DireitoPós-graduação

O Direito, em sua definição, é a ciência responsável pela aplicação das leis e por garantir que elas sejam devidamente cumpridas.

O curso é, a princípio, apenas um bacharelado; para ter autorização para advogar, virar promotor de justiça ou juiz, ter apenas o diploma de conclusão do curso não é o suficiente, é preciso ser aprovado na prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

A sociedade brasileira como um todo é ampla e diversificada em suas questões, leis e conforme o mundo evolui e novos fatos surgem, a necessidade por áreas legais habilitadas e profissionais competentes para suprir as novas demandas também cresce e se torna uma busca pelas pessoas e pelas empresas.

Há muitas opções para seguir dentro da carreira da advocacia e, por isso, ser especializado em uma delas pode ser o grande diferencial para quem quer se destacar e alavancar uma carreira que pode ser muito promissora.

Quer saber mais sobre o que é necessário para fazer uma pós-graduação em Direito, as melhores áreas para seguir e as vantagens de se especializar?

Continue lendo esse post.

O que é necessário para fazer uma pós-graduação em Direito?

Primeiro é importante entender os tipos de pós-graduação e especialização que existem no Brasil.

As universidades brasileiras oferecem os cursos stricto-sensu e lato-sensu; o stricto-sensu é voltado para aqueles que desejam o título de mestre ou doutor em alguma área, seu foco são as pesquisas e aplicações teóricas, voltada para trabalhos no ramo científico e educacional.

Já o lato-sensu são as especializações e MBA, com aplicações práticas do conhecimento e para quem almeja cargos melhores no ramo empresarial.

Para conseguir se matricular e se especializar em cursos das duas modalidades, é necessário apresentar um diploma de ensino superior validado pelo MEC, podendo ser um diploma de bacharelado ou tecnólogo.

Algumas instituições ou áreas de conhecimento podem exigir histórico escolar do ensino superior, a realização de provas e testes ou graduação específica, como por exemplo Medicina e Enfermagem.

Essas exigências são mais comumente feitas para as pós-graduações stricto-sensu;  para as lato-sensu basta ter o diploma de ensino superior.

No caso da pós-lato sensu em Direito, é possível que pessoas formadas em outros cursos se matriculem, porém, isso não dará a ela o direito de trabalhar como advogada, para isso é obrigatório ter o curso superior e a aprovação pela OAB.

Vantagens em fazer uma pós em Direito

Atualmente, no mercado jurídico brasileiro, há um grande número de advogados com o registro na OAB que já ultrapassa mais de um milhão e mais de 1200 cursos superiores abertos na área.

A ESEG – Faculdade do Grupo Etapa, além de oferecer o Curso Superior em Direito, também oferece cursos de pós-graduação nas áreas mais importantes para um advogado se especializar e atualizar, com professores e métodos excelentes de ensino e aprendizagem.

Embora muitos advogados se graduem todos os anos, a quantidade de áreas diferentes de atuação é grande, como por exemplo o direito empresarial, o direito ambiental, o direito digital e, dessa forma, há espaço para se desenvolver na carreira; é aqui que entram as vantagens de uma pós-graduação.

Ao escolher um ramo específico do Direito e buscar uma pós-graduação na área, com disciplinas focadas na sua necessidade, automaticamente você começa a se destacar dos demais.

Em processos seletivos, é comum que os candidatos que não demonstram uma atualização constante de seus conhecimentos jurídicos sejam os primeiros dispensados da concorrência pela vaga.

Além disso, ter um diploma de pós-graduação em Direito aumenta significativamente as chances de uma remuneração melhor e a ter maior autoridade na profissão escolhida.

Quais as melhores áreas para trabalhar para quem cursa Direito?

É claro que, com tantas áreas diferentes para trabalhar, existem aquelas que se destacam e têm sido apontadas como tendência para o mercado de trabalho.

Entre as principais, nós podemos citar:

1 – Direito Digital;

2 – Direito Empresarial;

3 – Direito tributário;

4 – Compilance;

Essa é a sua chance de se tornar um advogado de sucesso, não perca e matricule-se já.