Direito
   
O que é preciso para ser advogado?

O que é preciso para ser Advogado?

Se o seu sonho é trabalhar como advogado, saiba que existe um importante caminho para percorrer antes de ingressar nessa profissão repleta de oportunidades. No post de hoje, vamos explicar o que é preciso para ser advogado. Continue a leitura e confira! 

No Brasil, existe uma lei que regulamenta a profissão do advogado, a Lei Nº 8.906. De acordo com esse documento, “O exercício da atividade de advocacia no território brasileiro e a denominação de advogado são privativos dos inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)”. 

Ou seja, para atuar como advogado no País, é preciso estar devidamente inscrito na OAB, além, é claro, de conquistar um diploma em Direito. Confira o passo a passo para entrar nessa promissora profissão!

Fazer faculdade de Direito

O primeiro passo da carreira de um advogado é ingressar na faculdade de Direito. Esse curso de graduação conta com disciplinas como Ciência Política, Direito Civil, Direito Penal, Direito Administrativo, Filosofia e Ética, Psicologia Forense e Arbitragem. Essas e outras matérias fornecem conhecimentos necessários para solucionar as questões complexas do mundo jurídico. 

 

A faculdade de Direito tem duração média de 10 semestres e é do tipo bacharelado. O curso é considerado um dos mais tradicionais e disputados do País e, apesar da grande concorrência, oferece ótimas oportunidades de carreira. 

Para escolher a Instituição de Ensino ideal, pesquise sobre a grade de disciplinas, os professores e a infraestrutura das faculdades. Analise também a nota do MEC que o curso recebeu. Assim, você terá mais segurança sobre a qualidade e legalidade da graduação. 

Fazer um estágio

Durante a faculdade, você poderá fazer um estágio e vivenciar o dia a dia da profissão, acompanhando profissionais experientes e aprendendo na prática. Essa experiência é muito enriquecedora e pode abrir um grande leque de oportunidades após a formatura. 

Para conseguir um bom estágio em Direito, é preciso se dedicar às aulas, ser proativo, escrever bem e demonstrar interesse pela área. Participar de cursos livres e atividades extracurriculares também é uma excelente dica para quem deseja se destacar. 

Na faculdade de Direito, o estágio é obrigatório, ou seja, para conseguir o seu diploma, você precisará cumprir as horas de estágio determinadas pela coordenação do curso.

Passar no Exame da OAB 

Como falamos, além da formação em Direito, é preciso ser inscrito na OAB, a Ordem dos Advogados do Brasil. A inscrição na OAB está condicionada a um exame, conhecido como Exame da Ordem. Apenas bacharéis em Direito ou estudantes do último ano da faculdade podem prestar esse Exame, que tem o objetivo de avaliar o conhecimento jurídico do candidato. 

Como é o Exame da OAB?

O Exame da Ordem dos Advogados do Brasil é realizado em duas etapas, que acontecem em dias diferentes. A primeira etapa é realizada por meio de uma prova objetiva com 80 questões de múltipla escolha.

Os candidatos que passam para a segunda fase do exame fazem uma prova prático-profissional, que consiste em desenvolver quatro questões dissertativas, além de apresentar uma peça profissional.

Vale lembrar que, no momento da inscrição, o candidato deve escolher uma disciplina específica para ser avaliado na segunda fase do exame. As opções são: 

  • Direito Constitucional;
  • Direito Administrativo;
  • Direito Civil;
  • Direito Penal;
  • Direito Empresarial;
  • Direito do Trabalho;
  • Direito Tributário. 

Infelizmente, o Exame da Ordem tem alta taxa de reprovação. De acordo com dados divulgados pela OAB, apenas 61% dos participantes foram aprovados nos últimos dez anos. O estudo ainda mostrou que apenas 40% dos candidatos conseguiram a aprovação já na primeira tentativa. 

Por isso, se preparar para o Exame da OAB é muito importante. Mantenha-se atualizado, faça um cronograma de estudos e aproveite ao máximo a faculdade de Direito, tanto nas aulas regulares quanto nas atividades extracurriculares. 

O que é preciso para ser juiz e promotor de justiça?

Se a sua vontade é se tornar juiz, será preciso ter, no mínimo, três anos completos de inscrição na OAB, além de prestar o concurso público. O mesmo vale para os aspirantes ao cargo de promotor de justiça. 

Agora que você já sabe o que é preciso para ser advogado, que tal saber mais sobre o curso de Direito da ESEG, que foi autorizado com nota máxima pelo MEC? Clique aqui para ver todas as informações sobre o Direito ESEG.

Ações: