Mercado de Trabalho
   
redes sociais

Redes sociais: entenda como construir sua imagem na internet

Hoje em dia é difícil encontrar alguém que não tenha redes sociais, certo? Pessoas que não movimentam perfis na internet podem até ser vistas como estranhas pelos amigos ou colegas de trabalho. Em grande parte, isso acontece porque existem sites e aplicativos para praticamente tudo: trocar mensagens instantâneas, acompanhar novidades de amigos, fazer contatos profissionais e até conseguir encontros amorosos. Com tudo isso, muitas vezes é difícil separar o que deve ou não ser compartilhado na web.

Porém, é fundamental ter atenção com esse ponto. Do contrário, você pode enfrentar dificuldades, inclusive profissionais. Quer saber mais sobre isso? Confira as informações deste post.

Por que as redes sociais afetam seu aspecto profissional?

 

O uso da internet pode causar impactos profissionais mesmo quando se tratam de contas pessoais — ou seja, quando a pessoa não está representando uma empresa por meio dos seus perfis nas redes sociais. Mas por que isso acontece?

De maneira geral, não é fácil separar os diferentes aspectos da vida de alguém. Com isso, a vida pessoal tem influência na profissional e vice-versa. Inclusive, é muito comum que as pessoas deixem o registro de sua profissão e a empresa em que trabalham nos dados pessoais do perfil. Isso significa que essa informação fica exposta e vai ser relacionada ao que você fizer na internet.

As redes sociais funcionam como uma espécie de vitrine. A imagem que você constrói nelas ultrapassa seus círculos de amizade e foge de seu controle. É bem diferente, por exemplo, de uma conversa com amigos ou uma reunião no trabalho. O que é postado, compartilhado ou curtido fica acessível para inúmeras pessoas.

Isso significa que o universo online tem um potencial incrível — mas é preciso controlar se ele será usado para criar resultados positivos ou não. Se for bem planejada, sua presença nas redes sociais pode gerar oportunidades de crescimento profissional. Em contraponto, ela pode acarretar em perda de possibilidades.

Imagine o recrutador de alguma empresa analisando o que você publica: ele ficaria mais motivado a contratá-lo ou se sentiria inseguro em fazer isso? Não é exagero imaginar que algo desse tipo poderia acontecer. Na verdade, as empresas já estão de olho nas suas redes sociais e usam as informações obtidas lá para avaliar seu perfil profissional.

Você já ouviu falar em pessoas que foram demitidas por conta de algo envolvendo a internet? Notícias nesse sentido têm sido muito comuns nos últimos anos, principalmente em épocas eleitorais — quando os ânimos costumam ficar mais exaltados. Os motivos para demissão podem ser a exposição de processos da empresa, reclamações e chacotas com colegas e superiores ou até publicações ofensivas que não tenham relação com o seu local de trabalho.

Além de funcionários da empresa olharem o perfil de seus subordinados, existe também a possibilidade de receberem denúncias sobre condutas impróprias nas redes. Isso vem acontecendo com casos famosos em que vídeos ou textos ofensivos viralizam e as pessoas buscam o empregador para cobrar uma posição (que, muitas vezes, culmina na penalização do funcionário).

É comum que as empresas tenham códigos de conduta que incluam regras sobre a exposição de situações profissionais na internet. Entretanto, mesmo que a sua não tenha algo assim ou que as regras não envolvam o uso das redes, é importante reconhecer que a exposição online pode afetar bastante sua carreira.

Como cuidar da sua imagem nas redes sociais?

Agora você já sabe que a internet tem influência sobre sua caminhada profissional. Então, que tal aprender a fazer um bom uso das redes sociais? Veja algumas dicas simples que aumentam a sua segurança online e podem até gerar boas oportunidades de trabalho.

Tome cuidado com a superexposição

O primeiro ponto de atenção é limitar suas publicações e comentários nas redes. Um dos motivos para fazer isso é não passar a imagem de que você fica horas do seu dia navegando na internet. Assim, tome o cuidado de não movimentar muito o perfil, principalmente no horário de trabalho.

Além disso, limitar sua participação online é importante para não se expor de maneira exagerada. Nesse aspecto, uma dica interessante é manter os seus perfis privados — ou seja, acessíveis apenas para seus amigos e conhecidos.

Também existem configurações especiais para restringir determinadas publicações. Por exemplo, se você quer colocar uma foto ou texto mais pessoal, pode deixar visível apenas para amigos próximos, deixando negado o acesso para conhecidos mais distantes e colegas de trabalho. Assim, evita se expor ou ser mal interpretado por quem não o conhece bem.

Controle os ânimos ao utilizar redes sociais

A internet muitas vezes eterniza momentos desagradáveis. Uma discussão entre amigos ou uma piada de mau gosto feita pessoalmente pode ser resolvida e esquecida de forma bem rápida. Entretanto, se isso ocorre nas redes sociais, o seu comentário vai ser visto por várias pessoas e ganhará outra proporção.

Por isso, a presença online requer muito equilíbrio emocional. O ideal é evitar postar algo em períodos de raiva ou tristeza — mesmo se arrependendo e apagando depois, você não vai conseguir controlar o impacto da publicação.

Isso também vale para publicações em que a situação não é exposta de maneira tão clara (a famosa indireta). Mesmo que possa ser difícil entender para quem ela se direciona, essa não é uma prática considerada madura.

Ainda nesse ponto, tome cuidado ao expor opiniões sobre algum assunto polêmico. As chances de ser mal interpretado e se envolver em uma situação complexa são muito grandes. Evite, principalmente, fazer comentários em portais de notícias, em que seu ponto de vista fica público.

Utilize as redes sociais a favor da sua carreira

Por fim, é importante que você se lembre de que seus amigos e seguidores nas redes sociais também são um networking interessante. Assim, a conduta que você tem nos perfis pode gerar boas oportunidades e contribuir para sua carreira.

Uma estratégia positiva é compartilhar conteúdos e materiais de estudos ligados à sua profissão. Essa é uma maneira de reforçar seus conhecimentos profissionais para quem acompanha suas publicações. Com isso, as pessoas vão se lembrar de você quando se depararem com algum pedido de indicação para sua área.

O marketing digital é mais relevante ainda para quem empreende ou trabalha de forma autônoma. Nesse caso, é indicado criar perfis profissionais nas redes sociais. Não deixe também de explorar sites especializados no networking, como o LinkedIn e outras plataformas de cadastro profissional.

Conhecer as redes sociais e saber usá-las para ascensão na carreira é uma grande vantagem. Já que a internet é tão presente no nosso cotidiano, nada melhor do que seguir dicas que a transformem em uma estratégia de valor, não é mesmo? Coloque nossas recomendações em práticas e colha ótimos resultados.

E então, gostou deste post? Temos mais conteúdos interessantes para você. Continue no blog e saiba como conseguir o seu primeiro emprego.

Shares: