Como aumentar o repertório sociocultural para o Vestibular e ENEM
Quem está se preparando para o vestibular sabe que os estudos vão muito além dos conteúdos tradicionais, aprendidos nas salas de aula. Para mandar bem nesse tipo de exame, principalmente na redação, é preciso ter um bom repertório sociocultural.
Se você quer saber como aprimorar e aumentar o seu repertório sociocultural para garantir as melhores notas, confira as nossas dicas!
Afinal, o que é repertório sociocultural?
Repertório sociocultural é o conjunto de conhecimentos, referências e visão de mundo obtidos pelo indivíduo ao longo da vida, por meio de experiências individuais. Isso envolve diferentes áreas do saber, como história, filosofia, sociologia, política, economia, saúde, cultura, meio ambiente, entre outros.
Por que isso é importante para o vestibular?
É muito comum que as questões dos vestibulares sejam relacionadas aos temas mais relevantes para a sociedade. Por isso, ter um vasto repertório sociocultural favorece a compreensão do exame e, consequentemente, aumenta as chances de aprovação.
Além disso, as redações desse tipo de exame costumam abordar assuntos da atualidade. No ENEM, por exemplo, uma das competências exigidas é compreender a proposta da redação e aplicar os seus conhecimentos no desenvolvimento do tema. Quando se tem um bom repertório, a elaboração do texto se torna muito mais fácil.
4 dicas simples para aumentar o repertório sociocultural
O repertório sociocultural do estudante é construído ao longo do tempo, somando suas vivências aos conteúdos aprendidos. Porém, existem formas de incrementá-lo por meio de ações simples. Confira 4 maneiras de aumentar o seu repertório cultural.
1. Ler, assistir e ouvir notícias
Para aumentar o repertório cultural é recomendado que você acompanhe as notícias diariamente e se mantenha atualizado sobre as questões.
Graças à tecnologia, hoje em dia é muito fácil ter acesso às informações do Brasil e do mundo. Para tornar essa prática mais dinâmica, busque diferentes fontes de conteúdo, como podcasts, infográficos e vídeos. Por outro lado, é preciso tomar bastante cuidado com as fake news. Esse tipo de notícia falsa pode prejudicar o seu desempenho no ENEM e no vestibular.
2. Assistir filmes e documentários
Nada melhor do que conciliar estudos e lazer, não é mesmo? Maratonas de séries e filmes podem ser uma excelente maneira de se preparar para o vestibular. Basta escolher as produções certas!
Nesse ponto, a dica é pesquisar quais são os assuntos mais relevantes da atualidade e buscar filmes e documentários relacionados. Você também poderá fazer anotações e criar mapas mentais com os dados coletados.
Veja alguns temas que podem surgir nos próximos exames:
- Pandemia da Covid-19;
- Os desafios do ensino a distância;
- Crise econômica Mundial;
- Eleições nos Estados Unidos;
- Desmatamento na Amazônia e no Pantanal;
- Crise mundial dos refugiados;
- Dengue, Zika e Chikungunya
- Diversidade religiosa;
- Violência contra a mulher;
- Mobilidade Urbana;
- Reforma Política;
- Fake News.
3. Participar de grupos de debate
Essa é uma excelente maneira de aprender! De acordo com William Glasser, um famoso psiquiatra americano, nós memorizamos melhor o conteúdo quando participamos ativamente do processo de estudo. Isso envolve conversar, debater, ensinar ou explicar o assunto para alguém.
Crie grupos de debates sobre a atualidades com os seus colegas. Neste momento de pandemia, as reuniões podem ser on-line.
Esses encontros geram novas ideias, estimulam o pensamento crítico e ajudam a desenvolver a habilidade de argumentação. Além disso, antes das reuniões, os participantes se preparam para o debate, colhendo informações sobre o assunto e enriquecendo o repertório sociocultural.
4. Fugir do convencional
Provavelmente, você já tem os seus assuntos favoritos. Porém, para se dar bem no vestibular, é preciso fugir do convencional. Leia sobre temas que você nunca leu, consuma diferentes tipos de cultura, converse com pessoas fora do seu círculo social e permita-se ampliar a sua forma de pensar. Assim, o seu repertório para os exames será bastante rico.
Aumentar o repertório sociocultural é muito importante para quem deseja alcançar os melhores resultados no vestibular e no ENEM.
Se você está se preparando para esse tipo de exame, aproveite para fazer o download gratuito do nosso e-book com 10 dicas para uma redação nota 1000.