Escolher em qual graduação ingressar é um desafio complexo, especialmente quando as opções que mais despertam interesse parecem ser semelhantes. Por isso, é muito comum um estudante ter dúvida na hora de decidir se vai estudar Administração ou Engenharia de Produção.
No entanto, apesar de realmente terem algumas características em comum, a existência das diferenças ressalta a importância de fazer uma boa reflexão antes de optar por um desses caminhos. Afinal, uma decisão como essa, que causa grande impacto na vida de qualquer pessoa, merece toda a atenção possível.
Para facilitar o seu processo de escolha, preparamos este post com informações fundamentais que ajudarão você a descobrir qual dessas graduações deve cursar: Administração ou Engenharia de Produção. Acompanhe.
Como é a faculdade de Administração?
Uma das formações mais procuradas em nosso país, o curso de Administração tem duração de 8 semestres e habilita os profissionais a colaborarem com empresas de quaisquer segmentos, nos âmbitos público e privado. Para tanto, ao longo da graduação são estudados temas que preparam para a atuação em diversos setores do ambiente corporativo.
Abaixo, listamos algumas das disciplinas que compõem a grade curricular de Administração:
- Administração Financeira de Negócios;
- Administração Pública e Governo;
- Análise e Gestão de Riscos Empresariais;
- Comunicação Empresarial;
- Contabilidade Empresarial;
- Empreendedorismo e Inovação;
- Gestão Comercial e de Vendas;
- Gestão de Pessoas nas Organizações;
- Gestão Estratégica de Negócios;
- Gestão Sustentável nas Organizações.
A partir de conteúdos como esses, é possível desenvolver uma visão sistêmica das empresas, nas quais o administrador executa atividades de gerenciamento e organização. Entre as tarefas que podem fazer parte da rotina desse profissional estão a definição de metas da companhia, a elaboração de estratégias para alcançar lucros e a gestão de projetos, pessoas e finanças.
A seguir, conheça os principais campos de atuação para quem segue carreira em Administração:
- recursos humanos: área que cuida do quadro de colaboradores da organização;
- planejamento estratégico: setor destinado à elaboração de estratégias para buscar o crescimento da empresa;
- gestão financeira: setor em que é feito o gerenciamento de todos os recursos financeiros da empresa;
- consultoria: área em que o profissional presta serviços para empresas que precisam de orientação especializada nos processos de tomadas de decisão;
- logística: área voltada para a organização do fluxo produtivo da empresa, desde a compra da matéria-prima até a produção e transporte do produto finalizado;
- marketing: ramo voltado para a elaboração de estratégias de promoção da marca;
- empreendedorismo: quem opta por esse ramo utiliza os conhecimentos em Administração para abrir e gerir a própria empresa;
- pesquisa de mercado: área em que o profissional faz uma análise do mercado para verificar a viabilidade de um negócio.
Como é a faculdade de Engenharia de Produção?
Com duração de 10 semestres, o curso de Engenharia de Produção forma profissionais aptos a gerenciar processos produtivos, de modo que são indispensáveis em empresas que trabalham em linha de produção. A grade curricular inclui disciplinas básicas dos cursos de Engenharia, como Cálculo, Estatística, Álgebra e Física, e conteúdos específicos.
Na lista abaixo, confira alguns dos temas abordados na graduação em Engenharia de Produção:
- Automação Industrial;
- Comunicação Empresarial;
- Economia de Mercado;
- Gestão do Desenvolvimento de Produto e Inovação;
- Gestão da Produção e Operações;
- Manutenção e Melhoria de Produção;
- Materiais e Processos de Fabricação;
- Organização do Trabalho e Planejamento de Processos;
- Pesquisa Operacional;
- Planejamento e Controle de Produção.
O mercado de Engenharia de Produção oferece muitas oportunidades em empresas não só do setor industrial, mas também nos ramos de comércio e serviços. Algumas das atribuições desses profissionais são a otimização dos processos produtivos, a redução dos custos e o desenvolvimento e execução de sistemas de controle de qualidade.
De acordo com a Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO), estas são as principais áreas de atuação:
- Engenharia de Operações e Processos da Produção: ramo voltado para os sistemas de criação dos produtos;
- Logística: área que cuida do armazenamento, estoque, movimentação e transporte dos produtos;
- Pesquisa Operacional: setor voltado para a resolução de problemas ao longo dos processos de tomada de decisão;
- Engenharia da Qualidade: área que se ocupa dos sistemas de gestão da qualidade;
- Engenharia do Produto: área que cuida de todas as fases de desenvolvimento de novos produtos;
- Engenharia Organizacional: área voltada para a gestão das organizações;
- Engenharia Econômica: ramo que cuida da gestão de custos, investimentos e riscos financeiros;
- Engenharia do Trabalho: setor que se ocupa das interações entre máquinas, humanos, ambiente e organização;
- Engenharia da Sustentabilidade: setor que cuida do uso dos recursos naturais nos sistemas produtivos;
- Educação em Engenharia de Produção: área destinada à docência no Ensino Superior. Para tanto, é necessário continuar os estudos com pós-graduações, principalmente mestrado e doutorado.
Quais são as semelhanças?
Como já deve ter dado para perceber com os campos de atuação para os dois cursos, existem várias semelhanças entre eles. Ambos preparam profissionais que podem atuar em empresas de vários segmentos, nas quais são capazes de executar uma gama de atividades.
Um exemplo disso é a área de gestão de pessoas, que é fundamental para a coordenação do trabalho em equipe, alcançando uma boa produtividade, mas sem negligenciar o bem-estar dos colaboradores. De modo geral, quem se forma em Administração ou Engenharia de Produção sempre vai trabalhar em prol do crescimento das organizações.
E as diferenças?
Apesar das semelhanças, vale a pena destacar as diferenças entre essas graduações e suas respectivas carreiras. Enquanto a faculdade de Administração é mais focada em conteúdos da área de Ciências Humanas, a de Engenharia de Produção é fundamentada na de Exatas.
Além disso, administradores utilizam principalmente métodos qualitativos em suas atividades, muitas delas na área de gestão. Engenheiros, por sua vez, se baseiam mais em metodologias quantitativas e se dedicam bastante à elaboração e execução de projetos.
Para decidir entre esses dois cursos, você precisa levar em conta o seu perfil e o tipo de atividade que desperta o seu interesse. Embora te
nham semelhanças e possam até mesmo ocupar os mesmos cargos em algumas empresas, o administrador tem uma visão estratégica da organização, enquanto o olhar de um engenheiro de produção é mais técnico.
Diante disso, escolha Administração ou Engenharia de Produção de acordo com o que você acredita que lhe trará mais satisfação na carreira. Afinal, ambos os cursos oferecem um futuro promissor, que certamente será cheio de realizações.
Quer saber mais sobre essas duas graduações? Baixe os nossos e-books sobre Administração e Engenharia de Produção e fique por dentro de todos os detalhes de cada uma dessas áreas.
Siga a ESEG – Faculdade do Grupo Etapa nas redes sociais: