Rotina de Estudos

Saiba como montar um plano de estudos para passar no vestibular

Quer aprender a como montar um plano de estudos? Então clique aqui agora mesmo e confira o conteúdo que preparamos sobre o assunto!
como montar um plano de estudos

Quando você planeja fazer uma graduação, é preciso se organizar para passar no vestibular e garantir a vaga no curso desejado. Para isso, é importante saber como montar um plano de estudos para otimizar a preparação — afinal, é necessário revisar um grande volume de matérias.

Conciliar a rotina de estudos com os demais compromissos do dia a dia, como escola, cursos, estágio ou emprego, nem sempre é fácil. Mas com uma boa organização, é possível superar todos os desafios para ingressar na faculdade desejada e iniciar uma carreira de sucesso.

Você quer saber como fazer isso? Neste conteúdo, separamos as principais dicas para quem deseja montar um plano de estudos eficiente com objetivo de ser aprovado no vestibular, acompanhe.

Organize sua rotina de estudos

Comece analisando a sua rotina diária para verificar como os estudos se encaixarão nesse período. Considere quais são as suas tarefas para ver em quais dias você pode se dedicar e quantas horas disponíveis terá. Uma dica para facilitar essa tarefa é usar uma planilha para montar um calendário ou baixar aplicativos específicos para isso.

Se perceber que a sua rotina está muito desorganizada, aproveite a oportunidade para rever as suas tarefas e colocar tudo em ordem. O objetivo é otimizar os seus horários para que você tenha mais tranquilidade no momento de estudar.

Depois, crie um cronograma com todas as datas livres até uma data anterior ao vestibular: essa é o prazo limite para você cumprir o seu objetivo. Assim, ao organizar o seu plano de estudos, todas as matérias serão distribuídas de modo que você tenha como revisá-las em tempo.

Uma boa dica é não colocar o dia anterior ao vestibular como data limite. Na véspera, o ideal é descansar a cabeça e se preparar emocionalmente para a prova — o tempo de estudar você já teve.

Liste todos os conteúdos

O vestibular cobra as matérias da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio, ou seja, basicamente tudo o que você estudou nos últimos anos de escola. O volume de conteúdos é grande, mas existem algumas dicas para ajudar na organização dessa lista.

Primeiramente, separe-os por disciplina, como Física, Matemática, Português, Literatura etc. Depois, divida-os em tópicos importantes de cada matéria, a fim de garantir que você não deixará nada para trás. Nos materiais didáticos utilizados no colégio ou fornecido por cursinhos, você consegue verificar essa separação consultando os sumários.

Defina seus horários

Outra dica importante sobre como montar um plano de estudos é definir os horários em que você se dedicará para cada matéria. Pegue o calendário que você montou com a sua rotina e preencha as horas vagas com as disciplinas que serão estudadas.

Isso funciona como uma pequena meta: em cada dia, você terá como finalidade estudar os tópicos listados. Ao final da semana, a ideia é que tenha conseguido rever todos os conteúdos estipulados. Porém, como imprevistos acontecem, esse planejamento deve ser um pouco flexível.

Reserve um dia para revisar e repor matérias. Se você tiver dificuldades para ler todo o conteúdo indicado ou não consiga estudar devido a outros compromissos em alguma data, esse momento será usado para recuperar o tempo perdido.

Caso não tenha imprevistos e cumpra a meta, aproveite o tempo para reler conteúdos mais complexos ou treinar a resolução de questões e fazer simulados.

Priorize matérias

Saber priorizar matérias é fundamental para ter uma rotina de estudos eficientes. Por isso, ao preencher o seu calendário, é preciso verificar quais são os conteúdos mais complexos, se alguma disciplina tem maior peso no vestibular e em quais assuntos você tem dificuldade, pois precisará de mais tempo de dedicação.

Por exemplo, se você não tem afinidade com nenhuma língua estrangeira e não conseguiu aproveitar bem as aulas do colégio, será necessário repor o tempo perdido. Então, se deseja aprender inglês para o vestibular, provavelmente precisará priorizar essa matéria para conseguir tirar o atraso.

Contudo, ao fazer isso, é sempre necessário considerar o número de questões cobradas e o peso da matéria do vestibular. É com base nisso que você definirá quais conteúdos terão mais horas de dedicação e os que precisarão ser revisados rapidamente.

Saiba dividir o tempo de estudo

Você sabia que um erro comum dos estudantes que desejam se preparar para o vestibular é determinar horas intermináveis de estudo para esgotar cada conteúdo, sem pensar em como o tempo foi dividido?

Uma dica que ajuda a focar os estudos é separar blocos de conteúdo em janelas mais curtas de tempo, revezando matérias. Passar várias horas vendo fórmulas de física e fazendo cálculos nem sempre é muito produtivo devido ao cansaço.

Além disso, pode deixar uma sensação de que o conteúdo simplesmente não acaba. Como consequência, fica difícil manter a concentração e o ânimo para os estudos, não é mesmo? É por isso que vale a pena intercalar as disciplinas, como nos horários do colégio, em que você via mais de uma matéria a cada turno.

Faça pausas para descanso

Ter que se dedicar para passar no vestibular não significa que você deva ler várias páginas de conteúdo sem pausas. Na verdade, é importante fazer momentos de descanso para o cérebro e conseguir retomar os estudos com mais foco.

Quando você não faz intervalos, a mente fica mais cansada e, com o tempo, sentirá sérias dificuldades de absorver o conteúdo. Como resultado, somará horas de dedicação, mas não terá realmente aprendido as matérias lidas.

Faça pequenas pausas a cada trinta minutos ou uma hora para tomar uma água, lanchar ou ir ao banheiro. Depois de alguns períodos, tenha um descanso mais longo antes de retomar os estudos. A técnica Pomodoro pode auxiliar na organização dessa rotina.

Reserve um tempo para outras atividades

Finalmente, não se esqueça de ter um tempo para outras atividades, principalmente para momentos de lazer e diversão. Eles são importantes para reduzir o estresse e recarregar as baterias para seguir aprendendo.

Aproveite esse tempo para assistir a séries, ler um livro, ver os amigos e aproveitar outras atividades de que você gosta. Além disso, tenha boas noites de sono para reunir a energia necessária e manter a rotina de preparação para o vestibular.

Seguindo as dicas deste post sobre como montar um plano de estudos, você conseguirá se organizar da melhor forma para revisar todos os conteúdos e garantir excelente desempenho para conquistar a vaga no Ensino Superior.

Gostou do conteúdo? Se você quer outras dicas de estudos, entenda agora como criar um espaço ideal para se dedicar.

Siga a ESEG – Faculdade do Grupo Etapa nas redes sociais:

Ações: