Mercado de Trabalho
   
O que são soft skills

Soft Skills: o que são e como adquiri-las

Você já ouviu falar em soft skills? Saiba que essas habilidades são fundamentais para quem deseja se destacar no mercado de trabalho! No post de hoje, vamos explicar o que são soft skills, listar as principais e dar dicas para aprimorá-las. Então, continue a leitura e confira!

Afinal, o que são Soft Skills?

O termo soft skills é utilizado para designar as habilidades sociais, emocionais, e mentais de cada indivíduo. Muitos especialistas costumam dizer que as soft skills são aquelas habilidades comportamentais que, embora sejam importantes, não são colocadas no currículo. 

Por outro lado, essas competências são cada vez mais valorizadas pelas empresas, principalmente diante das mudanças de rotina causadas pela pandemia da Covid-19.  

Diferença entre Soft Skills e Hard Skills

As hard skills são habilidades profissionais técnicas, que podem ser facilmente aprendidas por meio de cursos, treinamentos ou workshops. Esse tipo de skill pode ser comprovada facilmente por meio de diplomas, certificados, provas, testes práticos, entre outros. Ou seja, são mais fáceis de quantificar. Veja alguns exemplos de hard skills: 

  • Graduação;
  • Pós-graduação;
  • Cursos técnicos;
  • Proficiência em línguas estrangeiras; 
  • Conhecimento na operação de máquinas;
  • Conhecimento em softwares.

Já as soft skills são mais difíceis de quantificar, reconhecer e comprovar. Essas habilidades estão relacionadas ao comportamento humano e não são facilmente aprendidas em cursos, mas, sim, por meio de experiências psicossociais. Veja alguns exemplos de soft skill:

  • Criatividade;
  • Resiliência;
  • Liderança;
  • Empatia;
  • Comunicação eficaz.

Para entender melhor, observe o quadro abaixo, que apresenta as skills da Marina. 

Hard Skills e Soft Skills

Que tal fazer um exercício de autoconhecimento? Após terminar a leitura, faça uma lista com as suas hard e soft skills. 

Quais são as principais Soft Skills?

Existem diversos tipos de soft skills que influenciam na forma como os profissionais se comportam. Abaixo, listamos as 10 principais. Confira!

1. Resolução de Problemas

Atrasos, divergências, orçamentos reduzidos, crises e queda de vendas são apenas alguns dos problemas que muitos profissionais precisam enfrentar todos os dias. A forma como cada um lida com as adversidades e encontra soluções eficazes para os contratempos é o que os diferencia. 

Cada vez mais, empresas buscam pessoas capazes de analisar e solucionar problemas, otimizando a produtividade e os resultados. Sem dúvidas, os profissionais com essa habilidade têm destaque no mundo dos negócios.  

2. Trabalho em Equipe 

Trabalhar em equipe envolve saber escutar, respeitar as diferenças, ter empatia e adotar uma postura colaborativa. Embora pareça bastante simples, muitos profissionais ainda têm dificuldade em desenvolver atividades na companhia dos colegas de trabalho.  

No mundo corporativo, essa habilidade é fundamental para garantir boas entregas. Afinal, equipes que trabalham em sinergia são capazes de conectar conhecimentos e habilidades para criar as melhores soluções. Vale ressaltar que os profissionais que sabem trabalhar em equipe têm mais chances de ocupar cargos de liderança.  

3. Comunicação Eficaz

Se você brincou de telefone sem fio quando era criança, com certeza, vai entender a importância da comunicação eficaz. Essa habilidade é de extrema importância para as organizações. Afinal, transmitir e receber informações de forma correta, objetiva e eficaz é fundamental para garantir a produtividade e evitar erros.  

O profissional com essa soft skill é capaz de se comunicar com clareza, transmitindo suas ideias de forma precisa, sem margens para ruídos ou desentendimentos. Para garantir os melhores resultados, a comunicação eficaz deve ser fomentada em todas as áreas e níveis hierárquicos da organização.

4. Criatividade e Inovação

Usar a criatividade para encontrar soluções inovadoras, desenvolvendo novos produtos, serviços ou processos, é uma importante soft skill na atualidade. Isso se deve a nossa sociedade, que está cada vez mais diversificada, e aos consumidores, que estão cada vez mais exigentes. 

Vale lembrar que a criatividade não é uma exclusividade das pessoas que “nascem criativas”. Essa habilidade pode ser treinada, estimulada e aprimorada. Quer saber mais sobre o assunto? Confira uma lista com 10 livros sobre inovação e empreendedorismo.

5. Gestão do Tempo

Em um mercado cada vez mais dinâmico e competitivo, é muito importante saber lidar com a gestão do tempo. Isso envolve priorizar tarefas, estabelecer metas, controlar o período de produção e até mesmo aprender a dizer “não”.

Encontrar esse equilíbrio e gerenciar as atividades no devido tempo torna o dia a dia do profissional muito mais produtivo. Por isso, a gestão do tempo é uma das soft skills mais requisitadas pelas empresas. 

6. Empatia

Empatia é a capacidade de se colocar no lugar da outra pessoa. No mundo corporativo, onde pode existir um certo clima de rivalidade, essa é uma das soft skills mais valorizadas pelos líderes. 

A empatia é fundamental para manter os relacionamentos interpessoais harmônicos e enxergar os colegas com respeito. Em meio aos desafios do cotidiano empresarial, encontrar pessoas capazes de compreender as suas dores e oferecer ajuda de forma generosa e sem julgamentos é muito satisfatório.  

Além de tornar o ambiente de trabalho mais agradável, essa soft skill contribui para o aumento da produtividade e da satisfação dos funcionários.   

7. Ética

Assim como as empresas buscam tomar decisões pautadas na ética, elas também valorizam profissionais que seguem os princípios e regras morais. Com certeza, você já ouviu falar em ética no trabalho. Mas você sabe a importância dessa soft skill?

Adotar uma postura ética agrega credibilidade, confiança e respeito ao profissional. Portanto, ter uma boa conduta no ambiente de trabalho é indispensável para quem deseja se destacar. 

8. Resiliência

Sem dúvidas, resiliência é uma palavra que vem ganhando bastante destaque nos últimos tempos, principalmente diante do cenário da pandemia. A resiliência pode ser definida como a habilidade que a pessoa tem de se adaptar às mudanças e adversidades que surgem no ambiente. 

Profissionais resilientes são capazes de solucionar problemas, gerenciar crises e até mesmo encontrar oportunidades diante dos obstáculos. 

9. Liderança

Essa soft skill pode ser vista como uma junção de diversas outras. Afinal, um bom líder deve se comunicar com eficácia, ter empatia, trabalhar bem em equipe, administrar o tempo e adotar uma conduta ética, que seja exemplo para os demais membros da equipe. 

O profissional com essa skill é capaz de conduzir os funcionários para que trabalhem como um time, aproveitando o melhor de cada um. Lembrando que não é preciso ocupar cargos de liderança para demonstrar essa habilidade. Qualquer colaborador pode influenciar positivamente os seus colegas.  

10. Inteligência Emocional

Outro tema que tem sido amplamente abordado no mundo dos negócios é a inteligência emocional. Afinal, o ambiente de trabalho pode ser bastante desafiador e até mesmo estressante. Nesse ponto, saber lidar com as próprias emoções é essencial para se manter produtivo. 

De acordo com Daniel Goleman, psicólogo e jornalista científico, os cinco pilares da inteligência emocional são: conhecer as próprias emoções, controlar as emoções, automotivação, empatia e relacionamento interpessoal.

Como adquirir e aperfeiçoar as Soft Skills

Ao contrário do que muitos imaginam, todas as soft skills são treináveis. Ou seja, é possível adquiri-las e aperfeiçoá-las ao longo da carreira. Porém, de maneira oposta às hard skills, esse aprimoramento nem sempre é feito por meio de cursos e certificados. É preciso ir além e adotar novos comportamentos. Veja algumas formas simples de fomentar as soft skills: 

  • fazer exercícios de autoconhecimento;
  • trabalhar em equipe;
  • observar os colegas de trabalho;
  • trocar experiências; 
  • oferecer e receber feedbacks; 
  • conversar com mentores;
  • fazer voluntariado;
  • praticar atividades que estimulem a criatividade, como pintura ou fotografia;
  • jogar xadrez e outros jogos de estratégia;
  • praticar esportes coletivos;
  • ler sobre o assunto;
  • investir em treinamentos.

Agora que você já sabe o que são soft skills e como aperfeiçoá-las, aproveite para ler também o nosso artigo com dicas para se destacar no mercado de trabalho.

Ações: