A economia enquanto ciência é, segundo o dicionário, a área científica que estuda os fenômenos que se relacionam com a obtenção e utilização dos recursos materiais necessários ao bem-estar.
No ramo profissional, o economista é aquele que recebe a responsabilidade de gerir a parte financeira de uma organização, estudando o mercado e prestando atenção constante na produção e distribuição de produtos e serviços para empresas que dependem de seu fornecimento ou para seu consumidor final.
Quando ocorrem mudanças significativas no mercado financeiro nacional e internacional, ter alguém especializado na área econômica se torna mais do que urgente para que os negócios sigam em frente.
Assim, fazer uma pós-graduação em cursos derivados da Economia pode ser uma porta para entrar em grandes instituições, crescer profissionalmente e ver sua remuneração crescer junto.
Leia este post e confira razões e dicas para se matricular e mergulhar no mundo financeiro.
Por que fazer uma pós em Economia?
Dentro de uma organização, seja ela uma instituição financeira, uma multinacional, uma fábrica, ou uma empresa de médio porte, o papel do economista é, além de extremamente importante, bastante amplo, exigindo uma imersão diária nos aspectos sociais em todos os contextos possíveis.
Como em todas as áreas, para manter uma carreira e os conhecimentos necessários para segui-la, é fundamental que exista uma atualização constante por meio de cursos de especialização.
No cenário atual ter apenas um diploma de graduação no ensino superior já não é o suficiente para os grandes negócios. Dessa forma, uma pós-graduação é uma excelente escolha para trilhar um caminho promissor.
O curso de pós-graduação em Economia capacita com maior precisão profissionais que já atuam no setor, dando a eles possibilidades de assumir uma atuação melhor e mais integrada.
Uma especialização na área dá subsídios para desenvolver pesquisas de mercado mais profundas, auditoria e planejamento para as organizações, conhecimento necessário para recomendar tendências digitais na área financeira, identificar variações econômicas específicas, analisar fluxo de caixa e diversos outros aprendizados importantes.
Este mercado é um dos mais aquecidos e com grandes oportunidades de emprego e tais conhecimentos podem proporcionar a abertura de portas para caminhos que tendem a se ampliar cada vez mais.
Para quem os cursos de pós-graduação na área de economia são indicados?
Todos que possuem um diploma de bacharelado ou tecnólogo, ou seja, um diploma que certifique que o indivíduo completou o ensino superior pode fazer cursos de pós-graduação na área de Economia.
No entanto, eles são mais indicados para quem tenha graduação no curso superior da área mencionada, em Administração de Empresas, Contabilidade ou graduações que estabeleçam alguma relação.
Dicas para quem quer fazer pós em Economia
A primeira dica para quem gostaria de fazer uma pós em Economia é pesquisar as áreas que derivam desse curso, o que se aprende em cada uma e se, de fato, se encaixa no seu perfil.
Um economista pode trabalhar em, no mínimo, vinte especializações diferentes, como por exemplo:
- Economia financeira;
- Comércio Internacional;
- Finanças corporativas e investment banking;
- Produtos financeiros e gestão de riscos.
Por isso, vale pesquisar a grade curricular de cada uma e ver qual delas se adequa mais aos seus objetivos profissionais e pode ser mais promissora para você.
Finalmente, busque cursos que sejam certificados pelo MEC e ofereçam conteúdo e professores qualificados, como a ESEG – Faculdade do Grupo Etapa.
Confira todas as possibilidades que nós oferecemos, escolha uma e faça sua matrícula.
Siga a ESEG – Faculdade do Grupo Etapa nas redes sociais: