Fazer a escolha da graduação já é uma missão que gera dúvidas e insegurança a muitos vestibulandos. Mas, para planejar o seu futuro profissional, há ainda outra questão que merece ser avaliada: a qualidade acadêmica da instituição de Ensino Superior (IES) que você vai frequentar.
Se essa informação é novidade e você não faz ideia de quais pontos avaliar na escolha da instituição, preste atenção neste post. Aqui, vamos mostrar um passo a passo de como optar por uma IES que seja referência em qualidade acadêmica. Confira.
Por que fazer um curso superior?
O acesso ao Ensino Superior nem sempre foi uma oportunidade para todos os estudantes. Era um privilégio, principalmente, para jovens com melhores condições financeiras.
Nas últimas décadas, o cenário da educação superior mudou e o ensino se tornou mais democrático. O sonho de fazer uma faculdade passou a ser realizável para um número maior de pessoas. No entanto, com o aumento de candidatos graduados no mercado, as exigências para uma colocação profissional também aumentaram.
Hoje, apresentar um título de graduação no currículo deixou de ser um diferencial para se tornar um requisito obrigatório. Isso significa que dificilmente você conseguirá uma boa colocação profissional se permanecer no nível médio. Mas não encare isso como uma missão árdua. Veja só as vantagens de fazer uma faculdade.
Estudos e trabalho em uma área de seu interesse
Quem faz uma graduação tem a chance de escolher sua futura área de atuação. Alguns podem tropeçar nas dúvidas entre vocação ou demanda de mercado. Mas, no fim das contas, é essa pessoa que decide o caminho profissional que pretende seguir.
Dedicar-se por anos a um campo de conhecimento de seu interesse é um privilégio. Da mesma forma, poder trabalhar com algo que você goste é um convite à autorrealização.
Oportunidade de trilhar uma carreira de sucesso
O Ensino Superior é o primeiro degrau da sua escalada profissional. A partir das preparações teóricas e técnicas adquiridas na faculdade, você pode planejar toda a trajetória que pretende percorrer. Nesse sentido, os projetos de educação continuada não podem ser arquivados. Afinal, quanto maior o conhecimento, mais portas são abertas.
Construção de networking
Outra vantagem significativa de frequentar uma faculdade é a oportunidade de criar uma rede de contatos. Colegas de sala, alunos de outros períodos, professores e até pessoas que você conhecerá em feiras, palestras e eventos podem se tornar importantes personagens da sua jornada profissional.
Para além do contexto de trabalho, as pessoas que cruzarem seu caminho durante os anos de graduação podem representar amizades que também serão levadas ao longo de sua vida.
Crescimento pessoal
Um curso superior é determinante tanto para o desenvolvimento profissional quanto para a evolução pessoal. Todo conhecimento é um elemento de transformação, uma vez que pode modificar nosso repertório de ideias e ações. Portanto, além da preparação para uma carreira, a graduação também promove crescimento emocional, intelectual e social.
Como escolher a faculdade certa?
A qualidade acadêmica tem um peso e tanto na formação do estudante e em seu currículo profissional. Apresentar o diploma da graduação não é tudo que basta. Mais do que isso, é preciso desenvolver seus conhecimentos em uma instituição de ensino que seja reconhecida por sua metodologia educacional e valorizada pelo mercado de trabalho.
Com a grande procura do público pelo Ensino Superior, surgiram também inúmeras instituições. Contudo, há diferenças significativas em relação à qualidade acadêmica oferecida. Sendo assim, é necessário realizar uma avaliação criteriosa e observar uma série de aspectos antes de efetivar sua matrícula.
Agora, para facilitar sua escolha, veja os pontos principais que você deve considerar para entrar em uma instituição de ensino com qualidade acadêmica.
1. Verifique se a IES é reconhecida pelo MEC
Em primeiro lugar, você deve ficar atento ao reconhecimento da IES pelo Ministério da Educação (MEC). Afinal, é esse órgão que investiga se o curso proporcionará aos estudantes uma aquisição de conhecimento eficiente para sua carreira.
Para fazer essa consulta, é fácil: basta acessar o próprio portal do MEC e pesquisar a situação atual da instituição em que você tem interesse. Lá, estarão disponíveis informações sobre a faculdade e sobre o curso, com base em indicadores que veremos a seguir.
2. Busque seus indicadores de qualidade
Os indicadores de qualidade, ou de desempenho educacional, são ferramentas utilizadas para avaliar o nível das instituições. Essas métricas servem para mensurar tanto a aprendizagem adquirida pelos alunos quanto questões econômicas, estruturais e sociais trabalhadas pela IES e envolvidas nos resultados acadêmicos. IGC, CPC e Enade são alguns exemplos.
3. Avalie a qualificação do corpo docente
Conhecer a experiência e a qualificação dos professores é outro passo importante para o futuro universitário. Isso porque o corpo docente tem a missão de compartilhar conhecimentos e ajudar os alunos a serem profissionais bem-preparados.
Verifique a titularidade dos professores e quais as linhas de pesquisa que eles seguem. Nessa pesquisa, você pode, inclusive, descobrir quem será seu mentor em projetos de iniciação científica ou de conclusão de curso. Essas informações estão disponíveis no currículo Lattes dos profissionais ou, em alguns casos, no site da instituição.
4. Avalie o conteúdo programático do curso
Informar-se sobre o conteúdo programático também é uma oportunidade de saber se você está no caminho certo e se o curso está alinhado às suas expectativas. É válido ainda comparar a matriz curricular de diferentes instituições para avaliar se elas contemplam bem os conhecimentos teóricos e práticos necessários para o futuro profissional.
5. Visite o campus
Por último, vale a pena visitar o campus universitário, conferir a infraestrutura da instituição e conhecer os novos espaços que farão parte da sua rotina acadêmica. Durante sua visita, aproveite para conversar com professores e coordenadores, se possível, para saber mais sobre o projeto institucional da faculdade. Fale também com estudantes veteranos e saiba a opinião deles sobre a unidade de ensino.
Você também pode aproveitar suas pesquisas para obter outras informações relevantes, como: formas de ingresso, atividades complementares que a instituição oferece (como possibilidades de intercâmbio e de iniciação científica), se há núcleos de empregabilidade ou parcerias com outras empresas etc.
Avaliar a qualidade acadêmica da instituição de ensino é uma preocupação que todo vestibulando deve ter. Afinal, os pontos que destacamos acima são determinantes para o nível do seu aprendizado, assim como serã
o valores de referência na sua qualificação profissional.
Agora que você já sabe o quanto é importante se informar sobre a qualidade acadêmica da IES, conheça 6 dicas essenciais para se dar bem na faculdade.
Siga a ESEG – Faculdade do Grupo Etapa nas redes sociais: