Selecionar Saiba como fazer um currículo para primeiro emprego
Quem procura suas primeiras experiências profissionais deve saber que o currículo é, geralmente, o primeiro contato que um empregador vai ter com você. Logo, ele precisa ser montado de uma maneira atrativa.
Mas você sabe, de fato, como fazer um currículo para primeiro emprego? Um grande desafio nesse momento é não ter muitas experiências para adicionar, já que a sua busca é pela primeira oportunidade de trabalho formal.
Mas não se preocupe. É possível criar um currículo interessante e, assim, aumentar suas chances de ter sucesso. Confira as dicas que preparamos especialmente para você.
Comece pelas informações pessoais
O seu currículo funciona como uma espécie de identidade na vida adulta. Então, ele deve cumprir a função de apresentar você para os recrutadores das empresas. O primeiro passo para alcançar isso é começar informando seus dados pessoais relevantes.
A informação mais básica é seu nome completo — que deve vir em destaque no documento. Depois, lembre-se de colocar também sua idade, estado civil, endereço e dados para contato: telefone e e-mail.
Aqui vale uma dica bônus: se você ainda não tem um e-mail sério e profissional, é hora de criá-lo. É comum que na época da escola os endereços virtuais sejam baseados em apelidos ou não tenham seriedade suficiente. Por isso, vale a pena rever seu esse fator antes de fazer o currículo.
Defina um objetivo profissional
Muitas pessoas negligenciam a importância de informar um objetivo profissional para as empresas nas quais se candidata. Talvez sua meta principal seja conseguir a primeira experiência de sua carreira, mas é interessante ser um pouco mais específico do que isso.
Ao escrever um objetivo generalizado, perde-se uma importante oportunidade de mostrar algum diferencial para o recrutador. Além disso, ser muito amplo na escrita dessa parte do currículo pode atrapalhar, pois passa a imagem de que você não sabe ao certo o que deseja.
Por essa razão, o ideal é criar seu objetivo de acordo com cada vaga para a qual se candidata. Leva pouco tempo personalizar isso antes de enviar o currículo — e, com certeza, gera resultados na sua empregabilidade.
Experimente pesquisar um pouco sobre o cargo anunciado e criar um objetivo alinhado com ele. No entanto, evite escrever muito para não deixar o texto cansativo. Procure resumir em uma ou duas frases breves.
Destaque sua formação
O próximo ponto do currículo é a sua formação acadêmica. É hora de destacar a sua faculdade ou curso técnico, especificando o nome da graduação, a instituição em que você estuda e a previsão para formatura.
Nesse ponto, é possível colocar atividades extracurriculares que você tenha realizado ou esteja realizando na faculdade, como projetos de extensão, iniciação científica, monitoria entre outros. Incluir essas informações destaca a qualidade da sua formação — então, não as deixe de fora.
Como o seu currículo é de iniciante e não vai trazer muitas experiências diferentes, você também pode aproveitar esse espaço para colocar formação complementar: incluir, por exemplo, cursos de línguas, informática e outros mais curtos.
É importante especificar o mês e ano de conclusão de cada curso. Outros dados relevantes são a carga horária deles e a instituição onde foram realizados.
Coloque suas experiências com trabalhos voluntários
Depois da formação, é hora de apresentar suas bagagens profissionais. Entretanto, quem está em busca do primeiro emprego não tem muitos elementos para incluir nesse ponto. Então, vale a pena pensar nas experiências alternativas que você já teve.
É normal que as pessoas entrem na faculdade já tendo realizado algum tipo de atividade profissional, mesmo fora da área de formação. Alguns exemplos são: oferecer trabalho como freelancer, ajudar amigos e familiares em seus negócios, dar aulas particulares, vender produtos etc.
Se você já teve alguma dessas vivências, coloque essa informação no currículo. Ainda que não sejam relacionadas à sua faculdade, mostram sua dinamicidade e interesse em atuar no mercado. Além disso, elas certamente promoveram o desenvolvimento de qualificações que são importantes para sua carreira.
O mesmo vale para trabalhos voluntários — seja em instituições sociais, igrejas ou espaços diferentes. Aliás, se você ainda não realizou nenhuma dessas tarefas autônomas ou voluntárias que citamos, é interessante buscar oportunidades desse tipo. Sem dúvida, elas enriquecem seu perfil profissional e ajudam a saber como fazer um currículo para primeiro emprego.
Destaque as qualificações profissionais
A busca pela primeira experiência formal costuma gerar insegurança e nervosismo, isso é normal. Mas procure ter em mente que as empresas não podem esperar uma carreira sólida de alguém que está no começo de sua trajetória.
O recrutador sabe reconhecer isso — e também entende que não é preciso ter trabalhado formalmente para desenvolver qualidades relevantes para a vida profissional. Por essa razão, ele espera encontrar no seu currículo informações sobre as habilidades e competências que você tem aperfeiçoado, mesmo estando fora do mercado.
Então, procure formas de apresentar e destacar suas qualificações — adquiridas em cursos livres ou nas experiências informais. Informe, ainda, seu domínio de idiomas ou softwares específicos e seus principais pontos fortes (como flexibilidade, interesse em aprender, bom relacionamento interpessoal etc).
Pontue algumas informações complementares
Para finalizar o currículo, você pode elencar alguns dados a mais com o objetivo de atrair o olhar dos recrutadores para seu perfil profissional. Não deixe de incluir experiências de intercâmbio, por exemplo.
Outros dados que podem ser interessante são os números de referência. É possível indicar um professor, algum cliente ou parceiro profissional das experiências informais que você teve. Assim, a empresa consegue saber um pouco mais sobre sua atuação na faculdade e no mercado de trabalho.
Seja verdadeiro
Demos várias dicas do que você pode incluir na hora de montar um currículo interessante para conquistar seu primeiro emprego. Entretanto, vale a pena destacar que só se deve colocar informações verdadeiras.
Mentir no currículo é antiético e gera um grande risco, pois os recrutadores conseguem perceber informações que estão incoerentes com seu perfil. Portanto, se você sente falta de alguma experiência, busque a realização dela para poder incluí-la no documento sem precisar inventar.
Por fim, seja objetivo ao fazer um currículo para primeiro emprego. Não é aconselhável escrever muito, principalmente se a sua carreira ainda está no início. Invista um documento de uma página e escolha um design limpo para facilitar a leitura.
Agora que você está pronto para fazer um currículo incrível, aproveite para ler nosso post e saber como conseguir o
primeiro emprego.