Mercado de Trabalho

Dicas para fazer um currículo

7 dicas para fazer um currículo vencedor

Causar uma boa primeira impressão durante o processo seletivo é muito importante para quem deseja conquistar o estágio ou emprego dos sonhos. Afinal, as vagas estão cada vez mais concorridas, e os recrutadores precisam lidar com uma grande quantidade de dados sobre os candidatos.

Mas como se destacar na primeira fase da seleção? O segredo é preparar um currículo completo, atraente e objetivo. Pensando nisso, preparamos este post com 7 dicas para preparar um currículo vencedor. Confira!

Afinal, o que é currículo?

A palavra currículo vem do latim “currere” e significa caminho ou rota. Como o nome diz, o currículo é um documento que apresenta um resumo das suas experiências acadêmicas e profissionais.

O objetivo desse tipo de resumo é apresentar sua trajetória de forma simplificada e objetiva, para que os recrutadores avaliem se o seu perfil se encaixa ao escopo da vaga.

7 dicas para fazer um currículo

Existem diferentes formatos de currículo. Contudo, o mais importante é manter a organização e a veracidade das informações. Confira algumas dicas!

1. Comece pelos dados pessoais

As informações básicas, como nome, data de nascimento, e-mail e telefone de contato devem aparecer no topo do currículo. Isso ajudará o recrutador a localizar o seu currículo, quando necessário.

Se possível, inclua mais de uma forma de contato e o link do seu perfil no LinkedIn. Também é importante informar o bairro e a cidade onde você mora, evitando incluir o endereço completo. Para sua segurança, nunca informe a numeração de documentos, como CPF ou RG.

2. Escreva o seu objetivo profissional

Insira um breve texto com o seu objetivo profissional, deixando claro para o recrutador quais são as suas expectativas em relação à vaga. Nessa parte do currículo, é muito importante ir direto ao ponto e personalizar a mensagem de acordo com a função para a qual você está se candidatando. Veja um exemplo:

Objetivo profissional

Busco uma oportunidade de estágio na área de Tecnologia da Informação que proporcione meu desenvolvimento profissional.

3. Habilidades

Informe suas habilidades técnicas, como domínio de programas ou operação de máquinas e sistemas. Também é importante incluir suas soft skills, como liderança, facilidade de trabalhar em equipe, boa comunicação ou aptidão para atendimento ao público.

4. Formação acadêmica

Liste sua trajetória acadêmica, sempre começando pela formação mais recente. Se você está cursando uma graduação ou já se formou, não é necessário incluir as informações sobre o Ensino Médio.

Caso você tenha feito muitos cursos livres ou de extensão, inclua apenas aqueles que têm relação direta com a vaga pretendida.

5. Experiência profissional

A sua trajetória profissional também deve ser listada em ordem cronológica reversa. O mais indicado é não ultrapassar quatro itens. Portanto, procure priorizar as experiências mais recentes e relevantes em relação à vaga em questão.

Se você está preparando um currículo para o primeiro emprego, aproveite para destacar suas experiências em trabalhos voluntários, pesquisas acadêmicas ou projetos escolares.

6. Idiomas

Ter conhecimento em línguas estrangeiras é um excelente diferencial competitivo no mercado de trabalho. Informe seu nível de fluência em outros idiomas, sempre mantendo a sinceridade. Lembre-se de que você poderá ser convidado para uma entrevista em inglês, por exemplo.

7. Informações adicionais

Por fim, acrescente informações que podem destacar o seu currículo, como:

• concursos que ganhou;
  • artigos científicos que escreveu;
  • programas de intercâmbio que participou;
  • disponibilidade para viajar profissionalmente.

Dicas extras para criar o seu currículo

• Utilize fontes tradicionais como Times New Roman, Arial ou Verdana. Use o tamanho 12 para o texto e 14 para os títulos.
  • É possível variar no design do currículo, principalmente para vagas que envolvem criatividade, mas tome cuidado para não exagerar.
  • Salve o currículo como PDF, formato que não pode ser editado.
  • Faça a revisão gramatical do seu currículo antes de enviá-lo.

Gostou das nossas dicas para preparar um currículo vencedor e quer torná-lo ainda mais atraente? Conheça nossos cursos de graduação! Aproveite também para fazer o download de um modelo de currículo.