Ensino Superior
   
Quer descobrir o que faz um Engenheiro de Produção? Então clique aqui agora mesmo e saiba como é o dia a dia do profissional dessa área!
o que faz um engenheiro de produção

O que faz um engenheiro de produção? Confira como é essa carreira

Você sabe o que faz um engenheiro de produção? Esse profissional, que tem uma formação ampla, englobando conhecimentos das áreas humanas e de exatas, é responsável por gerir diversos aspectos de uma empresa. Seu principal foco é o manejo de todas as etapas que englobam o processo de produção em uma empresa, conciliando diversos fatores.

No entanto, uma coisa que poucos sabem sobre essa profissão é que, devido aos conhecimentos de diversas áreas agregados no curso, ela tem uma pluralidade de atuação no mercado, o que auxilia em como ele absorve esse profissional.

Para conhecer o que faz um Engenheiro de Produção, quais suas áreas de atuação e como seguir essa carreira, confira este post. Boa leitura.

O que faz um Engenheiro de Produção?

Essa profissão tem uma ampla área de atuação, indo desde a logística e a segurança do trabalho até a gestão econômica e o controle de qualidade. No entanto, o cerne dessa área é a de zelar pelo processo produtivo, visando a conciliar a sua qualidade e os seus custos.

Qualquer empresa que tenha uma linha de produção precisa de um profissional capaz de manejar e controlar todas as etapas, desde a escolha da matéria-prima até a finalização do produto.

Para desempenhar tal tarefa, o profissional precisa conciliar tanto conhecimentos matemáticos e exatos — para manejo de finanças e de material, por exemplo — quanto conhecimentos da área de humanas, para tratar de logística e para lidar com a mão de obra.

Como está o mercado de trabalho?

Por ser tratar de um profissional extremamente versátil, com conhecimentos diversos, o mercado consegue facilmente absorvê-lo. Várias áreas procuram contratar esse tipo de profissional, como a petroleira, diversos tipos de indústrias, como a de produção e a de alimentos, eletroeletrônico e civil.

Por conta dessa versatilidade, no mercado de engenharia de produção há muita demanda, especialmente com qualificações específicas, mesmo com o alto número de formandos. Por conta disso, é sempre importante sempre buscar formações complementares e focar em qual segmento você deseja atuar, além de, claro, investir no aprendizado de línguas estrangeiras.

Como é essa carreira?

Por conta da formação ampla desse profissional, existem diversas áreas da engenharia de produção, mas a sua principal função é a de garantir a execução de todo o processo de produção, conciliando temas como segurança de trabalho, custos, eficiência etc.

Portanto, ele precisa conciliar conhecimentos humanos e exatos, o que atribui a ele grande responsabilidade e necessidade de um conhecimento bem amplo.

Devido a isso, a remuneração para um Engenheiro de Produção é bem alta, mesmo para o nível de trainee, girando em torno dos três mil reais, podendo ultrapassar os sete mil de um funcionário pleno e chegando a mais de dez mil para profissionais sênior. Dependendo do cargo ocupado e do tempo de serviço, esses valores podem passar a casa dos vinte mil reais.

Quais são as áreas de atuação do profissional?

Como dito anteriormente, o Engenheiro de Produção tem uma área de atuação muito ampla, devido a sua formação, concilia tanto conteúdos da área de exatas quanto de conhecimentos de humanas. Segundo a ABEPRO (Associação Brasileira de Engenharia de Produção), esse profissional pode atuar em dez áreas. Separamos aqui algumas para você, nos tópicos a seguir. Continue a leitura!

Pesquisa Operacional

Se você gosta métodos matemáticos, essa pode ser a área para você. Ela utiliza essas ferramentas de cálculos para pegar problemas reais, subdividi-los em etapas menores e analisar em como será resolvida a situação, trazendo um viés mais prático e objetivo, sem tirar o peso subjetivo que a situação exige.

Essa área de atuação pode ajudar, por exemplo, no gerenciamento de riscos, no qual é possível subdividir todas as variáveis e, por meio de uma análise matemática, verificar se, de fato, a situação tem um risco alto ou não.

Engenharia do Trabalho

O objetivo desse ramo é o aperfeiçoamento e da execução do trabalho em si. Para isso, o profissional avalia as suas etapas, como ele está sendo executado e se o ambiente está propício para que os profissionais executem sua função da maneira adequada, visando um melhor aproveitamento do trabalho sem comprometer a integridade de todos.

Além disso, a relação entre o trabalhador e a máquina é também de responsabilidade desse profissional, podendo utilizar seus conhecimentos sobre ergonomia e para auxiliar na relação entre o trabalhador, o ambiente e as máquinas.

Educação em Engenharia de Produção

Caso você se interesse pela área acadêmica, pode se especializar nesse ramo. Aqui, o profissional se insere na formação de novos engenheiros, desde a graduação até a extensão. Cabe a ele estruturar e sistematizar o conhecimento para os estudantes, a fim de trabalhar na sua formação e capacitação.

Aqui será exigido do profissional uma boa organização didática e pedagógica, além de uma boa abordagem metodológica e um domínio dos meios de ensino e aprendizagem. Além disso, é necessário um conhecimento geral e mais amplo de todas as áreas e saber aprofundadamente o que faz um engenheiro de produção.

Como se tornar um Engenheiro de Produção?

Após escolher esse ramo da engenharia, é necessário ingressar em uma instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, para adquirir todo o conhecimento necessário para seguir nesse ramo. No curso, o aluno encontrará uma grade curricular bem diversa, com disciplinas como cálculo diferencial e integral, filosofia e ética, gestão de projetos, resistência de materiais, automação industrial, marketing, estatística e noções de informática e programação.

Com duração média de cinco anos, o curso de Engenharia de Produção garante ao aluno a capacidade para atuar em qualquer uma das dez áreas em que esse profissional pode desempenhar, de acordo com a ABEPRO. Nessa hora, é importante procurar uma instituição que tenha, além de reconhecimento do MEC, uma boa infraestrutura e espaços para que o aluno se desenvolva bem.

Zelar por todo o processo produtivo: isso é o que faz um Engenheiro de Produção e é esse o cerne de sua profissão. No entanto, a sua ampla formação permite a ele atuar em várias áreas, que vão desde a área de logística e de gestão de recursos, até a realização de análises matemáticas para predições e melhor tomada de ações.

E esse amplo campo de atuação confere a esse profissional uma gama enorme de possibilidades, auxiliando não só a ele se encontrar para exercer qualquer um dos dez campos, como para que o mercado absorva melhor essa demanda.

Gostou deste post? Agora que você sabe o que faz um engenheiro de produção, e deseja seguir nessa área promissora, que tal entrar em contato conosco?

Ações: