Escolher a profissão pode ser um desafio para muitos estudantes. Mas saber identificar a área do conhecimento com a qual você tem mais afinidade facilita a tomada de decisão.
Se você se identifica com as Ciências Exatas, por exemplo, ler o conteúdo abaixo poderá te ajudar a definir a carreira que irá seguir. Isso porque nós preparamos um artigo especial para te explicar como e quais são os principais cursos desse campo. Quer saber mais? Então continue a leitura!
Quais são as principais particularidades da área de Exatas?
Em primeiro lugar, é importante ter em mente que os cursos desse ramo, bem como seus estudantes, possuem algumas características em comum. E esses aspectos precisam ser levados em conta no momento da escolha profissional, independentemente das opções que estão sendo avaliadas.
“Uma vantagem de seguir uma carreira nesse campo é a ampla gama de possibilidades que os formandos encontram no mercado de trabalho. Isso porque, cada vez mais, essas formações oferecem uma interdisciplinaridade entre diferentes áreas de atuação. Dessa forma, os profissionais não só contam com diversas oportunidades assim que se formam, como também podem mudar de setor ao longo de suas trajetórias, se assim desejarem”, destaca Edmilson Motta, coordenador-geral do Colégio Etapa.
“Vale destacar que gostar das disciplinas de Exatas é uma característica clássica entre aqueles que fazem algum curso dessa área. Mas esse campo vai muito além da Física, da Matemática e da Química. Por isso, os vestibulandos que gostam de exercer o raciocínio lógico, tem perfil empreendedor e se interessam pela cultura maker costumam se dar bem também nessas graduações”, afirma Marcelo Dias, coordenador-geral da Graduação da ESEG – Faculdade do Grupo Etapa.
Outro ponto de atenção são as diferenças existentes dentro desse campo. “A área de Exatas possui carreiras bastante distintas, desde as formações em Ciências Puras, como Física, Matemática e Química, até as profissões ligadas ao setor de Tecnologia, como os cursos de Engenharia. Sem falar nas graduações que contam tanto com o lado científico quanto com o perfil tecnológico, como a Computação e a Estatística”, explica Motta.
“Além disso, é importante frisar que, atualmente, muitas carreiras de Exatas são impactadas por outras áreas do conhecimento, como as Artes e as Humanidades. Por isso, cada vez mais, essas formações são permeadas por uma interdisciplinaridade”, completa Motta.
Quais são os principais cursos de Exatas?
Agora que você já entende melhor algumas particularidades dessa área, pode estar curioso para saber mais sobre suas carreiras. Dentre as opções mais conhecidas estão as especializações ligadas à profissão de engenheiro. Os cursos de Engenharia visam capacitar seus estudantes para o desenvolvimento de soluções aplicáveis a diversas situações do cotidiano, por meio do emprego dos conhecimentos científicos e tecnológicos.
Aqueles que possuem formação em Engenharia de Produção, por exemplo, são capazes de gerenciar os processos produtivos e os profissionais envolvidos nessas operações. Já os bacharéis em Engenharia de Computação são responsáveis pela projeção, construção e automatização de computadores e seus sistemas operacionais. São carreiras que possuem um perfil mais tecnológico, por isso suas graduações e atuações estão cada vez mais integradas com a Inteligência Artificial.
Outras opções de cursos na área envolvem graduações em Ciências Puras. Contudo, engana-se quem pensa que as atuações profissionais daqueles que possuem uma dessas formações estão restritas à carreira acadêmica. “Devido às habilidades de raciocínio lógico, um candidato formado em um desses cursos pode trabalhar com Marketing, por exemplo”, aponta Dias.
Por último, vale destacar as opções que são permeadas tanto por disciplinas com um perfil mais tecnológico quanto por matérias de Ciências Puras, como as graduações em Ciências de Computação e Estatística. “Um profissional com formação em um desses cursos pode trabalhar com pesquisas ou em empresas de diferentes setores, como o Agronegócio, por exemplo”, conclui Dias.
Como os estudantes podem escolher a carreira certa?
Com tantos cursos de Exatas disponíveis, os vestibulandos podem ficar em dúvida sobre qual profissão seguir. Para fazer uma escolha assertiva, é importante fazer uma autoavaliação e, ainda, buscar o máximo de informações possíveis sobre cada opção.
“Em primeiro lugar, os estudantes precisam entender que o volume de conteúdos de Ciências Exatas nas grades curriculares dos cursos dessa área, assim como a complexidade dos tópicos trabalhados, será bem maior do que na escola”, afirma Motta.
“Por isso, o autoconhecimento é fundamental para escolher a carreira certa, independentemente da área. No caso dos cursos de Exatas, em especial, os vestibulandos podem avaliar se possuem facilidade para resolver problemas físicos e matemáticos principalmente”, destaca Dias.
“Ademais, vale a pena conversar com universitários e profissionais formados há pouco e muito tempo nos cursos pretendidos, assim como participar de feiras de profissões. Assim, os estudantes terão uma visão mais ampla sobre as possibilidades, considerando que essa área possui formações bastante distintas”, completa Motta.
Gostou dessas informações sobre as carreiras ligadas às Ciências Exatas? O Colégio Etapa oferece um suporte completo para seus alunos fazerem a escolha profissional certa. E se você já sabe qual é a graduação que deseja fazer, pode contar com a ESEG – Faculdade do Grupo Etapa, que possui cursos de Engenharia e de Gestão. Saiba mais em nossos sites!
Siga a ESEG – Faculdade do Grupo Etapa nas redes sociais:
Siga o Colégio Etapa nas redes sociais:
*Texto escrito em parceria com o Colégio Etapa.