Qual faculdade fazer para ser perito criminal?
Ingressar na área de perícia criminal é o desejo de muitos estudantes que almejam ocupar um cargo público, como servidor da Polícia ou da Justiça. Vale ressaltar que essa profissão oferece ótimos ganhos, mas também tem grande concorrência. Além disso, o cargo requer formação superior. Mas, afinal, qual faculdade fazer para ser perito criminal? Confira!
O que faz um perito criminal?
O perito criminal é o profissional que atua na investigação de crimes, coletando evidências, analisando cenas, buscando vestígios, organizando provas, elaborando laudos e ligando os pontos a fim de solucionar casos.
Vale ressaltar que o perito criminal não julga o ocorrido, mas tem o dever de organizar suas observações em um laudo com todos os indícios encontrados, para embasar a decisão judicial.
Como perito criminal, você poderá trabalhar de forma autônoma ou ocupando cargos em órgãos públicos ou privados. Também existem diferentes especialidades dentro da profissão, como perícia: em informática, contábil, em química forense, em engenharia, legista, entre outras.
As atividades desse profissional são variadas. O perito criminal pode atuar nas ruas, coletando evidências em locais de acidentes ou cenas de crimes, mas também pode trabalhar em laboratórios ou escritórios, analisando cientificamente o que foi coletado como prova.
Perfil do profissional
O perito criminal tem um perfil bastante observador, responsável e organizado. Esse profissional precisa enxergar o que passaria despercebido. Portanto, deve ter um olhar atento aos detalhes e conhecimento em:
- Língua Portuguesa;
- Informática;
- Direito Penal;
- Direito Processual Penal;
- Direito Constitucional;
- Lógica;
- Criminologia.
Qual faculdade fazer para ser um perito criminal?
Os concursos voltados ao cargo de perito criminal exigem que o candidato tenha formação superior, mas não há uma graduação específica, devido à abrangência da profissão.
Neste momento, você deve estar se perguntando qual faculdade deve fazer para ser um perito criminal, não é mesmo? Isso dependerá da área na qual você deseja atuar.
Um perito criminal que atua em perícias contábeis, por exemplo, deve ter formação em Ciências Contábeis. Por outro lado, se você deseja trabalhar como perito forense digital, investigando crimes cibernéticos, deve buscar uma graduação na área da tecnologia, como Engenharia de Computação.
Peritos criminais que trabalham em laboratórios, examinando materiais coletados, têm formação em áreas como Medicina, Biologia e Química. Administradores e Economistas também podem atuar na área, fazendo perícias de cálculos trabalhistas e financeiros, por exemplo.
Quem faz Direito pode ser perito criminal?
Graduados em Direito podem ocupar o cargo de perito criminal, pois contam com um vasto conhecimento em criminologia, Direito Processual e Penal. Por outro lado, é preciso compreender que o papel do perito criminal é fornecer laudos sobre assuntos técnicos, que, geralmente, não são de conhecimento de advogados ou juízes. Assim, a atuação do perito criminal com formação em Direito pode ser mais restrita.
Mercado de Trabalho
A principal forma de ingresso na área de perícia criminal é por meio de concursos públicos. O profissional poderá atuar no Instituto de Criminalística do seu estado ou em órgãos federais. Geralmente, os cargos estão ligados à Polícia Civil ou ao Poder Judiciário.
Existe uma grande oferta de vagas com ótimos ganhos, mas é importante se preparar, pois os concursos são bastante concorridos.
Gostou de conhecer essa profissão? Agora que você já sabe qual faculdade fazer para ser perito criminal, aproveite para conhecer os cursos de graduação da ESEG – Faculdade do Grupo Etapa.