Engenharia de Computação
   
Como é trabalhar com programação

Como é trabalhar com programação?

Provavelmente, você já percebeu que a área de Tecnologia é uma das mais promissoras do mercado, sendo considerada a grande aposta para o futuro. Por esse motivo, trabalhar com tecnologia se tornou o sonho de muitos jovens, principalmente daqueles que gostam de ciências exatas. Mas, afinal, como é trabalhar com programação no dia a dia? Confira!

Como é trabalhar com programação?

A rotina de um programador no início da carreira exige bastante concentração, atenção e dedicação. Geralmente, o profissional iniciante é orientado por um coordenador e executa funções com o nível de complexidade alinhado aos seus conhecimentos. Aos poucos, o gestor pode aumentar a complexidade dos projetos a serem realizados pelo novo programador. 

É importante compreender que existem diferentes tipos de linguagens de programação, como JavaScript, Java, Python, Swift, PHP e muitas outras. Cada uma delas possui características e indicações específicas para diferentes tipos de aparelhos, sistemas operacionais ou necessidades de uso. 

++ Python: tudo o que você precisa saber sobre o curso

Mas, em qual linguagem de programação um futuro programador deve se especializar para se destacar no mercado de trabalho? Isso dependerá da área na qual o profissional deseja atuar. Contudo, o mais indicado é conhecer as linguagens e suas funcionalidades de uma forma geral.  

A área de Tecnologia está sempre se reinventando, e o programador deve acompanhar esse fluxo, investindo constantemente em capacitação. Os especialistas da área costumam dizer que os desenvolvedores nunca param de estudar.

O programador também deve estar preparado para se comunicar com efetividade, pois participará de reuniões de planejamento e alinhamento dos projetos. Ter uma boa visão de negócios, compreendendo como os seus projetos de tecnologia se encaixam às estratégias da empresa, pode ser um ótimo diferencial.  

Onde o programador pode trabalhar?

Os profissionais com conhecimento em programação podem trabalhar em empresas que têm a tecnologia da informação como atividade principal, ou em departamentos de TI de empresas dos mais variados setores, como indústrias, empresas de telecomunicações, bancos, seguradoras ou empresas de logística.

O setor público também costuma abrir vagas para programadores, por meio de concursos. Ainda há a possibilidade de trabalhar como freelancer ou empreender, criando a sua própria empresa de tecnologia. 

Como está o mercado de trabalho para programadores?

O mercado de trabalho está aquecido na área da tecnologia. De acordo com um levantamento da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), o setor de tecnologia deve gerar 400 mil vagas no estado de São Paulo até 2024.

Na verdade, os programadores se destacam no mercado de trabalho há anos, e a tendência é que esse setor continue crescendo por muito tempo. Afinal, as organizações investem, cada vez mais, na informatização.

Como ingressar na área?

Para trabalhar efetivamente com programação, é preciso ter conhecimentos teóricos e técnicos, que são adquiridos por meio de uma boa formação. Portanto, o primeiro passo é estudar, se manter atualizado e acompanhar as tendências da área. Isso demonstra proatividade e é muito bem visto pelos recrutadores.

Nesse ponto, os universitários têm uma vantagem, pois podem se candidatar às vagas de estágio, modalidade de contrato dedicada aos estudantes, que visa o aprimoramento do profissional. Geralmente, as vagas de estágio não exigem experiência, pois a ideia é capacitar o estagiário de acordo com a rotina da empresa contratante. 

Qual faculdade fazer para trabalhar com programação? 

A graduação em Engenharia de Computação oferece uma formação ampla, que aborda a parte física de computadores e outros sistemas microeletrônicos, chamada de hardware, e também os componentes lógicos, que envolvem programação, chamados de software. Esse conhecimento generalista pode ser um excelente diferencial no mercado de trabalho. 

O curso de Engenharia de Computação da Faculdade ESEG, do Grupo Etapa possui disciplinas, como Lógica Computacional, Programação, Programação Web, Modelagem de Dados e Jogos Eletrônicos. Além disso, a Faculdade conta com um Núcleo de Pesquisa voltado para a iniciação científica em Inteligência Artificial e Robótica, duas importantes áreas para quem deseja trabalhar com programação. 

Gostou de descobrir como é trabalhar com programação? Aproveite para saber mais sobre o curso de Engenharia de Computação da ESEG

++ Engenharia de computação: tudo o que você precisa saber sobre o curso

Siga a Faculdade ESEG, do Grupo Etapa, nas redes sociais: 
Shares: