15 filmes sobre economia que vão abrir a sua cabeça
Além de entreter, o cinema é uma ótima fonte de cultura e inspiração. Afinal, pode transmitir novos conhecimentos e experiências. Muitos filmes sobre Economia são obras de ficção capazes de envolver o espectador em um novo universo e possibilitar entendimentos diferentes sobre o assunto.
Seja para quem já cursa ou deseja cursar a área, quer empreender ou atuar em uma grande empresa, as obras cinematográficas ajudam a abrir a mente para novas possibilidades.
Pensando nisso, preparamos este artigo com os melhores filmes sobre Economia para você conhecer novas temáticas sobre o ramo. Confira.
1. Real — O Plano por Trás da História
O filme Real é brasileiro e se passa em Brasília no ano de 1993. Depois de uma sucessão de planos econômicos que não foram bem-sucedidos, o país é levado à hiperinflação. Um grupo de economistas é recrutado e protegido em um bunker contra a pressão política.
Os membros precisavam mergulhar na tarefa de reformar o Estado. Para isso, é criado e implementado um plano que visava reformas econômicas e estabilização da economia, o que viria a ser chamado Plano Real.
2. Inside Job
Esse filme foi o vencedor do Oscar em 2011. Narrado por Matt Damon e dirigido por Charles Fergunson, Inside Job analisa e expõe os fatos que causaram a crise econômica de 2008, que provocou grandes prejuízos à economia de muitos países e que repercute até hoje.
Por meio de extensas entrevistas e pesquisas com políticos, economistas e jornalistas, a produção mostra como a combinação de cinismo, ganância, negligência e desregulamentação levaram o mercado ao colapso. Ao longo do filme, as consequências do estouro da bolha são mostradas, além de apontar quais seriam os responsáveis.
Embora o grande volume de detalhes e informações o transformem em uma opção mais indicada para quem já é iniciado no mercado financeiro, o filme Inside Job é uma aula de economia que não deve ser ignorada.
3. Freakonomics
E se aquilo que todos acreditam não for bem assim? Freakonomics é um filme que tem o objetivo de desafiar o senso comum. Idealizada pelo economista Steven Levitt, junto ao jornalista Stephen Dubner, a obra utiliza a teoria econômica aplicada à construção e desconstrução de ideias sobre muitos temas do cotidiano — como educação, criminalidade e comportamento dos agentes no mercado imobiliário.
O filme também mistura cultura pop e economia a fim de mostrar a aplicação surpreendente de vários temas econômicos para explicar à sociedade. Tudo é baseado na relação do nosso dia a dia com a economia, o que torna palpável os exemplos, demonstrando a relevância de entender o tema para a nossa vida.
4. A Ascensão do Dinheiro
O filme se baseia no livro homônimo do professor de Harvard Niall Ferguson. O conteúdo é a ascensão do dinheiro e o impacto no desenvolvimento e progresso da sociedade até o século 21.
Na obra é possível percorrer a relação social com dinheiro e a história humana, além de mostrar, ao mesmo tempo, a brutalidade e fragilidade do sistema financeiro capitalista. Além disso, é um panorama amplo e importante para compreender como o mundo lidou com as crises econômicas, como a quebra da Bolsa de Valores, e o que foi feito para a sua recuperação.
5. Uma Mente Brilhante
Para quem gosta muito de Economia e Matemática, esse filme conta a história do ganhador do Prêmio Nobel em Economia e gênio matemático John Forbes Nash. A obra apresenta os desafios da esquizofrenia, doença que acometeu Nash e o fez passar muitos anos em hospitais psiquiátricos.
Entre as inúmeras contribuições de Nash à ciência, estão a geometria diferencial, a teoria dos jogos e as equações diferenciais parciais. As descobertas do cientista geraram grande impacto na teoria econômica, com consequências importantes para as áreas de finanças, micro e macroeconomia.
6. Grande Demais para Quebrar
Ainda sobre a grande crise de 2008, Grande Demais para Quebrar conta a história por meio do olhar do secretário de Tesouro dos Estados Unidos na época. O enredo foca na busca do protagonista e sua equipe, junto aos nomes importantes de Wall Street, para salvar a economia norte-americana.
O filme mostra um assunto que ganhou força na época devido à instabilidade econômica do momento. O nome da obra transmite a ideia de que a quebra de algumas empresas, como companhias financeiras gigantescas, pode causar consequências arrasadoras à sociedade como um todo.
7. A Corporação
O filme mostra uma grande polêmica da Suprema Corte de Justiça americana, que concluiu que, aos olhos da lei, uma corporação é uma “pessoa”. A partir disso, é analisado o poder das grandes corporações no mundo atual.
A devastação do meio ambiente e a exploração barata da mão de obra no Terceiro Mundo são alguns dos tópicos explorados. Há também entrevistas com presidentes de corporações como IBM, Shell e Nike, além de Michael Moore, Milton Friedman e Noam Chomsky.
8. A Grande Aposta
Com tom mais didático, A Grande Aposta conta como a crise financeira de 2008 iniciou e se desenvolveu a ponto de causar um colapso na economia dos Estados Unidos e em outros países. O filme mostra a história de um grupo de investidores que avalia uma pequena empresa e percebe que o mercado imobiliário vai quebrar.
Nesse cenário, apostar nos grandes bancos seria uma maneira de fazer fortuna. O filme faz com que um tema complicado seja facilmente entendido. Seguros, investimentos de longo prazo e hipotecas estão traduzidos em esquetes bem-humorados.
9. O Lobo de Wall Street
Esse filme sobre Economia conta a história de um corretor da Bolsa de Valores que leva uma vida de muita ostentação em meados da década de 1990. O personagem negocia principalmente ações do tipo penny stocks, com valores abaixo de US$1,00.
Com isso, ele ganha fama e dinheiro, transformando uma pequena empresa em uma das maiores corretoras de ações. Isso atrai a atenção do FBI devido às suas táticas pouco transparentes. O filme é uma boa opção para quem deseja conhecer um pouco mais sobre o mercado de ações americano.
10. Margin Call
Margin Call mostra o período de tensão vivido ao longo de um dia por colaboradores de uma corretora no início da crise financeira de 2008. O grande dilema do momento é resolver o que fazer quando uma alteração negativa no preço das ações pode levar a empresa à falência.
O filme é uma ótima lição de que o mundo é competitivo e precisa de profissionais com agilidade na execução, além de bons argumentos em suas decisões. Também é possível entender como as crises são normais no sistema capitalista e já ocorreram diversas vezes.
11. O Homem que Mudou o Jogo
O filme conta a história de um homem que utiliza análises matemáticas de um computador e consegue montar um time de beisebol bem-sucedido. Quem se interessa por disciplinas como estatística e econometria vai gostar da forma como os assuntos são tratados.
Com um exemplo simples, como é o caso do esporte, a história mostra que qualquer negócio se beneficia do trabalho de um economista.
12. Jogo do Dinheiro
O longa conta a história de Le
e Gates, um estranho apresentador de televisão que dá dicas de investimento em seu programa. O personagem é sequestrado, enquanto está ao vivo, por um homem que está revoltado por ter perdido dinheiro ao seguir as orientações do apresentador.
Um esquema de corrupção global está por trás do prejuízo, o que mostra como o mercado financeiro mundial é interligado. Mesmo com a tensão do sequestro, há espaço para alívios cômicos, críticas à postura da mídia e ao sistema capitalista.
13. Na Roda da Fortuna
Após a morte do presidente e fundador das indústrias Hudsucker, o acionista da empresa fica responsável por assumir o cargo. Sua ideia é convencer o mercado de que o negócio está quase falindo, com o objetivo de abaixar o preço das ações.
O acionista tem como estratégia colocar um leigo à frente da companhia. O filme é engraçado e mostra de forma satírica o mundo empresarial hierarquizado, com personagens estereotipados e situações inusitadas.
14. Wall Street: Poder e Cobiça
Primeiro grande filme sobre Economia e mercado financeiro, Wall Street: Poder e Cobiça tem como enredo a história de um gestor de ações criminoso chamado Gordon Gekko. A obra mostra os bastidores do mundo corporativo da década de 1980, acompanhando um jovem ambicioso e corretor da bolsa que sonha em conhecer seu ídolo.
O filme aborda o setor altamente lucrativo das negociações. Por outro lado, é interessante entender como a ganância do personagem principal em conquistar o estilo de vida que sempre sonhou pode fazer com que ele tenha que pagar um preço alto.
15. A Dama de Ferro
Esse filme apresenta a vida da primeira-ministra britânica Margaret Thatcher, que governou o Reino Unido de 1979 a 1990. A importância dessa obra para saber sobre Economia está no momento histórico em que Margaret administrou o país.
Ela foi considerada a responsável pela determinação do fim da era do Fordismo na economia mundial, sistema que era baseado na linha de produção. É bastante comum ouvir o termo “neoliberal”, mas poucas pessoas entendem o seu significado.
Por meio de A dama de Ferro é possível conhecer melhor essa ideologia econômica, aplicada por Thatcher para a estabilidade do Reino Unido. Ela obteve vários seguidores, mas também desafetos por sua política “linha dura”.
Filmes sobre Economia são ótimas opções para quem se interessa pela área. Eles apresentam diferentes cenários sobre o setor econômico e suas ramificações. Por isso, aproveite o tempo livre para se divertir e ampliar os seus conhecimentos.
Seus amigos também gostam de um bom filme? Então, compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e convide todos para assistirem aos títulos listados também.
Siga a ESEG – Faculdade do Grupo Etapa nas redes sociais: