Mercado digital: guia completo sobre mercado e perspectivas
É natural que a humanidade queira saber mais sobre o que a aguarda no futuro e, ao considerar que mudanças ocorrem a todo instante em todas as áreas da nossa vida, buscamos prever quais serão os próximos acontecimentos e novidades.
Com as tendências e perspectivas do mercado digital, essa questão continuou a ser debatida no meio corporativo. Nesse aspecto, o futuro dos profissionais das mais diversas áreas tem sido um ponto frequente em pautas que envolvem o sucesso empresarial, tanto em curto quanto em longo prazo.
Daqui em diante, conceitos baseados em adaptação, escalabilidade, inovação, flexibilidade e criatividade tendem a ser muito mais utilizados no meio profissional. Essa é, inclusive, uma tendência já observada em diversos setores da indústria, visto que cada vez mais companhias têm dado ênfase em seus processos de transformação digital para garantir postos de liderança no mercado.
Outro aspecto, entretanto, deve ser considerado nessa discussão. Há décadas, a ideia de um futuro cheio de tecnologia vem sendo representada em filmes, séries e livros, algumas apontando uma ideia de futuro dominado por máquinas e humanos lidando com a substituição de suas profissões.
Apesar de ser um fato que robôs vieram — e ainda virão — para substituir diversas tarefas hoje desempenhadas por pessoas, o fato é que esses postos de trabalho serão adaptados, de forma que as máquinas não nos substituam, mas nos auxiliem.
Assim, considerando a relevância desse tema, preparamos este post para contar em detalhes o que essas transformações tecnológicas representam, o que é o mercado digital, as principais mudanças nas empresas e quais serão as profissões do futuro. Quer conferir tudo isso? Continue a leitura e saiba mais.
As transformações tecnológicas no mundo corporativo
Antes de saber sobre como andam as transformações tecnológicas no mundo corporativo, é fundamental entender do que se trata a transformação digital.
Sucintamente, as empresas que passam por esse processo utilizam a tecnologia para melhorar a performance e o alcance dos seus negócios, por meio de estratégias que otimizam seus resultados.
Considerando todas as mudanças provocadas pela transformação digital no mercado, é natural que surjam questões sobre como essas inovações estão sendo implementadas, por exemplo. Aqui, vale notar que há um equívoco entre aqueles que pensam que o processo gira em torno da criação de contas nas redes sociais, apenas.
A verdade é que esse conceito é muito mais profundo e provoca alterações radicais no atendimento ao cliente, na estrutura e na logística de uma empresa, dando à tecnologia um protagonismo jamais visto antes.
Vale notar que, apesar da transformação digital levar tempo e requerer certo investimento, esse não é um processo restrito a grandes companhias, uma vez que o fator financeiro não é o único relevante.
Antes de mais nada, é preciso compreender todo o processo que essa transformação representa e definir estratégias colaborativas que facilitem o alcance dos padrões do mundo digital. Portanto, nota-se que o desafio está além do financeiro.
Contudo, enquanto esse fator pode parecer mais uma dificuldade e, assim, uma razão para não implementar novos processos, é possível enxergá-lo como uma forma de se destacar. Podemos, por exemplo, focar na qualidade ao disponibilizar produtos e serviços — uma característica cada vez mais relevante para os consumidores dessa era.
Relação entre as máquinas e o trabalho humano
Empresas que nasceram antes da popularização da internet contam com o desafio de adaptar seus modelos e regras de negócio, uma vez que antigos processos já não geram o mesmo retorno. Felizmente essa mudança não apenas é viável, como também é o principal caminho para manter os negócios na era digital.
Ao abordar a forma como serão os trabalhos humanos no futuro, é fato que praticamente todas as profissões têm algum aspecto que pode ser automatizado, o que leva muitos a pensarem que correm o risco de ter seus empregos substituídos.
É preciso compreender que, nessa realidade, os robôs e máquinas na verdade servirão como ferramentas para os humanos — auxiliares que facilitarão processos de tomada de decisões e melhorarão o fluxo de tarefas. Trata-se, portanto, de uma relação de parceria.
Assim, o trabalho do futuro exigirá dos profissionais o desenvolvimento de novas habilidades. Por conta disso, a educação corporativa tem tido mais destaque nos últimos tempos, visto que o mercado de Administração e de gestão quer equipes que estejam preparadas para lidar com as tendências e novidades que chegarão — e que até mesmo já estão no mercado.
O impacto na sociedade
É inegável que a transformação digital tem um impacto direto na sociedade ao considerar a forma como a tecnologia e os serviços prestados pelas empresas hoje têm impactado o nosso cotidiano.
A troca de dados na internet é maior hoje do que já foi em qualquer outra época. As conexões estão mais rápidas e cada vez mais serviços têm sido migrados para esse novo mundo. Esse volume de informação, no entanto, faz com que as pessoas se tornem mais distraídas e exigentes com aquilo que escolhem consumir — uma mudança de comportamento considerável.
Outra mudança é a facilidade com que se pode realizar tarefas, a exemplo das transações bancárias, compras, assinaturas e até mesmo auxílio em serviços essenciais, como informações sobre hospitais, clínicas e bombeiros.
Nesse cenário, porém, surge um problema: as empresas que não se preparam para lidar adequadamente com as demandas desse novo público acabam acumulando reclamações decorrentes tanto da falta de digitalização dos seus serviços quanto de uma digitalização que não preze pela experiência do usuário.
O impacto no meio corporativo
Com habilidade para processar informações de maneira mais rápida do que a geração anterior, o público moderno não dá mais atenção às práticas de marketing que se tornaram obsoletas. Hoje, o consumo de conteúdo ocorre em múltiplas telas — smartphones, notebooks e smartwatches são os principais exemplos.
No que se refere ao comércio, essa geração também tem forte influência: estamos falando de jovens que já têm poder de compra e dão forte prioridade para serviços digitais de qualidade.
Nesse sentido, as empresas passam a ver as práticas de trabalho remoto e a utilização de ferramentas digitais como uma forma de melhorar a experiência de seus colaboradores, atendendo as suas preferências e, consequentemente, melhorando a produtividade.
Com questões como essas tendo cada vez mais relevância, surge a necessidade de compreender o que é o mercado digital e como ele funciona, de modo que se torne mais fácil o desenvolvimento de soluções que se adequem às necessidades da sociedade.
Entenda o que é o mercado digital
Mercado é um termo bastante comum e que nos remete à ideia de lugar para compra e venda de produtos. Assim, o mercado digital funciona da mesma maneira, exceto por ser na internet.
Esse ambiente surgiu por conta das rápidas mudanças tecnológicas ocorridas especialmente na última década. A integração da internet no nosso cotidiano tem mudado o modo como nos comunicamos, trabalhamos e nos divertimos, o que gera oportunidades nunca vistas na história.
Atividades comuns — como realizar transferências bancárias e fazer compras — hoje podem ser feitas na palma da mão em qualquer lugar do mundo, basta ter um smartphone com acesso à internet. O grande diferencial é que nunca foi tão útil, prático e acessível realizar transações comerciai
s como é atualmente.
Além de tudo isso, com o crescimento no número de usuários ao redor do mundo e o avanço da digitalização de serviços e empresas, a tendência é a de que essas atividades digitais se tornem ainda mais comuns e frequentes nos próximos anos.
Com essa hiperconectividade, é natural que as relações entre usuários, empresas e máquinas tenham se estreitado. Dessa forma, diversas tecnologias geraram valor para a sociedade, entre elas Internet das Coisas (IoT), realidade virtual, inteligência artificial, machine learning, internet móvel, data science e outras que serão detalhadas ao longo do texto.
É nítido que o mercado digital possibilita uma forma completamente nova de realizar negócios, obter conhecimento, proporcionar experiências para clientes e criar novas relações com pessoas. Contudo, por ainda ser um mundo em ascensão, ainda há desafios que precisam ser superados.
Outro aspecto notável é que o mercado digital está em constante mudança e evoluindo de modo que não admite negócios que decidam ficar na zona de conforto, uma vez que diversos conceitos são frequentemente reinventados.
Atualmente, a maioria das nossas interações com a mídia ocorrem por meio de telas, sejam de nossos celulares, computadores ou televisores. Isso não acontecia com tanta intensidade na década passada, por exemplo — o que evidencia a contínua transformação da mídia e da indústria.
As principais mudanças e tendências do mercado digital nas empresas
Como já está claro, o mercado digital tem tido um papel fundamental na aplicação da transformação de nossas vidas. Além disso, visto que as novidades nessa era têm surgido de maneira ininterrupta, é natural que diversas delas estejam relacionadas ao modo como nos relacionamos e interagimos através do mundo virtual.
Assim, companhias têm apostado fortemente e utilizado a tecnologia no desenvolvimento de novas soluções para antigos problemas. Mencionamos algumas delas a seguir.
Internet das Coisas
Também conhecida como IoT — sigla para Internet of Things —, essa tecnologia mostra um enorme potencial para o futuro. A ideia é vincular à rede mais do que smartphones e computadores. Ao conectar dispositivos como carros, pulseiras, geladeiras e até mesmo casas inteiras com microcontroladores à internet, o usuário consegue obter dados relevantes para a otimização da sua rotina.
Web Analytics
O mundo digital pode abrigar todos os negócios, mas isso torna as melhores posições mais concorridas. Assim, todo passo em direção à otimização das práticas nesse ambiente precisa ser medido e melhorado, aumentando lucros tanto por meio do crescimento nas vendas quanto pela redução de desperdícios.
Por isso, análise de dados na web é de grande importância no meio virtual. Para se dar bem nesse aspecto, o gestor precisa contar com profissionais especializados e realizar cursos e capacitações a fim de que domine o assunto e saiba analisar métricas e sua relevância.
Internet Móvel
Mencionar internet móvel em plenos anos 20 do nosso século parece bobagem, mas essa é uma das tecnologias que mais faz o mercado digital crescer.
Considerando esse aspecto, fica evidente que, sem a melhoria da internet móvel, provavelmente não contaríamos com um mercado tão maduro e rico em dados e operações como temos hoje. Aqui, podemos sublinhar a facilidade de obtenção a planos de dados nas operadoras e a evolução de dispositivos, por exemplo, como tablets e smartphones.
Business Intelligence
A inteligência de negócio, inteligência empresarial, ou simplesmente BI — sigla para Business Intelligence — é um processo que auxilia gestores na tomada de decisões.
Por meio de sistemas, dados brutos e análises computacionais é possível obter informações relevantes para guiar as operações de uma empresa.
Sabe-se que antes dos recursos digitais os gestores já contavam com meios de coletar seus dados e garantir o bom desempenho de seus negócios. Conforme a tecnologia avança, entretanto, as alternativas para consulta de dados e geração de insights tendem a crescer, evidenciando a necessidade de ferramentas que automatizem esses processos tanto quanto possível.
Inteligência artificial
A inteligência artificial é uma das tecnologias mais comentadas da atualidade e está por trás do desenvolvimento de sistemas cada vez mais ricos e refinados em companhias de todos os setores da indústria.
Seja para auxiliar profissionais em uma carreira em Administração, na realização de processos empresariais, no lançamento de campanhas de marketing mais alinhadas ou na automação de máquinas em fábricas, a inteligência artificial hoje ocupa uma posição bastante relevante no mercado.
Com o crescimento na adoção de métodos digitais e a melhoria dessa tecnologia, a tendência é que no futuro haja um uso ainda maior dela no nosso cotidiano e em atividades corporativas.
Realidade virtual
Assim como as outras áreas, a realidade virtual ainda está em evolução, porém, em uma fase menos madura do que as demais citadas. Apesar disso, já apresenta bastante potencial para ser uma das protagonistas do futuro do mercado digital, pois é capaz de influenciar diretamente processos de compra e venda.
Além disso, grandes corporações como Apple, Microsoft e Google já investem alto nessa tecnologia. Isso porque a imersão completa em ambientes antes vistos apenas por telas planas é interessante para o mundo dos negócios. Afinal, ela melhora consideravelmente a experiência de usuários e clientes.
Profissões em alta ligadas à tecnologia
Para tornar esse futuro uma realidade, o mercado digital precisará contar com profissionais em diversas áreas, seja com uma carreira em Engenharia, redes, gestão de projetos ou até mesmo como desenvolvedor de games. A seguir, você pode conferir as principais delas.
Engenharia de Computação
Os engenheiros da área de computação são capazes de projetar e construir dispositivos de hardware e o software para controlá-los.
O hardware consiste em toda a parte física de um computador ou qualquer outro dispositivo eletrônico — receptores, teclados, computadores de bordo de automóveis e relacionados. Nesse campo o profissional é responsável por interligar circuitos e projetar placas para atender demandas específicas.
Enquanto isso, ao lidar com o software, esse engenheiro desenvolve códigos responsáveis pela atuação de microcontroladores e aplicações das mais diversas finalidades. Na Engenharia de Computação é possível, ainda, utilizar esses conhecimentos para atuar na área de automação e robótica, na qual são projetados robôs e máquinas responsáveis por automatizarem processos industriais.
Programação
Para aqueles que têm mais interesse na parte de códigos e lógica de todo o processo computacional, outra área em forte crescimento é a de programação. Nela, o profissional pode atuar no desenvolvimento de sistemas para web ou dispositivos móveis — ou, ainda, como um desenvolvedor full stack, que tem tido uma adoção cada vez maior no mercado.
Com uma remuneração bastante atrativa, uma era baseada em serviços digitais e diversas vagas disponíveis para profissionais capacitados, essa área promete se tornar cada vez mais importante daqui para frente.
Desenvolvedor de games
A área de desenvolvimento de jogos também cresce na era digital. O profissional desse ramo pode atuar na criação de jogos para qualquer plataforma — web, Android, iOS, consoles e outros dispositivos.
Por conta da necessidade de profissionais na criação de roteiros, programação e toda parte gráfica, esse segmento conta com bastante espaço para quem deseja atuar. Além disso, com uma maior adoção de tecnologias de imersão como a realidade virtual, o mercado de games tende a ser bastante promissor.
Redes de computadores
Essa é a área responsável por manter a comunicação entre todos os dispositivos conectados à internet, abrangendo tanto as grandes infraestruturas em nuvem quanto pequenas intranets empresariais e toda a troca de dados nesse meio.
Os profissionais desse ramo atuam na implementação das tecnologias dessas redes, gerenciam equipes e produzem os orçamentos relacionados. Aqui, para administrar projetos com qualidade, é preciso ter noções claras de lógica e processos empresariais.
Por se tratar de um nicho em constante mudança e por ser a base da comunicação moderna, é fundamental que o profissional se comprometa a ficar sempre por dentro das últimas tendências tecnológicas, afim de estar apto para trabalhar em projetos com solidez e segurança.
Gestão de projetos
Conforme as tecnologias amadurecem, novas ideias podem ser implementadas e projetos inovadores são desenvolvidos. Mas, para isso, é fundamental contar com processos de qualidade. Logo, a gestão de projetos se mostra importante para o futuro do mercado de trabalho.
O profissional que atua nessa área deve conhecer muito bem o mundo da tecnologia e dos negócios, uma vez que o crescimento do setor está ligado à demanda de soluções cada vez mais específicas. Nesse sentido, o gestor precisa conhecer metodologias de desenvolvimento como o Agile e Scrum e saber como aplicá-las em projetos de tecnologia.
Como se preparar para o mercado digital
Com o crescimento de cloud computing e automação, além da rápida evolução da sociedade e da indústria, diversos empregos atuais serão reformulados ou substituídos por outras áreas mais evoluídas e especializadas. Essas tendências terão influência direta no que aprenderemos e como isso acontecerá.
Apesar das instituições de ensino continuarem a existir no futuro e terem tanta importância quanto têm hoje, o profissional passará a ser responsável por uma parcela ainda maior do seu sucesso.
Isso significa que as características que o mercado digital exigirá não virão de uma única fonte. Nesse sentido, é preciso se manter atualizado e buscar habilidades e competências que, muitas vezes, vão além da sala de aula.
Trabalhe suas habilidades socioemocionais
Entre as principais características do profissional no mercado digital estão as habilidades socioemocionais. Entre elas, podemos mencionar a inteligência emocional e a capacidade de pensamento crítico e analítico.
A inteligência emocional se baseia no autoconhecimento, em saber como se colocar no lugar do outro, ter atitudes empáticas e também em ter controle dos próprios sentimentos. Para ajudar no desenvolvimento dessas características é interessante evitar pensamentos negativos, ter cautela ao responder outras pessoas, refrear ações impulsivas e buscar sempre compreender o próximo antes de tirar conclusões precipitadas.
Já no caso do pensamento crítico, a ideia é usar a razão para solucionar problemas. Entre as principais atitudes que ajudam no desenvolvimento dessa habilidade estão o questionamento e a busca pelo melhor entendimento de assuntos variados, a resolução de exercícios que melhorem a lógica e a busca pela compreensão do cenário de um problema antes de tentar resolvê-lo.
Além disso, melhorar a capacidade de enxergar um problema de forma analítica é um passo necessário para se tornar um profissional do futuro, uma vez que, em projetos baseados no uso de dados, saber como utilizar as ferramentas disponíveis é essencial para tirar o melhor proveito delas.
Realize uma graduação
Em um mundo com tanto conhecimento, buscar uma especialização é um processo natural. Entre as principais vantagens de realizar uma graduação está a aquisição de novas e essenciais habilidades, que possibilitarão o desenvolvimento e a gestão de projetos em áreas e setores que talvez nem existam ainda.
Ademais, profissionais especializados podem concorrer a vagas com remuneração superior, visto que, quanto mais uma pessoa domina uma área específica, melhor tende a ser o seu salário.
Mantenha-se atualizado sobre as novas tecnologias
Com o crescimento do mercado digital e das tecnologias nos últimos anos, tem sido cada vez mais importante que os profissionais mantenham um aperfeiçoamento contínuo. Isso porque, com o aumento de serviços e ferramentas automatizadas, também surgiram novos problemas e áreas com necessidades específicas.
Sendo assim, manter-se atualizado permite que você esteja em dia com as tendências tecnológicas e saiba sempre quais são os melhores caminhos para resolver problemas na sua área de atuação.
Percebe-se, portanto, o quanto as transformações tecnológicas impactaram a sociedade e o meio empresarial, especialmente na última década. Nesse processo, novas tecnologias surgiram e facilitaram a execução dos mais variados processos em um mercado que passou a depender cada vez mais das soluções digitais.
Consequentemente, novas profissões e especialidades surgiram nesse mercado digital — e tendem a surgir ainda mais — a fim de possibilitar a resolução de novos problemas e o desenvolvimento de projetos inovadores.
Compreendeu como o mercado digital surgiu e como ele impacta a sociedade e a indústria? Tem interesse em seguir uma carreira em Tecnologia? Então, baixe agora mesmo o nosso e-book e receba 10 dicas para otimizar sua graduação.