Dicas
   
Livros sobre Inovação e Empreendedorismo

10 livros sobre inovação e empreendedorismo

Inovação e empreendedorismo são temas que andam lado a lado. Afinal, a atitude empreendedora vai muito além de simplesmente abrir um negócio. Pessoas com o espírito empreendedor buscam soluções inovadoras, que tenham o poder de transformar a sociedade. Pensando nisso, listamos 10 livros sobre inovação e empreendedorismo para quem deseja aprender mais sobre o assunto. Continue a leitura e confira nossas dicas.  

1. A Arte do Começo, de Guy Kawasaki 

O livro A Arte do Começo, escrito por um dos maiores especialistas em marketing e tecnologia do mundo, Guy Kawasaki, reúne os passos mais importantes para o lançamento de um novo produto, serviço, empresa, marca ou projeto. É um verdadeiro guia para os novos empreendedores. Além disso, a obra ensina a estabelecer uma mentalidade empreendedora e inovadora em empresas que já estão no mercado.

Guy Kawasaki é autor de diversos livros sobre inovação e empreendedorismo. Além de A Arte do Começo, o autor também publicou A Arte de Modificar Corações, Mentes e Ações, que descreve as estratégias necessárias para preparar e iniciar uma campanha de encantamento. 

2. A Startup Enxuta, de Eric Ries

Escrito pelo empreendedor residente na Harvard Business School, Eric Ries, o livro A Startup Enxuta aborda a forma como os empreendedores utilizam a inovação contínua para criar empresas bem-sucedidas sem desperdiçar tempo ou dinheiro. 

O conceito Startup Enxuta, ou Lean Startup, foi criado por Ries com base em uma filosofia de administração japonesa chamada Lean Manufacturing, que é aplicada a indústrias. O objetivo dessa metodologia é reduzir o ciclo de desenvolvimento do produto, incentivar a experimentação de ideias em um curto espaço de tempo e eliminar o desperdício. 

No livro, Eric Ries descreve um plano para que qualquer pessoa possa utilizar os princípios da Startup Enxuta em seus projetos.  É uma ótima dica de leitura para quem pretende empreender.  

3. Estratégia Focada no Lucro, de Adrian Slywotzky 

Se você deseja entender como os altos lucros ocorrem dentro de uma organização, nada melhor do que estudar as estratégias que as empresas de sucesso utilizam. Em Estratégia Focada no Lucro, Adrian Slywotzky analisa os mecanismos de geração de lucros de organizações como Disney e Microsoft. 

No livro, Adrian descreve comportamentos comuns nas empresas altamente lucrativas, como o foco no cliente e a capacidade de inovar, estando sempre à frente dos concorrentes. 

4. Administração de Marketing, de Philip Kotler e Kevin Keller

O Marketing tem um papel fundamental para a inovação e o empreendedorismo. Afinal, é por meio dele que os novos produtos ou serviços são apresentados aos consumidores, gerando demanda e receita.  

O livro Administração de Marketing, de Philip Kotler e Kevin Keller, é conhecido no meio acadêmico como a “bíblia do marketing”. A obra, que já está na 15ª edição, aborda os conceitos mais relevantes do marketing, como mensuração de demanda, comportamento do consumidor, análise do macroambiente, segmentação e construção de marca. 

Todos os assuntos são analisados de forma bastante objetiva, considerando fatores da atualidade, como globalização, tecnologia e responsabilidade. É leitura obrigatória para estudantes do Curso de Administração e para quem pretende empreender.   

5. Fora de Série, de Malcolm Gladwell 

Será que o talento basta para que uma pessoa conquiste o sucesso? No livro Fora de Série, Malcolm Gladwell nos ajuda a entender como a cultura, os amigos, a família, o local de origem e até mesmo os antepassados influenciam o padrão de qualidade das realizações humanas. 

Para embasar sua análise, Gladwell cita personalidades fora de série, ou outliers, como Bill Gates, Mozart e os Beatles, que alcançaram sucesso extraordinário se beneficiando de heranças culturais e oportunidades incríveis. Vale a pena ler!

6. O Livro Negro do Empreendedor, de Fernando Trias de Bes 

Os livros sobre inovação e empreendedorismo que citamos até aqui têm algo em comum: citam negócios bem-sucedidos. Porém, vale lembrar que 95% dos empreendedores fracassam antes que suas empresas possam completar cinco anos.

Em O Livro Negro do Empreendedorismo, Fernando Trias de Bes analisa os fatores e comportamentos que levam as empresas ao fracasso, com o objetivo de ajudar os empreendedores a evitá-los. 

Temas como problemas pessoais, desavenças entre sócios e falta de bom senso são tratados de forma bastante clara e objetiva. O mais bacana é que o livro compara o empreendedorismo ao boxe, esporte no qual é necessário atacar, defender e, principalmente, levantar-se após os golpes. 

7. The Power of Storytelling, de Ty Bennett

O Storytelling é uma técnica utilizada por empresas com o objetivo de estreitar o relacionamento entre a marca e os consumidores, por meio da narração de histórias relevantes.  

O livro The Power of Storytelling, de Ty Bennett, é uma excelente dica de leitura para empreendedores, pois oferece o passo a passo detalhado para criar uma comunicação influente ao contar histórias capazes de envolver e persuadir o público.  

8. Sonho Grande, de Cristiane Correa 

Os empreendedores brasileiros também têm espaço na nossa lista de livros sobre inovação e empreendedorismo.

Escrito pela jornalista Cristiane Correa, o best-seller Sonho Grande relata a trajetória de sucesso dos empresários Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira, responsáveis pelo maior império da história do capitalismo brasileiro. 

O livro detalha a fórmula de gestão desenvolvida e utilizada pelos empresários, que se baseia em meritocracia, simplicidade e busca pela redução de custos. Vale lembrar que, há alguns anos, eles adquiriram as marcas americanas Budweiser, Burger King e Heinz. 

9. A Arte de Fazer Acontecer — O Método Getting Things Done, de David Allen

Publicado em 28 idiomas e com mais de 3 milhões de exemplares vendidos, A Arte de Fazer Acontecer é uma excelente referência em organização pessoal. O autor, David Allen, é o criador do método Getting Things Done (GTD), que tem o objetivo de colocar as coisas em ordem.  

O livro é uma ótima dica de leitura para estudantes, administradores e empreendedores. Pois, por meio de técnicas simples e revolucionárias, ajuda a encontrar uma nova maneira de colocar os projetos em prática, com mais foco, mais produtividade e, principalmente, menos estresse. 

10. A Quinta Disciplina, de Peter Senge

Para encerrar a lista, indicamos o livro A Quinta Disciplina, de Peter Senge, considerado um dos cinco maiores livros sobre negócios de todos os tempos. Lançada em 1990, essa obra revolucionou o modo de gerenciar as empresas, por meio das estratégias da “organização que aprende”, que defende uma estrutura de trabalho descentralizadora. 

O modelo de aprendizagem apresentado no livro é baseado em cinco disciplinas: domínio pessoal, modelos mentais, visão compartilhada, aprendizagem em equipe e pensamento sistêmico. 

Esses livros sobre inovação e empreendedorismo são ótimas referências para quem deseja aprender um pouco mais sobre o assunto. Você tem uma boa dica de leitura que não entrou na nossa lista? Compartilhe sua sugestão na área de comentários! Aproveite também para conhecer o Núcleo de Empreendedorismo da ESEG, que atua incentivando a criação e a gestão de empresas. 

 

Ações: