Mercado de Trabalho

9 filmes sobre empreendedorismo para você se inspirar

Filmes sobre empreendedorismo

9 filmes sobre empreendedorismo para você se inspirar

Em geral, os filmes são conhecidos por proporcionarem momentos de descontração. Mas as obras cinematográficas também podem ser uma fonte de aprendizado e de inspiração, ao mesmo tempo que promovem o entretenimento.

Tal multifuncionalidade pode ser observada em longa metragens que contam a histórias de empresas ou de empreendedores, por exemplo. Isso porque esse tipo de filme pode ser uma referência para aqueles que desejam abrir um negócio.

“Essas obras contribuem para que os indivíduos vejam muito mais do que uma marca, percebendo todos os desafios profissionais e pessoais que giraram em torno do desenvolvimento de tal empreendimento. Sem falar que ouvir as histórias de outras pessoas pode promover o conhecimento de uma forma mais humanizada. Assim, é possível complementar o aprendizado obtido em sala de aula”, avalia Carlos Coelho, professor do curso de Empreendedorismo & Finanças, ministrado em conjunto pelo Colégio Etapa e pela ESEG – Faculdade do Grupo Etapa.

Pensando nisso, nós listamos nove filmes sobre empreendedorismo que retratam histórias reais. Continue a leitura para saber mais!

9 filmes sobre empreendedorismo baseados em fatos reais

1) A grande aposta (2015)

Esta obra conta como o investidor Michael Burry e o administrador de fundos Greg Lippmann – interpretados, respectivamente, pelo ator britânico Christian Bale e pelo ator canadense Ryan Gosling, por meio do personagem fictício Jared Vennett – fizeram fortuna em meio ao colapso imobiliário que contribuiu para a mundialmente conhecida crise financeira de 2008.

“O filme traz uma importante mensagem tanto para os pequenos, médios e grandes investidores quanto para aqueles que ainda não começaram a investir: é importante ficar atento às mudanças do mercado e não ter medo de se arriscar. Outros profissionais até podem não entender o caminho que você está seguindo, mas você deve manter a confiança e a resiliência”, afirma Coelho.

2) O homem que mudou o jogo (2011)

Neste filme, o premiado ator americano Brad Pitt interpreta Billy Beane, ex-gerente-geral de um time de beisebol que enfrentava dificuldades financeiras em 2002. Para contornar a situação, ele passa a se basear nas análises estatísticas de Peter Brand – representado pelo ator americano Jonah Hill – para contratar novos jogadores. O método adotado por Beane e Brand contribuiu para uma reviravolta no desempenho do Oakland Athletics, contrariando as opiniões esportivas dos especialistas.

“Este longa metragem mostra que conduzir seu negócio com base em informações poderá leva-lo a tomar melhores decisões. Muitos empreendedores agem por impulso, o que pode trazer muitos riscos para as empresas. Por isso, é importante se basear em dados para manter o equilíbrio financeiro do seu empreendimento e realizar as ações que visam seu crescimento com mais assertividade”, destaca Coelho.

3) Fome de poder (2016)

Esta obra retrata a história de ascensão da rede de fast food McDonald’s, com foco na trajetória de Ray Kroc – interpretado pelo premiado ator americano Michael Keaton –, que comprou a marca dos fundadores da companhia, Maurice e Richard McDonald.

“Este longa é uma verdadeira aula de empreendedorismo! Isso porque o filme mostra o surgimento do Speedee Service System, que revolucionou a indústria alimentícia ao adotar um método de produção em massa, inspirado no fordismo. Sem falar em uma das principais mensagens da trama: para o sucesso de um negócio, é preciso bem mais do que ideias criativas. Os empreendedores também precisam considerar a viabilidade dos seus produtos ou serviços e, ainda, a necessidade do mercado”, explica Coelho.

4) A rede social (2010)

Neste filme, o ator americano Jesse Eisenberg interpreta Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, rede social que, atualmente, soma mais de 2,7 bilhões de usuários ativos mensais. A ascensão de tal mídia virtual contribuiu para que o ex-estudante de Ciência da Computação da Universidade de Harvard viesse a se tornar, na época, o bilionário mais jovem do mundo.

“Entre outros aspectos, o longa destaca as dificuldades que os empreendedores podem ter para entender como monetizar seus próprios negócios, assim como a importância de contar com as pessoas certas em suas equipes. Sem falar no debate sobre ética que a obra também promove”, afirma Coelho.

5) Joy: o nome do sucesso (2015)

Esta obra conta a história de Joy Mangano, uma dona de casa americana que inventou o miracle mop, um tipo de esfregão de limpeza que se tornou um fenômeno de vendas nos anos 1990 e, consequentemente, fez que com que a jovem se tornasse uma empreendedora de sucesso nos Estados Unidos.

“É um excelente case de empreendedorismo! Joy realmente acreditava no produto que desenvolveu, o que a levou a enfrentar o mercado – incluindo grandes corporações – e a superar uma série de desafios, conquistando o sucesso profissional”, avalia Coelho.

6) The playbook: estratégias para vencer (2020)

Apesar de não ser um filme, mas sim uma série com cinco capítulos, vale a pena a indicação. Isso porque essa produção audiovisual conta a história de cinco técnicos que foram campeões em seus respectivos esportes.

“A principal mensagem dos cinco episódios é que até mesmo os grandes vencedores tiveram que enfrentar e superar desafios para conseguirem alcançar o sucesso. Nesse sentido, essa série pode ser uma referência para os jovens avaliarem o que deu certo ou não na trajetória desses profissionais, o que poderá ajudá-los a se antecipar a algumas situações futuras”, indica Coelho.

7) Walt antes de Mickey (2015)

Neste filme, o ator americano Thomas Ian Nicholas interpreta Walter Disney, cofundador da Disney, conhecida mundialmente por suas produções cinematográficas. A trama retrata a trajetória do empreendedor antes de conquistar o sucesso com a companhia.

“Este longa metragem é uma verdadeira fonte de inspiração! Isso porque a história de Walter Disney nos incentiva a acreditar nos nossos sonhos e na nossa capacidade de realizá-los”, conclui Coelho.

8) À procura da felicidade (2006)

A história do empresário americano Christopher Paul Gardner ficou mundialmente conhecida graças a este filme. Com o papel de protagonista, o ator americano Will Smith mostra como Chris Gardner, como é conhecido, superou uma série de obstáculos até conquistar o sucesso profissional e, anos depois, abrir seu próprio negócio.

“Resiliência é a palavra-chave deste longa metragem! O personagem central precisou enfrentar uma série de dificuldades, chegando até mesmo ao ‘fundo do poço’. Mas ele acreditou, a todo o instante, que conseguiria alcançar seus ideias, o que fez toda a diferença em sua história”, afirma Coelho.

9) Steve Jobs (2015)

Esta obra conta a história de Steve Jobs, cofundador da Apple, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo. A trama mostra momentos decisivos da trajetória profissional, além dos desafios pessoais enfrentados pelo grande inventor, interpretado pelo ator alemão Michael Fassbender – indicado ao Oscar em 2016 por esse papel.

“Para se tornar um grande empreendedor, é importante aprender com quem conquistou o auge do sucesso profissional. E este filme mostra que, conforme o tempo passa, nossas prioridades e nossas metas podem mudar. Nesse sentido, saber lidar com os altos e os baixos da vida torna-se fundamental”, conclui.

Gostou das sugestões de filmes sobre empreendedorismo? Tanto a ESEG quanto o Colégio Etapa compartilharam esse conteúdo em suas redes sociais. Acesse nossos perfis e marque seus amigos nessas publicações. Assim, você poderá ajudá-los a se inspirar com essa lista.

Ações: