazer.

Opte pela orientação vocacional

Nem sempre exercer o autoconhecimento é uma tarefa simples. Para os que estão com mais dificuldades em decidir o rumo profissional, é válido apostar nos serviços de orientação profissional.

Essa atividade pode envolver uma sessão de coaching gratuita, em que os inscritos em um vestibular obtém informações sobre os cursos de graduação e verificam se fizeram a escolha mais adequada.

Com base nos resultados, você terá uma ideia mais ampla da carreira que tem mais ligação com o seu perfil. Use as informações coletadas para verificar, com bastante calma, a melhor alternativa para o seu futuro.

A orientação vocacional vai ajudá-lo a ter uma noção das carreiras em que poderá obter uma performance mais significativa. Existem testes vocacionais mais simples disponíveis na internet e que podem já contribuir para dar um norte por onde deve começar a investir.

Faça uma pesquisa de mercado

É comum ter dúvida sobre qual faculdade fazer, principalmente quando você acredita que tem vocação para exercer mais de uma profissão. Para ter uma escolha mais sólida e que propicie uma melhor qualidade de vida, o indicado é fazer uma pesquisa de mercado.

Nela, é possível coletar dados sobre oportunidades de trabalho em cada área, remuneração, requisitos necessários para apresentar um bom rendimento nas funções e dificuldades que devem ser superadas ao longo da carreira.

Com a internet, é muito mais simples localizar as informações atualizadas sobre um segmento profissional. Há diversos sites especializados sobre o mercado de trabalho e blogs que abordam as principais tendências de uma carreira.

Ao analisar com cuidado e bom senso as possibilidades de sucesso em uma profissão, você terá mais chances de acertar na escolha de qual faculdade fazer.

Avalie as grades curriculares

Você se considera capaz de exercer duas carreiras, mas está em dúvida sobre a melhor opção para atingir o sucesso profissional no futuro. Por isso, também é indispensável analisar como é o curso superior relacionado com essas áreas para verificar se realmente tem aptidão para trabalhar em alguma delas.

Muitos jovens buscam informações sobre a grade curricular dos cursos que mais lhes chamam a atenção. A medida é uma maneira de constatar se a graduação pretendida tem um conteúdo voltado para as áreas do conhecimento com que eles têm mais afinidade.

Não adianta ter vontade de fazer Direito, se você não tem afinidade com matérias da área de Humanas, como História e Geografia. Caso não adote esse critério, corre o sério risco de iniciar uma faculdade e desistir no meio do caminho, porque não avaliou corretamente a lista de disciplinas.

Converse com profissionais mais experientes

Quais as habilidades necessárias para ser um profissional diferenciado? De que forma o mercado está receptivo para novos profissionais? Como é a rotina de trabalho em uma empresa? As respostas estarão ao seu alcance, caso tenha um diálogo franco com pessoas que já estão nesse mercado há algum tempo.

A recomendação é ter uma conversa com profissionais que já têm uma carreira mais sólida. Isso porque eles têm mais conhecimento das exigências do mundo corporativo para contratar futuros empregados.

Não tenha medo de perguntar sobre situações complicadas e procedimentos necessários para causar uma boa impressão em uma empresa. À medida que você compreende as informações repassadas, maior é a probabilidade de se adaptar à cultura organizacional, o que contribui para ser bem avaliado em um novo trabalho.

Procure conversar com mais de um profissional para ter uma visão mais abrangente de como funciona a carreira. Adotando essa postura, você saberá melhor qual faculdade fazer para trabalhar em uma organização de prestígio.

Peça apoio aos familiares

A decisão sobre a carreira deve ser tomada apenas por você. Mas isso não o impede de estar aberto à contribuição de seus familiares. Geralmente, pais e mães sabem quando o filho está preocupado e nervoso por estar na dúvida sobre qual faculdade fazer.

Ouvir conselhos de pessoas mais experientes e que desejam a sua felicidade é uma medida inteligente para escolher a graduação com a qual tem mais afinidade. Achar que os familiares não podem contribuir de forma positiva nesse processo é um erro grave.

Tenha a convicção de que os seus parentes são pessoas que desejam o melhor para você e que o conhecem muito bem. Tenha uma conversa sincera, pergunte a eles quais são as suas características principais e até mesmo os pontos fracos. Ouvi-los é uma forma de constatar se está tomando a decisão mais adequada para o futuro.

Visite instituições de Ensino Superior

Também vale a pena conhecer vários cursos de graduação de perto. Muitas universidades e faculdades estão de portas abertas para esclarecer aos jovens como funcionam a rotina da graduação e a oferta de estágios.

Conversar com professores e estudantes universitários pode ajudá-lo a compreender melhor a profissão e o curso que pretende fazer. Tenha disposição para visitar mais de uma instituição de Ensino Superior, caso seja viável.

Pesquise também se as faculdades pelas quais você tem interesse disponibilizam feiras de graduações ou mostras de profissões. São momentos em que todos os cursos são apresentados pelos próprios alunos. Também será uma oportunidade incrível de conversar com quem já está vivenciando a realidade da graduação e de conhecer o que mais as instituições disponibilizam para os estudantes, como estágios, pesquisas, áreas de lazer e estudos etc.

Analise a infraestrutura disponibilizada

Como são os laboratórios das atividades práticas? E as salas de ensino? A biblioteca é completa e disponibiliza obras que complementarão a sua carga de estudos?

Esses são alguns dos questionamentos relevantes e que devem ser confirmados na hora de analisar a infraestrutura disponibilizada pelas instituições de ensino que você está considerando. Os diferentes ambientes e
instalações devem estar em excelente estado, pois estão diretamente atrelados à sua qualidade de vida e bem-estar.

Pesquise e conheça melhor o corpo docente

Um corpo docente de qualidade contará com doutores, mestres e grandes especialistas em suas áreas de atuação. Mais do que apenas instrutores sobre os conhecimentos da disciplina que são responsáveis, os professores serão, muitas vezes, mentores ao longo da sua jornada como estudante na graduação. Eles poderão auxiliá-lo em suas dúvidas sobre o mercado, grupos de pesquisa, iniciativas extracurriculares e compartilharão boas experiências profissionais.

Portanto, enquanto estiver pesquisando sobre a instituição de ensino que deseja estudar, avalie com cuidado o corpo docente. Verifique se eles estão envolvidos com pesquisas, se estão produzindo artigos científicos, quais são os seus diferenciais e até mesmo se há relatos de alunos na internet.

Confira a localização e proximidade de onde você mora

O tempo gasto nos meios de transporte, seja ele público ou privado, poderia ser investido em outras atividades e demandas de estudo e qualificação. Pensando nisso, opte por uma faculdade que seja próxima de onde você e que o seu tempo de locomoção não seja demorado.

Quando essa não for uma possibilidade e a instituição estiver em um bairro mais distante ou até mesmo em outra cidade, é importante que você verifique se há linhas de metrô ou ônibus que o levem até o local de estudos. Além disso, confira se há estacionamento dentro da faculdade, caso você vá de carro, e pesquise pelo valor cobrado em aplicativos de transporte.

Aproveite para fazer leituras e estudos enquanto estiver dentro do transporte público. Assim, você dá um uso produtivo a um período de tempo que poderia ser perdido.

Leve em consideração a tradição e avaliações

Conheça a fundo todas as instituições de ensino em que está considerando cursar a graduação. Pesquise quando foram fundadas, se são reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e qual é a avaliação do curso que você tem interesse no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

As instituições que se preocupam com a qualidade de ensino e em oferecer o melhor aos seus alunos têm tradição e são amplamente reconhecidas por seus métodos, corpo docente e infraestrutura.

Explore a carreira profissional dos ex-alunos

Pesquise na internet os ex-alunos da instituição, principalmente do curso do seu interesse, e veja como se desenvolveram profissionalmente. Uma dica é fazer essa avaliação no LinkedIn, rede social voltada para as conexões profissionais e em que os usuários disponibilizam em seus perfis os locais de ensino e o progresso profissional.

Escolher qual faculdade fazer não é uma tarefa tão simples quanto parece. Por isso, busque o maior número de informações possível sobre a carreira. Assim, você terá mais segurança para seguir adiante e ser um profissional reconhecido pelo mercado.

Gostou deste post? Então não deixe de assinar a nossa newsletter para ficar bem informado sobre várias profissões e as tendências do mercado de trabalho.

Ações: