Mercado de Trabalho

Nova Carreira: 5 dicas para mudar de profissão

nova carreira

Nova Carreira: 5 dicas para mudar de profissão

Existem diversos fatores que podem impulsionar o desejo de mudar de profissão, como a falta de perspectiva de crescimento, insatisfação com o salário, surgimento de novos interesses e busca por uma melhor qualidade de vida. Contudo, é comum sentir um certo receio ou até mesmo insegurança na hora de iniciar uma nova carreira. Pensando nisso, listamos 5 dicas para quem deseja mudar de profissão. Confira!

1. Reflita sobre suas áreas de interesse

O primeiro passo é fazer um exercício de autoconhecimento, buscando compreender os motivos pelos quais você deseja iniciar uma nova carreira. Nesse ponto, pense sobre as áreas que você gosta. Afinal, ter afinidade com a profissão escolhida é fundamental para manter a motivação.  

2. Identifique duas habilidades e competências

Também é importante refletir sobre as suas habilidades e competências. Ou seja, o que você faz bem. Por exemplo, se você sempre se deu bem com equações matemáticas e tem facilidade em resolver problemas que envolvem as ciências exatas, migrar para a área das engenharias pode ser uma boa opção. 

3. Faça pesquisas sobre o mercado de trabalho

Outro passo importante é buscar informações sobre o mercado de trabalho na sua área de interesse, identificando quais são os setores que oferecem as melhores oportunidades e ganhos. Confira quais são as profissões em alta e quais têm as melhores perspectivas para o futuro, priorizando aquelas que estão em constante ascensão.  

4. Estabeleça metas

O processo de mudança de profissão não acontece do dia para a noite, principalmente quando o profissional já atua em uma área específica há muitos anos. Portanto, é preciso criar um planejamento, estipulando suas metas e objetivos a curto, médio e longo prazo. 

Comece listando seus objetivos de maneira bastante específica. Por exemplo, conquistar uma vaga de analista de data science. Depois, enumere as ações necessárias para conquistar esse objetivo, como fazer um curso de data science, aprender uma linguagem de programação específica e participar de um workshop sobre o tema, para enriquecer o currículo.  

5. Invista em capacitação

Por falar em currículo, você precisará torná-lo atrativo para se candidatar às vagas que deseja ocupar. Por isso, é fundamental investir em capacitação profissional e aprender novas habilidades. 

Além disso, voltar aos estudos permitirá que você conheça colegas e professores com interesses similares aos seus. Esse networking pode ser muito positivo na hora de buscar novas oportunidades.  

Graduação

A graduação pode ser a porta de entrada para a profissão dos seus sonhos. Essa é uma boa alternativa para aqueles que pretendem mudar completamente de área, iniciando uma nova carreira. 

No entanto, é preciso compreender que os cursos de graduação exigem um alto grau de comprometimento. Será preciso conciliar os estudos com a sua rotina atual, para aproveitar ao máximo essa experiência.  

Pós-graduação

Se a sua intenção é atuar em uma área diferente, mas dentro da sua atual profissão, fazer uma pós-graduação pode ser a opção ideal. Esse tipo de curso costuma ter uma carga horária menor e permite aprofundar os conhecimentos com foco em uma determinada área de atuação, conquistando o título de especialista. 

Cursos Livres e de Extensão

Cursos mais rápidos também podem ajudar a aprimorar o currículo e iniciar uma nova carreira. Os cursos de extensão, por exemplo, são excelentes para quem busca atualização profissional. Estudantes da graduação e profissionais já formados podem se beneficiar desse tipo de curso.  

Está em busca de uma nova carreira? Então, aproveite para ler o nosso artigo sobre as 12 profissões em alta da atualidade.

Ações: