Mercado de Trabalho
   
Desenvolvimento de carreira: jovem mulher sorrindo

Desenvolvimento de carreira: 7 dicas para quem está começando

A empregabilidade no Brasil tem seus altos e baixos. Um fator que implica nessa instabilidade é a alta proporção de candidatos por vagas de trabalho. Entretanto, o profissional bem qualificado e que não para de investir em seu desenvolvimento de carreira se mantém em destaque nesse cenário.

Você que está prestes a iniciar sua trajetória acadêmica e, logo mais, encontrar um espaço no mercado de trabalho vai se beneficiar com as informações que vamos apresentar neste post. Continue a leitura para conhecer 7 dicas essenciais que vão potencializar os seus planos de desenvolvimento profissional.

Por que planejar o desenvolvimento de carreira?

Você já deve estar ciente de que ter qualificação é um requisito básico para se tornar um profissional bem-sucedido, certo? Mas o que significa ser qualificado? Todo aprendizado capaz de enriquecer seu perfil é bem-vindo nessa lista, como:

  • buscar uma formação superior de qualidade;
  • adquirir experiência;
  • desenvolver habilidades técnicas;
  • aprimorar competências comportamentais;
  • tornar-se especialista em uma área específica.

Esses e outros passos devem constar no seu plano de desenvolvimento de carreira. Nesse momento, você pode estar com a seguinte dúvida: “mas por que eu devo me preocupar com todas essas etapas, se ainda estou no início da trajetória?”. A resposta é simples: quem não sabe aonde quer chegar, não se move na direção certa.

Saiba que emprego e carreira são conceitos interligados, mas não são a mesma coisa. Estar empregado significa ter um contrato que garante remuneração e benefícios, porém, nem sempre é sinônimo de satisfação.

Por outro lado, ter uma carreira é fruto de muito planejamento e dedicação. Além disso, representa a realização pessoal e profissional de cada profissional.

Como se desenvolver profissionalmente?

Agora que você já compreendeu a importância de pensar, desde cedo, no desenvolvimento de carreira, veja quais passos são necessários para alcançar seus objetivos profissionais.

1. Mantenha o foco

Existe um mundo amplo e uma longa estrada à frente dos jovens. Esse mar de oportunidades pode gerar certa insegurança para tomar decisões. Não tenha medo de fazer escolhas erradas. Siga com coragem e sem receios de tentar e falhar. Haverá tempo para reformular o trajeto, se for preciso.

Apesar disso, mantenha o foco nas decisões que tomar e tenha determinação para alcançar seus propósitos. Pode até surgir aquela vontade de tentar mil coisas ao mesmo tempo, mas ouse levar seus projetos até o final. Isso porque se você sempre desistir no meio do caminho por causa da indecisão, nunca vai chegar na fase de colher as recompensas pelo seu esforço.

2. Planeje sua carreira

Um dos desafios iniciais do seu planejamento de carreira é saber qual curso superior fazer. Para isso, vale a pena apostar em orientação vocacional e técnicas de autoconhecimento para identificar seus pontos fortes e aptidões e entender qual profissão tem mais a ver com seu perfil.

Depois disso, defina os degraus seguintes da sua escalada. Reflita sobre quais conhecimentos podem fazer diferença na sua qualificação: cursos de idiomas, intercâmbios, programas de iniciação científica ou pós-graduação (lato sensu ou stricto sensu?), por exemplo. Enfim, esse mapeamento prévio deverá nortear suas ações.

3. Faça networking

Você acha que os contatos que mantém nas redes sociais são importantes? Aguarde até descobrir o quanto o networking é necessário para sua evolução profissional. Aliás, essa lista deve começar a ser construída a partir de agora — não é preciso esperar até entrar no mercado de trabalho.

Aproveite o relacionamento com os professores e colegas de faculdade, assim como o contato com outras pessoas do universo acadêmico, inclusive as que você poderá conhecer em atividades complementares, como: programas de monitoria, ações de voluntariado, atléticas universitárias, palestras e feiras estudantis etc.

4. Desenvolva autonomia

Sabe o que diferencia um profissional que tem medo de perder seu emprego daquele que entende que suas oportunidades são ilimitadas? Autonomia. Por mais que você alcance uma ótima colocação no mercado, é fundamental desenvolver o espírito empreendedor e se preparar para possíveis mudanças de rumo.

Autonomia, empreendedorismo, inovação e amplitude de visão são habilidades que andam de mãos dadas. O profissional que aprimora esses conceitos se mantém pronto para qualquer desafio na carreira.

5. Aprenda a gerir bem o tempo

Gestão de tempo é um dos elementos do sucesso, seja na vida pessoal, seja no contexto profissional. Isso porque quanto mais adentramos na fase adulta, mais nos sobrecarregamos com as múltiplas funções — estudos, trabalho, compromissos familiares, cuidados com a saúde e muitas outras atribuições.

Portanto, para dar conta de tudo isso e encontrar tempo para se dedicar ao desenvolvimento de carreira, é imprescindível saber equilibrar todas as tarefas diárias. É possível administrar a rotina, por mais atribulada que seja, contanto que lance mão das técnicas certas.

6. Desenvolva inteligência emocional

Tão importante quanto a qualificação técnica para o sucesso do profissional é sua capacidade de gerir as emoções. O excesso de demandas, como dissemos no tópico anterior, pode causar dificuldades como: desmotivação, relacionamentos interpessoais desgastantes, falha na comunicação etc. — principalmente somado aos conflitos que comumente acontecem no ambiente de trabalho, ou até na vida pessoal.

Pensando nisso, é importante fortalecer o seu emocional desde agora. Esse tipo de inteligência é um fator muito bem-visto pelos empregadores, além de ser necessário para a vida, em todos os aspectos. Os efeitos dessa habilidade incluem:

  • identificar e equilibrar suas próprias emoções;
  • compreender as reações emocionais de outras pessoas;
  • saber se comunicar com assertividade;
  • filtrar comentários e ações alheias, absorvendo somente o que é construtivo.

7. Busque capacitação continuada

Por fim, um item mandatório no seu planejamento de carreira é a capacitação contínua. Sua preparação para ser um bom profissional não pode acabar juntamente com a conclusão da graduação. Ainda haverá muita estrada pela frente. Já durante o Ensino Superior, comece a avaliar as áreas de atuação com as quais você mais se identifica e considere os caminhos que poderá seguir.

Atualização de conhecimento também significa acompanhar as novidades da sua profissão, como tecnologias ou teorias lançadas, transformações no mercado de trabalho, entre outras inovações no cenário.

Como vimos, o desenvolvimento de carreira é um processo de longo prazo e que não deve ser interrompido. Não levar seu planejamento até o final é dar espaço para estagnação. Portanto, comece a se preparar desde já: trace seus objetivos, estabeleça os passos necessários e mantenha seu olhar fixo no ponto de chegada.

Você pode acompanhar muitos outros temas interessantes sobre cursos e profissões. Para isso, basta seguir nossas páginas nas redes sociais. Estamos no Facebook, LinkedIn, Instagram e no YouTube.

Ações: