Quais são as vantagens de fazer um intercâmbio durante a graduação?
Ainda tem dúvidas se vale a pena fazer um intercâmbio durante a graduação? Saiba que há diversas vantagens em aperfeiçoar os seus estudos no exterior — especialmente, se o seu centro de ensino tem parcerias com universidades estrangeiras, que facilitam o acesso dos estudantes.
Na ESEG – Escola Superior de Engenharia e Gestão, a parceria com o Instituto Politécnico de Leiria permite que o estudante curse um semestre da graduação em Portugal. Através do convênio firmado entre as duas instituições, o aluno fica isento da mensalidade no IP Leiria, arcando assim com os custos de estadia, seguros obrigatórios e gastos pessoais.
Com a mobilidade acadêmica, os alunos podem fazer disciplinas em outra faculdade fora do Brasil, expandindo não apenas os horizontes profissionais, mas conhecendo outra cultura e até um novo idioma.
Quer entender mais sobre o assunto? Neste post, mostramos as vantagens de fazer intercâmbio durante a faculdade. Confira a seguir.
Expansão do conhecimento sobre sua área
O intercâmbio pode funcionar como complementação para sua formação acadêmica. Apesar de seguir diretrizes básicas, cada instituição de ensino elabora os programas curriculares dos seus cursos. Nesse sentido, elas podem trazer matérias que abordam questões diferenciadas de um campo de estudos específico relevante para o profissional.
Além de ser uma oportunidade para realizar disciplinas diferentes e expandir os conhecimentos dentro da sua área, o intercâmbio também serve para aprender ou aperfeiçoar o aprendizado de uma língua estrangeira — caso for escolhido um país que não têm o português como idioma oficial.
Durante o intercâmbio, o estudante tem contato frequente com a língua do país nas aulas e nas interações com as pessoas. Por isso, desenvolve muito mais rápido sua capacidade de se comunicar do que em cursinhos regulares. Isso pode ser muito vantajoso, já que outros idiomas — especialmente inglês e espanhol — são uma exigência em muitas vagas de emprego e cursos de pós-graduação.
Na volta, algumas instituições fazem aproveitamento dos créditos das matérias cursadas fora do país. No caso da chamada “graduação sanduíche”, você recebe um certificado validado pelas duas faculdades ao fim do curso.
Possíveis descontos ou bolsas de estudo
Diversas faculdades internacionais oferecem descontos ou até mesmo bolsas de estudo para estudantes brasileiros. Bom desempenho, notas altas e premiações na graduação podem ser alguns dos critérios usados para avaliação. Assim, um excelente rendimento acadêmico aumenta as suas chances de conseguir abatimentos nas despesas com o curso.
Além de ficar ligado nos editais e nas possibilidades de bolsas oferecidas pela universidade de destino, também é bom verificar quais as parcerias a sua instituição de ensino no Brasil tem. Para descobrir as vantagens oferecidas para o seu curso, vale consultar o setor de mobilidade acadêmica da faculdade.
Muitas universidades têm convênios com outras instituições de ensino no exterior, que ajudam facilitar o acesso a cursos fora do país e podem permitir, inclusive, participação em eventos acadêmicos internacionais.
Apoio no país de origem e no estrangeiro
Para estudar em outras nações, pode ser necessário tirar vistos específicos e cumprir uma série de burocracias. Nesse sentido, uma vantagem de fazer um intercâmbio em programas oferecidos pela sua faculdade é ter um ponto de contato tanto no país de origem como no estrangeiro. Assim, o estudante pode tirar dúvidas e pedir auxílio nos trâmites, se precisar.
Os documentos necessários para o intercâmbio dependem dos objetivos do estudante — fazer disciplinas na graduação, estagiar, participar de atividades acadêmicas de curta duração ou realizar um curso de idiomas, por exemplo — e do tempo em vai passar no outro país. Já a duração depende do programa escolhido: curso de férias, mobilidade por um ou dois semestres, etc.
As parcerias facilitam bastante a ida dos estudantes, com a simplificação dos processos de candidatura e matrícula no curso do intercâmbio.
Possibilidade de fazer estágio
Também dá para aproveitar o tempo fora do país para fazer um estágio em alguma empresa internacional. Dessa forma, você coloca em prática os conhecimentos da faculdade, enriquece o seu currículo e ganha mais valor no mercado de trabalho.
Ademais, o estágio pode trazer ainda uma implementação na renda do estudante, já que algumas empresas oferecem ajuda de custo. Seja remunerado ou não, é uma oportunidade valiosa para o estudante, uma vez que serve como preparação para a rotina na profissão.
Ampliação da sua rede de relações
A vivência fora do país também pode servir para ampliar o networking, conhecendo pessoas relevantes para o crescimento da sua carreira e trocando experiências. Aprofundar o contato com professores e profissionais da área — no caso de um estágio — podem ser úteis em uma futura seleção de pós-graduação, mestrado ou doutorado, ou mesmo na busca pelo primeiro emprego.
O mercado de trabalho, inclusive, valoriza bastante experiências internacionais, pois demonstram iniciativa e interesse do profissional em procurar novas competências e conhecimentos.
Além da convivência com outros profissionais do seu campo de estudo, o intercâmbio é um ambiente propício para fazer amizades e expandir sua rede de relações. Não raro, há estudantes na mesma situação que você, em busca de uma experiência internacional. Assim, é possível estabelecer laços com pessoas das diversas nacionalidades.
Desenvolvimento pessoal
Além de ampliar a rede de relacionamentos, uma vivência no exterior tem ainda uma dimensão importante: a pessoal. O intercâmbio traz uma experiência enriquecedora para o crescimento do estudante como indivíduo.
Longe da família, dos amigos e da sua zona de conforto, o intercambista precisará lidar com situações completamente novas e enfrentar barreiras culturais e linguísticas. Para realizar qualquer atividade, ele precisa desenvolver seus conhecimentos e até mesmo confiança, já que a maioria delas apresentará desafios.
Em alguns casos, o estudante precisará se comunicar em outro idioma para conseguir o que deseja ou precisa. E cada país tem seus particularidades, desde a cultura como um todo quanto a forma de pensar de seus moradores. Por isso, essa experiência vai exigir que ele aprenda a lidar com diferenças e pense de maneira mais global.
Fazer o intercâmbio durante a graduação pode trazer muitas oportunidades para o estudante, como enriquecimento do currículo, diferencial no mercado de trabalho, aprendizado de uma nova língua e até amadurecimento pessoal. Assim, vale a pena pesquisar centros de ensino que incentivem essa prática — e, é claro, buscar o programa que mais se adeque às chances de ir atrás do seu objetivo de estudar fora do país.
Tem vontade de fazer uma graduação
em uma instituição de ensino que facilite intercâmbios? Então, entre em contato e converse com um de nossos atendentes. Entenda mais sobre as vantagens de ser aluno da ESEG.