6 qualidades de um bom profissional
Após a escolha de uma carreira, o momento de entrar no mercado de trabalho é um dos mais desafiadores para os novos profissionais. Afinal, a concorrência é bastante alta na maioria das áreas. Saber quais são as qualidades de um bom profissional e como desenvolvê-las pode ser um fator importante para se destacar em meio a tantos candidatos.
De acordo com o estudo “Habilidades 360º”, realizado pelo PageGroup, 60% dos candidatos não possuem as competências comportamentais necessárias exigidas pelas empresas. Pensando nisso, vamos abordar algumas das principais qualidades de um bom profissional. Confira!
1. Proatividade
Um profissional proativo é aquele que tem iniciativa, sem precisar ser cobrado por outras pessoas. Essa é uma qualidade muito valorizada nas organizações, pois otimiza o trabalho de todos e faz com que os processos fluam melhor.
Além disso, uma pessoa proativa costuma ajudar seus colegas e, assim, pode criar novas oportunidades e ter aprendizados que não teria caso optasse por permanecer em sua zona de conforto.
2. Resiliência
Saber trabalhar sob pressão e não apresentar resistência para se adaptar às mudanças são características importantes de um bom profissional. A resiliência faz toda a diferença no gerenciamento de crises de uma organização.
3. Criatividade
A criatividade é uma habilidade muito valorizada pelas empresas e isso não se limita apenas à inovação. A criatividade também está muito ligada à habilidade de encontrar soluções para a melhoria dos processos e resolução de problemas do dia a dia.
4. Responsabilidade e comprometimento
As relações de trabalho também precisam de confiança e, para conquistar essa confiança, o profissional deve demonstrar responsabilidade e comprometimento com seu cargo e empresa. Chegar no horário, respeitar as regras, realizar as entregas dentro do prazo, cumprir com o prometido e se responsabilizar pelos seus erros são atitudes indispensáveis de um bom profissional.
5. Comunicação assertiva
Saber se posicionar, expressar sentimentos, dar e receber feedbacks positivos e negativos, fazer pedidos, se comunicar de maneira clara e respeitosa com seus colegas e estar sempre aberto ao que eles têm a dizer, sem gerar ruídos, são elementos que fazem parte da comunicação assertiva.
6. Vontade de aprender
Ser um profissional curioso, que se interessa por aprender sobre a empresa e sobre todos os processos, é visto com bons olhos no universo corporativo. Pessoas que demonstram vontade de aprender também são mais abertas ao debate, o que é muito benéfico para o desenvolvimento profissional.
Como desenvolver essas qualidades de um bom profissional?
As habilidades de um profissional não são desenvolvidas apenas durante o exercício de suas funções, mas também durante o curso de graduação.
Além disso, buscar experiências que vão além do trabalho e da faculdade ajuda muito no desenvolvimento dessas habilidades comportamentais.
Atividades artísticas que estimulam a criatividade, a prática de esportes coletivos, trabalhos voluntários e atividades extracurriculares são excelentes exemplos de vivências que contribuem com o desenvolvimento dessas qualidades.
Gostou de conhecer as qualidades de um bom profissional? Se você quer saber mais sobre o assunto, aproveite para conferir o nosso post completo sobre soft skills.