Uma das melhores formas de saber mais sobre uma graduação é analisar a sua grade curricular. Assim, o estudante pode imaginar como será o seu dia a dia no curso, além de compreender quais serão os conhecimentos necessários para exercer a profissão que escolheu.
A grade de disciplinas de Engenharia de Produção combina os conceitos das engenharias com fundamentos de gestão empresarial, oferecendo uma base sólida, que abre portas para uma ampla área de atuação. Neste post, reunimos informações importantes sobre os principais conteúdos vistos durante a graduação. Confira!
O que se aprende em Engenharia de Produção?
O papel do engenheiro de produção é planejar, administrar e otimizar os processos de produção de bens e serviços, reduzindo os desperdícios e fazendo o melhor uso das ferramentas disponíveis e do capital humano. Por isso, a graduação em Engenharia de Produção aborda conhecimentos das ciências matemáticas, físicas e sociais.
No início do curso, são ministradas as disciplinas base, que são comuns aos demais cursos de engenharia. Posteriormente, são apresentadas disciplinas específicas da área de produção.
O curso é da área de Exatas ou Humanas?
No geral, as engenharias são consideradas graduações da área de exatas. Afinal, você terá contato direto com disciplinas como Cálculo, Estatística e Física.
Contudo, o curso também conta com conteúdos da área de Ciências Sociais, como Marketing e Economia de Mercado. Nesse ponto, a Engenharia de Produção pode ser a escolha ideal para quem deseja ingressar na área das engenharias, mas também tem interesse em gestão de negócios.
Principais Disciplinas de Engenharia de Produção
As disciplinas de Engenharia de Produção podem ser organizadas de diferentes formas, de acordo com o plano de ensino de cada instituição. Os nomes das matérias também podem sofrer mudanças, mas a base geral costuma ser bastante parecida.
Veja as principais disciplinas do curso.
Conhecimentos Matemáticos
Os conhecimentos matemáticos são a base de todas as engenharias. Portanto, você terá contato com os conceitos de álgebra, lógica e cálculo que serão determinantes para o uso de ferramentas profissionais.
Estatística
Dominar os conceitos de estatística é fundamental para o engenheiro de produção. Afinal, esse profissional precisa analisar um grande volume de dados para otimizar resultados constantemente. Essa disciplina contribui fortemente para o domínio da área denominada Data Science.
Física
Os fundamentos de Física também são ensinados nos primeiros semestres de Engenharia de Produção. São abordados temas clássicos da Física e aspectos de modelagem de fenômenos que fortalecem a compreensão do futuro engenheiro diante de situações complexas.
Planejamento e Controle de Produção
É uma disciplina específica da área. Aborda as ferramentas utilizadas para análise e melhoria dos processos produtivos, sejam eles novos ou já em andamento. Envolve a elaboração de mapeamentos e fluxos de produção, além da criação de indicadores de desempenho.
Gestão de Manutenção
Fazer a gestão da manutenção dos equipamentos utilizados nos processos produtivos também é tarefa do engenheiro de produção. Por isso, a disciplina de Gestão da Manutenção aborda as práticas, técnicas e estratégias mais utilizadas no mercado, além dos critérios de confiabilidade que devem ser considerados.
Produto
Disciplinas que envolvem os conceitos de desenvolvimento de produto também fazem parte da grade curricular de Engenharia de Produção. Você aprenderá a selecionar materiais adequados, utilizar recursos computacionais, e gerir projetos de produto em todas as fases.
Engenharia de Qualidade
É a disciplina que aborda o controle da qualidade dos processos de produção, a padronização de procedimentos e os certificados mais importantes do setor.
Sustentabilidade e Responsabilidade Social
Sustentabilidade e responsabilidade social são temas recorrentes na faculdade de Engenharia Ambiental. Afinal, é preciso garantir a exploração sustentável dos recursos naturais, além de fazer o descarte correto dos resíduos industriais.
Novas tecnologias
Algumas instituições de ensino já oferecem disciplinas sobre Inteligência Artificial, Internet of Things (IoT) e Machine Learning, que são tecnologias importantes para os futuros engenheiros de produção. Por isso, é muito importante conferir se a grade de disciplinas da sua faculdade de interesse é atualizada.
Gostou de conhecer as principais disciplinas de Engenharia de Produção? Ficou com vontade de ingressar nessa graduação? Então, aproveite para saber todos os detalhes sobre o curso de Engenharia de Produção da ESEG – Faculdade do Grupo Etapa.
Siga a ESEG – Faculdade do Grupo Etapa nas redes sociais: