A dinamicidade do
mercado de trabalho atual tem chamado atenção para um fato marcante: o de que as escolhas profissionais não precisam ser eternas. Com isso, cada vez mais pessoas estão aceitando questionar suas decisões e refletir: “será que vale a pena fazer uma segunda graduação?”.
Existem diversos motivos para ter essa dúvida. Por exemplo, a insatisfação com a carreira atual ou o desejo de ampliar as suas possibilidades profissionais. Cada caso precisa ser avaliado com atenção para definir o melhor caminho.
Então, que tal contar com a nossa ajuda? Saiba quais são as vantagens de fazer um novo curso e qual seria o momento ideal para dar esse passo.
Vale a pena fazer uma segunda graduação?
Começar uma nova
faculdade com certeza vai trazer desafios. Mas refletir sobre os benefícios da experiência permite que você consiga responder se vale a pena fazer isso. Veja algumas das vantagens dessa escolha.
Desenvolvimento profissional
As particularidades do mercado de trabalho colocam a necessidade constante de aperfeiçoamento dos profissionais. Nesse cenário, os cursos de extensão, pós-graduação e atualização fazem parte da rotina de muitas pessoas. E por que não pensar em uma segunda graduação?
Voltar para a faculdade — seja em uma área afim, seja em outro campo bem diferente — gera novas oportunidades para sua carreira. Essa é uma estratégia para continuar investindo no
desenvolvimento profissional e se capacitando para aproveitar possibilidades diversas.
Networking
A construção de uma rede de contatos profissionais é um diferencial relevante para trabalhar cada vez melhor e encontrar experiências de crescimento. Imagine, então, o benefício de ampliar seu
networking ao fazer outra graduação?
Você vai conhecer novos professores e colegas, além de poder participar de eventos com especialistas na nova área. Os contatos feitos durante a faculdade trazem, sem dúvida, fontes de informações fundamentais para seu sucesso profissional.
Competitividade no currículo
Muitas empresas têm buscado colaboradores versáteis, que consigam transitar em diferentes funções e contribuir para o crescimento global do negócio. Com isso, quem tem mais de uma graduação no currículo ganha muito em competitividade.
Além de comprovar o acúmulo de conhecimentos diversos, sua escolha por fazer mais de uma graduação mostra também
características atrativas para o mercado de trabalho — como a flexibilidade e o interesse de estar sempre em movimento.
A busca por novas habilidades e saberes enriquece seu currículo. Dessa maneira, você vai estar mais preparado para responder às expectativas dos recrutadores, o que aumenta sua chance de
empregabilidade.
Mais conhecimento de mercado
Muitas aprendizagens ligadas à vida profissional acontecem depois que você sai da faculdade e começa a sua carreira de fato. Nesse período, é comum que surjam necessidades relacionadas ao aprofundamento de determinados conhecimentos afins ao seu trabalho.
Alguns profissionais tomam a decisão de ingressar novamente na faculdade com o objetivo de dominar melhor as suas competências — por exemplo, um administrador que busca um curso de
Economia para atuar com mais eficiência no
mercado financeiro.
Oportunidade de mudança de carreira
O desejo de mudar de área profissional é mais um motivo comum por trás da dúvida sobre cursar uma segunda graduação. Sim, essa pode ser uma escolha muito interessante para quem está insatisfeito com a carreira que tem. Afinal, nem sempre temos as condições ideais para escolher o primeiro curso, certo?
Não é raro encontrar profissionais que repensam suas decisões depois de já estarem trabalhando. Isso pode acontecer por terem feito a escolha sem muitas informações acerca da realidade de trabalho ou por falta de autoconhecimento, por exemplo.
Entretanto, esse não é o fim do caminho. Como falamos no início deste post, as decisões profissionais não precisam ser vistas como eternas. Sempre existe a oportunidade de cursar outra graduação e encontrar alternativas em que você se sinta mais motivado.
Realização de sonhos
Além dos profissionais que percebem não gostar muito da área em que se formaram, existem aqueles que sempre souberam que seu sonho era outro. Por diversos motivos, algumas pessoas precisam abrir mão ou adiar planos para se formar em um curso que não lhes interessa tanto.
Depois de estarem formados, maduros e com melhores condições financeiras, pode surgir a oportunidade de voltar à faculdade para realizar seu sonho inicial. Assim, essa é mais uma das vantagens de fazer uma segunda graduação.
Facilidades no reingresso à faculdade
Por fim, é relevante falar dos benefícios que as faculdades oferecem para quem já é egresso de outro curso. Essas vantagens são bastante atrativas, especialmente considerando que uma das maiores dificuldades de avaliar se vale a pena fazer uma segunda graduação é a resistência a passar por toda a experiência de aluno novamente.
As facilidades começam no ingresso: muitas faculdades têm processos diferenciados para alunos que já são graduados. Outra vantagem é a possibilidade de aproveitar os créditos cursados em disciplinas comuns entre seu curso anterior e o novo. Com isso, não é preciso estudar o assunto novamente.
Quando fazer uma segunda graduação?
Se você já tem em mente uma nova graduação, pode estar se perguntando qual momento seria ideal para isso. Essa resposta é muito pessoal, mas podemos ajudar a avaliar alguns fatores. Em primeiro lugar, reflita sobre a sua disposição e o tempo disponível para estudar.
Depois, não deixe de analisar com cuidado todos os elementos ligados à
escolha da segunda graduação, principalmente se o desejo veio após uma frustração com o primeiro curso.
Busque informações de qualidade sobre o mercado de trabalho na área e converse com quem atua em cargos pelos quais você se interessa. Se for preciso, contrate ajuda profissional para analisar suas características pessoais e entender quais cursos lhe interessam.
Também é válido pensar sobre sua carreira e avaliar se a melhor escolha seria cursar uma nova faculdade ou fazer uma pós-graduação. Essa opção talvez seja útil para quem deseja se capacitar e ampliar conhecimentos sem sair muito da área em que atua.
Saber se vale a pena fazer uma segunda graduação só depende de você. É essencial considerar as vantagens que elencamos aqui e pensar sobre seus interesses e necessidades. Com isso, fica mais fácil tomar uma decisão e planejar sua carreira de maneira produtiva.
E então, quer fazer uma nova faculdade?
A ESEG – Faculdade do Grupo Etapa possui condições exclusivas para portadores de diploma e o ingresso é via análise curricular, sem a necessidade de vestibular.
Entre em contato conosco e realize a sua segunda graduação na ESEG.