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qualidades de um bom profissional

6 qualidades de um bom profissional

Após a escolha de uma carreira, o momento de entrar no mercado de trabalho é um dos mais desafiadores para os novos profissionais. Afinal, a concorrência é bastante alta na maioria das áreas. Saber quais são as qualidades de um bom profissional e como desenvolvê-las pode ser um fator importante para se destacar em meio a tantos candidatos.

De acordo com o estudo “Habilidades 360º”, realizado pelo PageGroup, 60% dos candidatos não possuem as competências comportamentais necessárias exigidas pelas empresas. Pensando nisso, vamos abordar algumas das principais qualidades de um bom profissional. Confira!

1. Proatividade

Um profissional proativo é aquele que tem iniciativa, sem precisar ser cobrado por outras pessoas. Essa é uma qualidade muito valorizada nas organizações, pois otimiza o trabalho de todos e faz com que os processos fluam melhor. 

Além disso, uma pessoa proativa costuma ajudar seus colegas e, assim, pode criar novas oportunidades e ter aprendizados que não teria caso optasse por permanecer em sua zona de conforto. 

2. Resiliência

Saber trabalhar sob pressão e não apresentar resistência para se adaptar às mudanças são características importantes de um bom profissional. A resiliência faz toda a diferença no gerenciamento de crises de uma organização.

3. Criatividade

A criatividade é uma habilidade muito valorizada pelas empresas e isso não se limita apenas à inovação. A criatividade também está muito ligada à habilidade de encontrar soluções para a melhoria dos processos e resolução de problemas do dia a dia. 

4. Responsabilidade e comprometimento

As relações de trabalho também precisam de confiança e, para conquistar essa confiança, o profissional deve demonstrar responsabilidade e comprometimento com seu cargo e empresa. Chegar no horário, respeitar as regras, realizar as entregas dentro do prazo, cumprir com o prometido e se responsabilizar pelos seus erros são atitudes indispensáveis de um bom profissional.

5. Comunicação assertiva

Saber se posicionar, expressar sentimentos, dar e receber feedbacks positivos e negativos, fazer pedidos, se comunicar de maneira clara e respeitosa com seus colegas e estar sempre aberto ao que eles têm a dizer, sem gerar ruídos, são elementos que fazem parte da comunicação assertiva. 

6. Vontade de aprender

Ser um profissional curioso, que se interessa por aprender sobre a empresa e sobre todos os processos, é visto com bons olhos no universo corporativo. Pessoas que demonstram vontade de aprender também são mais abertas ao debate, o que é muito benéfico para o desenvolvimento profissional.

Como desenvolver essas qualidades de um bom profissional?

As habilidades de um profissional não são desenvolvidas apenas durante o exercício de suas funções, mas também durante o curso de graduação.

Além disso, buscar experiências que vão além do trabalho e da faculdade ajuda muito no desenvolvimento dessas habilidades comportamentais. 

Atividades artísticas que estimulam a criatividade, a prática de esportes coletivos, trabalhos voluntários e atividades extracurriculares são excelentes exemplos de vivências que contribuem com o desenvolvimento dessas qualidades.

Gostou de conhecer as qualidades de um bom profissional? Se você quer saber mais sobre o assunto, aproveite para conferir o nosso post completo sobre soft skills.

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